Por que investir no treinamento corporativo no Brasil?

Você sabe o que é treinamento corporativo? De acordo com pesquisas esta é uma das estratégias empresariais que mais tem sido solidificada pelo mercado, sendo vista como um diferencial almejado por organizações no cenário de concorrência de mercado.

Mas você sabia que no Brasil o investimento para este setor ainda é precário se comparado à países de grande domínio econômico, como os Estados Unidos? Isso porque ainda existe resistência de investimento de capital por parte de empresas brasileiras.

O artigo a seguir buscar elucidar questões relacionadas ao treinamento corporativo usando como auxílio pesquisas de mercado no cenário nacional, benefícios da prática e contextualização. Seguem abaixo os tópicos que serão abordados:

  • O que é treinamento corporativo
  • O treinamento corporativo brasileiro
  • Vantagens do treinamento corporativo em empresas

O que é Treinamento Corporativo

Os treinamentos corporativos são ações de capacitação focadas em colaboradores, levando em conta as funções de cada um deles dentro da organização. O investimento nesse tipo de treinamento tem como objetivo o aumento da produtividade da equipe, a motivação de funcionários, e a retenção de talentos.

Seja para otimizar a comunicação interpessoal ou para o aprendizado do manuseio ideal de ferramentas, o treinamento corporativo é a estratégia favorita na hora de aprimorar as habilidades das equipes nas empresas.

A cada dia que passa, a procura e a adesão por este modelo de ensino vem crescendo consideravelmente no Brasil. Isso porque as empresas identificaram a legitimidade da estratégia como um diferencial perante a concorrência.

Os treinamentos corporativos buscam desenvolver habilidades específicas em colaboradores através do objetivo de melhorar a execução e a produtividade dentro das organizações.

O Treinamento Corporativo Brasileiro

O mercado brasileiro está cada vez mais atento a importância dos treinamentos corporativos e a vantagem do investimento em capacitação de funcionários dentro de organizações.

De acordo com uma pesquisa feita pelo 30º Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, funcionários de empresas brasileiras recebem apenas 16h de treinamento corporativo por ano, quase metade do que é oferecido em empresas dos Estados Unidos, onde colaboradores recebem 31h de treinamentos.

Ainda de acordo com a pesquisa, enquanto empresas americanas investem em média U$1208 em capacitação e treinamento de funcionário, no Brasil são investidos apenas R$518 anuais.

A relevância dos investimentos em Treinamentos e capacitações no mundo corporativo está se tornando cada vez mais incontestável, com relação direta aos resultados positivos e liderança de qualidade.

Ainda assim, segundo dados do Panorama de Treinamento no Brasil de 2017, o Brasil já é um dos países que mais oferecem treinamentos no mundo. Isso é um reflexo de ideologia de gestores, que estão cada vez mais preocupados e atentos com a capacitação e treinamento de sua equipe.

Vantagens do Treinamento Corporativo em Empresas

Agora que você já sabe o que são treinamentos corporativos e conhece o panorama contextual da técnica no Brasil, é possível assumir que quando bem planejados e direcionados, eles proporcionam diversos benefícios para empresas.

Afinal, os treinamentos passaram a ser grandes aliados de negócios. O treinamento pode solucionar diversas demandas dentro de uma empresa, como por exemplo:

  • Cultura da empresa

Cada empresa possui sua identidade própria e posicionamento. Os treinamentos de inserção são essenciais para alinhar metodologias e pensamentos entre a instituição e os funcionários.

  • Relacionamento

O investimento em treinamentos para funcionários gera o empoderamento de equipe. Isso porque o colaborador se vê com o papel de protagonista, motivado, sentindo-se parte fundamental para o funcionamento e ascensão da organização. Ao sentir-se importante, valorizado e motivado, o funcionário sente-se parte ativa da empresa.

  • Aumento de produtividade

Não é segredo para ninguém que uma equipe bem estruturada, planejada e que tem o conhecimento pleno do que deve ser feito e como deve ser feito, comete menos erros e consequentemente produz mais.

  • Retenção de talentos

Ao investir em colaboradores, empresas geram o sentimento de valorização e estima nesses. Quando o funcionário não se sente valorizado ou necessário, ele pode sair da empresa na primeira oportunidade que se apresentar mais vantajosa.

A rotatividade interna de funcionários, além de gerar gastos para empresa no processo de seleção, por exemplo, também produz má fama no mercado.

Colaboradores que se sentem motivados, valorizados, estimados e com voz ativa, transmitem um grau de pertencimento maior, o que influencia em sua permanência.