25 de março de 2019

Quer investir em treinamento online? Saiba as razões para se jogar de cabeça


Não é segredo para ninguém que hoje em dia um dos maiores destaques de desenvolvimento empresarial está correlacionado com o investimento de equipe, isto é, na aplicação de cursos e treinamentos dos colaboradores. Há um consenso geral sobre a necessidade de capacitação de profissionais e qualificação, buscando sempre fazer com que a empresa apresente o melhor desempenho de mercado.

Apesar disso, muitas empresas ainda projetam barreiras de aceitação e preocupação ao investir na capacitação, principalmente quando o processo é feito a distância, através de cursos online.  

O artigo a seguir pretende elucidar a importância do investimento no treinamento de equipe em empresas e a adesão ao modelo digital para o processo. Seguem abaixo os tópicos que serão trabalhados:

  • A Importância de Treinamentos Corporativos;
  • Vantagens de treinamentos online;
  • Como implementar treinamentos de equipe online .

A Importância de Treinamentos Corporativos

Os seres humanos são dotados pela característica de mudança e aprendizado constante. Vivemos em uma era em que a informação e as mudanças, sejam profissionais ou pessoais, ocorrem em uma velocidade tão rápida que às vezes mal conseguimos acompanhar. O volume de informações passadas e que precisamos lidar diariamente a cada segundo é tão alto, que se não tivermos boa organização e orientação, podemos nos perder e acabar ficando alheios às mudanças.

O treinamento corporativo é uma ótima estratégia para aperfeiçoar e facilitar diversos pontos de trabalho entre os colaboradores e a empresa, seja através do entendimento pleno da dinâmica de trabalho, do estreitamento da relação empregado e empregador, ou no conhecimento e conquista de resultados.

A partir do momento em que uma empresa investe no treinamento corporativo de sua equipe, ela acaba agregando valor não apenas em seus colaboradores, mas em si também. Ao proporcionar essa experiência, o empresário acaba mudando o modo como o colaborador enxerga o negócio, além de como a empresa é vista no mercado. Ter e buscar profissionais capacitados demonstra o padrão de preocupação da empresa com a excelência, o que reflete na visão que o mercado tem dela.

Tratando-se de fatores econômicos, ter profissionais capacitados é muito mais benéfico para um negócio. Ao investir na capacitação, motivação e retenção de talentos, as empresas acabam economizando em procura de funcionários, rotatividade de colaboradores, otimizam a produtividade e os resultados.

Vantagens de treinamentos online

Nos dias atuais, nosso modo de vida está totalmente relacionado com a tecnologia, e isso é fácil de demonstrar. Olhe a sua volta, quantos objetos observados possuem influências tecnológicas? Praticamente todos, não é mesmo? Isso porque vivemos na era digital, logo criamos a dependência da tecnologia.

Sem a tecnologia, tarefas simples do dia a dia gastariam muito mais tempo para serem executadas. Já pensou como seria pesquisar sobre determinado assunto sem o auxílio de plataformas como a internet, por exemplo? Teríamos que nos basear em pesquisas das gigantescas enciclopédias.

Vivemos na era da tecnologia, que se faz presente em todos os campos pessoais e profissionais. Logo, nada mais natural do que utilizá-la também a seu favor na capacitação, não é mesmo?

Muitas empresas já utilizam modelos digitais online para a formulação e capacitação de equipes, isso porque este modelo atribui diversas vantagens e benefícios ao processo de treinamento, são eles:

  • Redução de custos: Através de treinamentos online, o profissional tem acesso à uma gama maior e mais diversificada de conteúdos, com um leque de possibilidades. Os cursos online são mais econômicos e duradouros, além de proporcionarem a disponibilidade de acesso full time. Ou seja, a facilidade de consulta ao conteúdo é muito maior e pode ser realizada a qualquer hora e em qualquer lugar.
  • Potencializa alcance de treinamento: em questão de custo-benefício, o treinamento online é uma ótima forma de aproveitamento de um mesmo curso para um maior número de pessoas, sem que haja influência de infraestrutura, locomoção ou disponibilidade.
  • Flexibilidade e praticidade: os cursos online disponibilizam a opção de acesso em qualquer lugar e a qualquer hora. Logo, você pode assistir ao curso no conforto de sua casa ou no ambiente de escolha. Assim, o rendimento é elevado por estar onde realmente se sente confortável para estudar e se concentrar,  o que auxilia também na criação de uma rotina mais flexível, e proporciona o maior desempenho no processo de capacitação.

Como implementar treinamentos de equipe online

Agora que já vimos todas as vantagens do treinamento online, é preciso seguir alguns passos antes de se jogar no modelo de aprendizado. Antes de mais nada, é fundamental definir as necessidades da empresa. Para que o treinamento seja realmente assertivo e eficiente, é necessário que ele atenda às necessidades da empresa e dos colaboradores.

  • Defina o público: deve ser analisado e definido para quem o curso será direcionado. Defina as áreas de atuação, média de idade, interesse e experiência dos funcionários, já que todos esses fatores influenciam no tom e linguagem que serão utilizados no treinamento.
  • Escolha formato: Existem diversos formatos de treinamentos online, escolha o mais adequado para sua necessidade e realidade.


Related Post

Rua Paraíba, 330 - 18º andar - Sala:1810
Funcionários, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br