7 sinais de que está na hora de treinar a sua equipe

Você sabe quando é o momento certo de treinar o seu time? Segundo o 12º Panorama de Treinamento no Brasil feito pela Escola de Negócios com a ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), o investimento em T&D cresceu 21% no Brasil em 2017. Além disso, foi descoberto nesse mesmo estudo que 77% das empresas utilizam treinamento e-learning para capacitar os funcionários.

Logo, o treinamento de colaboradores é um método eficaz de preparar os colaboradores para os desafios que surgem no mercado.

Por isso, no post de hoje você vai aprender quais são os 7 sinais de que está na hora de treinar a sua equipe!

Veja a seguir os assuntos que serão abordados:

  • Produtividade e motivação dos colaboradores
  • A importância do feedback de clientes
  • Acompanhamento de novas tecnologias

1 – Baixa produtividade

A baixa produtividade da equipe é um dos principais fatores que mostram quando você deve realizar um treinamento.

A melhor forma de identificar esse sintoma é avaliando como anda a performance de cada funcionário nos últimos meses. Assim como, mapear se a queda de produtividade se repete para todos os colaboradores do mesmo setor.

Por isso, os líderes precisam estar atentos ao desempenho da equipe para saber quando fazer a capacitação dos funcionários.

2 – Funcionários desmotivados

A falta de motivação é um ponto que se relaciona com a baixa produtividade do time, já que funcionários desmotivados não tem o mesmo desempenho que uma equipe engajada.

Feedbacks negativos com relação a empresa, cargos ou gestores são fortes sinais de baixo engajamento. No caso de feedbacks negativos para a gestão, o ideal é realizar um treinamento com os líderes, pois eles podem estar despreparados para exercer esta função.

3 – Falta de comprometimento com prazos

Quando existem atrasos persistentes na entrega de projetos significa que a equipe não está comprometida com a empresa. Isso pode acontecer por vários motivos, porém um dos mais importantes é a falta de habilidades técnicas para realizar a função ou o baixo engajamento dos colaboradores.

Em ambas as situações, é possível reverter isso com a capacitação do pessoal, seja para ensinar novas ferramentas ou para motivar e integrar equipes.

4 – Alta taxa de rotatividade

O alto nível de turnover dos colaboradores num determinado departamento ou cargo indica que há um problema com um desses fatores.

Ademais, a alta taxa de rotatividade em um departamento indica que os funcionários não tem uma boa gestão, treinamento adequado ou estão insatisfeitos com a empresa.

Já no caso da rotatividade em um cargo específico, o funcionário contratado pode estar sofrendo muita pressão, não receber treinamento adequado ou existe uma falha na hora de recrutar e selecionar pessoas.

5 – Reclamação de clientes

O canal Fale Conosco e as pesquisas de opinião são uma forma de monitorar o desempenho do funcionário. A partir disso, é possível medir quanto os clientes estão satisfeitos com os produtos e serviços da organização.

Assim, por meio do feedback dos clientes consegue-se saber se é necessário treinar a equipe.

6 – Promoção ou transferência de setor

É comum em algumas empresas que exista um plano de carreira para os funcionários. Nesse caso é interessante ter um treinamento específico para a pessoa que está sendo promovida ou transferida de setor.

7 – Novas tecnologias

As tecnologias têm se revolucionado cada vez mais. Por esse motivo, alguns profissionais sentem dificuldade ao aprender a nova funcionalidade de uma plataforma. Ou até mesmo, em adquirir habilidades técnicas para utilizar uma nova ferramenta do mercado.

Dessa forma, o treinamento e desenvolvimento de equipes é um fator essencial para manter a boa funcionalidade da organização. Uma vez que, colaboradores bem preparados são mais motivados, geram resultados para a empresa e sentem-se realizados na sua função.