Já parou para pensar em quanto tempo as pessoas gastam diariamente em jogos? Sejam os tradicionais de tabuleiro ou videogames, o ambiente de interação está cada vez mais sendo transformado pelo formato de games.
Jogos motivam e atraem pessoas há milênios. Isso pode ser observado de forma tão evidente que há mais de 40 anos, já se pensavam em formas de utilizar os games para tarefas cotidianas, seja desenvolvendo novas habilidades, ou mesmo no trabalho, escritório ou na escola.
Assim surgiu a gamificação, que usa a lógica dos games como estratégia em diversos contextos, sendo um grande pilar na geração de benefícios a organizações, com destaque e relevância.
Em 2010, a designer de games, Jane McGonigal fez história ao apresentar o tema em um TED Talks. O TED apresenta uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias.
Em sua palestra, Jane elucidou a importância dos jogos e o impacto mundial que a estratégia pode proporcionar. Como ela sinaliza, jogando cerca de 21 bilhões de horas por semana, seria capaz de encontrar diversas soluções para problemas cotidianos e mundiais, como a devastação ambiental ou a fome.
Pode parecer muito radical, mas basta compreender um pouco mais sobre o assunto para entender o porquê.
O artigo busca esclarecer pontos sobre o método educativo da gamificação e exemplificar seu uso em modelos de treinamento de EAD. Seguem abaixo os tópicos que serão trabalhados:
· O que é gamification;
· Vantagens e benefícios do gamification;
· Como Implantar gamification no EAD.
O que é gamification?
O modelo de gamification ou gamificação consiste no uso de técnicas, design e estratégias de jogos em contextos diversos, como o da educação. O modelo tem como objetivo trazer o uso de jogos para a realidade, a fim de obter resultados de foco, produtividade, engajamento e determinação, além de outros. A técnica busca ainda simplificar o alcance de objetivos e metas.
De acordo com pesquisa realizada pela Gartner, a gamificação, será no futuro um mercado de mais de 5 bilhões de dólares no mundo e, segundo estimativa, até o ano de 2020, 70% das maiores empresas de destaque mundial terão pelo menos uma aplicação em uso do conceito, concretizando seu papel fundamental no ambiente empresarial.
Segundo a análise de especialistas, o uso de games vai muito além de experiência de entretenimento, passando por pontos básicos e fundamentais como competição, feedbacks, evolução, busca por recompensas e prêmios. Os jogos estimulam a criação de comunidades e a proatividade para atingir objetivos.
Vantagens e benefícios do gamification
Investir na gamificação no contexto de educação, como por exemplo, no ensino à distância, pode proporcionar diversos benefícios em relação ao ensino e ao aprendizado, além da forma como alunos enxergam objetivos através da determinação e motivação.
- Facilitação de aprendizado
A estratégia de feedbacks no modelo de gamification é essencial para que essa vantagem seja efetivada de forma concreta. Ao analisar o resultado de suas ações, o aluno poderá sempre corrigir a forma de estudo, a fim de atingir os objetivos de forma mais assertiva e mais rápida. Além disso, através dos benefícios da gamificação, o aluno também adquiri o conhecimento de forma mais eficiente e prazerosa, podendo absorver conteúdos de maneira mais simples e rápida.
- Evolução rápida
Os alunos conseguem, através do feedback instantâneo, corrigir suas falhas de forma mais rápida, trabalhar pontos fortes e planejar seu estudo visando seus objetivos. O aluno aprende a reconhecer os seus erros e trabalhar em cima desses para melhorá-los, proporcionando a evolução mais rápida.
- Trabalho direcionado
Nos sistemas gamificados voltados para educação, o aluno fica ciente o tempo todo de seu nível e desafios, trabalhando através do direcionamento para suas capacidades e evolução.
- Maior engajamento
Através da lógica de gamificação com base no sistema de desafios, conquistas, pontos e recompensas, é gerado no aluno sentimento de motivação e continuação do aprendizado em busca de bons resultados. O constante sentimento de evolução e competição aumenta a vontade de continuar aprendendo e faz com o estudante esteja sempre cultivando o desejo por melhora.
Como implantar gamification no EAD
Para implantar o sistema de gamification no seu modelo de ensino, algumas medidas simples são necessárias para que a estratégia possa ser feita de forma eficaz e correta, alcançando bons resultados de forma bem-sucedida.
- Sistema de pontuação
Uma das formas mais simplificadas de trabalhar o sistema de gamificação como modelo de ensino é através de sistemas de pontuação. O sistema requer atribuição de pontos por tarefas realizadas por alunos no curso, seja por exemplo ao realizar uma prova, finalizar um módulo, acertar a porcentagem de questões em desafios. Essa técnica faz com que o aluno tenha vontade de acumular os pontos, seja no intuito de passar de nível ou pelas trocas de recompensas.
- Recompensas
A oferta de recompensas gera incentivo para que alunos busquem o aprendizado efetivo, organizado e rápido, motivando-os a estudar e evoluir sempre mais. Ofereça sempre recompensas quando os alunos concluírem tarefas específicas que o levem a aproximação de seu objetivo final, ou sistema de pontuação.
- Feedbacks constantes e rápidos
Os feedbacks são uma parte fundamental do ambiente de games e vida real. Através deles, os alunos garantem a evolução de forma assertiva e mais rápida. Inicie um bom sistema de feedback no seu modelo de ensino, e informe sempre aos alunos os resultados de seus esforços. Dessa forma, o aluno sempre terá a informação e análise de seus métodos, podendo aumentar sua eficiência e melhorar seus pontos fracos.