A produtividade como peça chave do aprendizado

Saiba o que faz da produtividade um dos indicadores mais buscados e almejados por profissionais e líderes de empresas.

A boa performance em ações profissionais é um dos maiores desafios do trabalhador brasileiro, que busca sempre se reinventar e desenvolver no mercado de trabalho. Muitas vezes, pontos chaves de resultados são deixados de lado e não analisados de forma correta no planejamento de trabalhos.

A produtividade é um dos indicadores de maior busca e foco de desenvolvimento e aumento de resultados de colaboradores em empresas.

Segundo o Conference Board, um trabalhador norte-americano consegue produzir o equivalente a produção de 4 trabalhadores brasileiros. O que sinaliza que o desafio de boa parte dos profissionais brasileiros está ligado a produtividade.

Para vencer esse desafio, algumas dicas de organização, planejamento e planos de ação são muito eficazes, fazendo a diferença para colaboradores com baixo nível de produtividade no mercado de trabalho.

O artigo a seguir busca desenvolver a produtividade de leitores através do estudo analítico de plano de ação do trabalho e o planejamento diário de atividades. Seguem abaixo os tópicos que serão trabalhados no artigo:

  • O que é a produtividade no trabalho?
  • Como analisar e aperfeiçoar a sua produtividade
  • 10 Dicas para estimular a produtividade de colaboradores

O que é a produtividade no trabalho?

De forma simplificada, a produtividade tem como essência fazer mais com menos. Ela possui relação direta entre a quantidade produzida de determinado produto ou serviço, dividida por algum insumo ou recurso necessário para sua confecção.

O grande desafio da produtividade no ambiente de trabalho faz relação a entrega de maior quantidade de resultados, seja por meio de produtos ou serviços, utilizando para esta uma menor quantidade de recursos. Mas atenção, o nível de qualidade deve ser analisado também, tendo em vista o padrão que sua empresa deseja atingir no mercado.

Para entender corretamente o que é a produtividade no trabalho, não se pode deixar de lado o posicionamento e a oferta de valor da empresa, isto é, o nível de serviço que se deseja e espera entregar ao cliente.

Ao definir a medida da produtividade deve-se analisar as diversas variáveis presentes no ambiente de trabalho. Quanto maior a qualidade aplicada na entrega ao cliente, maior será o uso de recursos, insumos e tempo necessários, o que não tem relação com a baixa produtividade de uma empresa, mas sim que ela é adequada ao nível de satisfação e serviço determinado pelo seu planejamento estratégico com o cliente.

Um dos modelos mais usados para atingir, analisar e medir a produtividade no trabalho é através da análise dos KPI’s (indicadores-chave de performance).

Como analisar e aperfeiçoar a sua produtividade

Para iniciar o planejamento estratégico e o plano de ação do aumento da produtividade de colaboradores em empresas, é preciso inicialmente definir o “trade off”, ou seja, a escolha estratégica entre a qualidade e quantidade.

Após a escolha concretizada, existem diversas maneiras de exercer o aumento de produtividade no trabalho, tais como: investimento em treinamentos, acesso a comissões, escolha de líderes e estilos de liderança, melhora no ambiente de trabalho, incentivos, climas organizacionais, etc.

Um dos principais pontos no aumento da produtividade está relacionado a gestão eficiente de tempo. O tempo é um dos recursos mais escassos, por isso, o uso de tecnologias apropriadas, como aplicativos de gestão de tempo em projetos e gerenciamento de equipes estão sendo revelados como um ótimo investimento no planejamento e organização de tarefas de colaboradores.

Dicas para estimular a produtividade de colaboradores

Agora que já temos o conhecimento do que é a produtividade e quais os fatores principais para atingir esta, como podemos agir em busca da melhora? Existem diversas dicas de implementação na rotina diária de profissionais para aumentar a produtividade atingir metas e resultados almejados.

  • Planeje o seu dia

A organização é a palavra-chave da produtividade, afinal, realizar todas as tarefas de forma ágil requer organizá-las. Crie o hábito de planejar quais tarefas serão realizadas no dia, levando em conta o nível de complexidade, seja pelo esforço de cada, importância e urgência.

  • Invista na equipe

O fator humano é essencial na garantia de sucesso de qualquer negócio. O quanto você investe na sua equipe e o nível de engajamento de cada colaborador são indicadores do aumento ou baixa de produtividade.

  • Tenhas metas e objetivos claros

Saber aonde quer chegar e o que fazer para alcançar essa meta é essencial para a boa produtividade e engajamento. Procura deixar o mais claro possível os objetivos e metas. Mas como estabelecer as metas o objetivo? Existem diversos modelos e técnicas para almejar esse planejamento, sendo uma delas a técnica SMART.

A técnica SMART consiste na análise dos objetivos e metas, tendo em vista 5 pontos:

Especificidade, sendo a meta clara e de fácil compreensão; mensurável, sendo necessário mensurar se o objetivo foi alcançado, de preferência através de números;

Alcançável, com metas palpáveis, sendo possível de serem alcançadas;

Relevante, com objetivo relevante para o negócio e colaboradores de acordo com as estratégias estabelecidas;

Tempo, com prazo determinado e possível para o cumprimento da meta, fazendo com que tarefas sejam priorizadas.