O uso de filmes para ensino de gestão

O uso de filme como metodologia de aprendizado e treinamento tem estado cada vez mais presente em salas de aula de diversas disciplinas, apontando bons resultados de uso. Utilizar os recursos cinematográficos é uma ótima alternativa para reforçar mensagens, seja de conteúdo ou valores da empresa, e até para facilitar o entendimento.

Métodos como este podem ser o ponto chave para tornar o processo de aprendizagem mais interessante e motivador. Especialmente para aqueles que não costumam de interessar pelas metodologias tradicionais de ensino.

Neste artigo, iremos abordar como o uso de filmes como método alternativo de ensino pode contribuir em sua vida profissional. Abaixo, seguem os principais assuntos que serão apresentados.

  • Benefícios de filmes na metodologia de ensino
  • Filmes que ensinam

Benefícios de filmes na metodologia de ensino

Os filmes, quando usados de forma criteriosa, podem ser um recurso fundamental no processo de aprendizagem de colaboradores.

De acordo com estudos, as pessoas chegam a se lembrar de 80% do que viram e/ou fizeram, mas lembram-se apenas de 20% daquilo que leram. A comunicação visual no processo de aprendizagem tende a ocorrer 60 mil vezes mais rápido do que outras formas. Especialistas afirmam que ao ouvir e ver histórias, partes do cérebro são ativadas de modo a parecer que aquilo é real e está realmente acontecendo.

Embora seja uma ferramenta lúdica, a utilização de filmes na metodologia de ensino necessita de alguns cuidados para atingir bons resultados. O planejamento e a organização de roteiro de discussão e conteúdo de pesquisa são peças chaves para o treinamento não correr risco de perder o foco e não atingir o objetivo desejado.

Muitas vezes, treinamentos de curta duração acabam sendo mais vantajosos, pois reforçam a informação através de cenas pontuais e curtas de uma obra. Já nos treinamentos que utilizam filmes por completo e de longa duração, o filme deve ser trabalhado de maneira detalhada, discutindo-se a mensagem do filme como um todo, mas sem deixar de lado o enfoque de cenas específicas para a exemplificação das situações em discussão.

Filmes ensinam  

Seja para emocionar, animar, entreter ou ensinar, a sétima arte está cada vez mais presente no dia a dia. No ambiente corporativo, ela também exerce papel fundamental para a elucidação de conteúdos e reforço de valores de metodologias de treinamento. Seguem abaixo algumas sugestões de filmes que reforçam os ideais produtivos e proativos de colaboradores.

  • A Procura da Felicidade (2006)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Chris Gardner (Will Smith), pai de família que se vê despejado de seu apartamento com seu filho. Sem ter onde morar, sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar uma vida melhor para o seu filho.

Além de uma história muito motivadora, o filme é uma grande lição de resiliência, perseverança e valorização da força e potencial do ser humano.

  • Os Estagiários (2013)

Neste filme, Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são dois grandes amigos que trabalham juntos como vendedores de relógios. Após seu chefe fechar as portas do negócio, os dois amigos são vistos desempregados. Com problemas financeiros, Billy e Nick se candidatam para uma seleção de estágio no Google. Mesmo sem garantia de contratação, os dois amigos partem para a sede da empresa, onde precisam lidar com a diferença de idade entre eles e os demais competidores da vaga. Será que existe idade máxima para concorrer a uma vaga de estágio?

O longa mistura a leveza e humor da comédia com a discussão de assuntos importantes: gestão de pessoas e processo seletivo. O filme evidencia também o valor de estagiários, mostrando que independentemente da idade ou vivencia, todos temos algo a aprender e ensinar.

  • MoneyBall – O Homem que Mudou o Jogo (2012)

Baseado em uma história real, o filme conta a história de Billy Beane (Brad Pitt), um gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics, da Califórnia. Com pouco orçamento, Beane precisa reunir um bom elenco para o time disputar campeonatos, sendo forçado a reinventar a equipe, fechando uma parceria com Peter Brand (Jonah Hill), onde barganha jogadores rejeitados e desenvolve um software de análise para conseguir reunir um time de ótima performance sem gastar muito. Billy revolucionou o esporte ao colocar o time de beisebol Oakland Athletitics entes os principais times de beisebol dos anos 80.

O longa ensina diversas lições de gestão, administração de recursos e inovação.

  • Coach Carter (2005)

A obra é baseada na história de Ken Carter (Samuel L. Jackson), um treinador de basquete. Em 1999, Carter retorna a sua antiga escola em Richmond na Califórnia, para treinar o time de basquete e colocá-los em forma. Com a metodologia rigorosa de muita disciplina e duras regras, ele consegue levar o time a vitória. Porém, quando as notas dos alunos começam a baixar, Carter toma medidas drásticas muito criticadas pelos jogadores e torcedores de time. Ken Carter está determinado a tornar os jovens vencedores não apenas em quadra, mas na vida também.

O filme desenvolve diversas técnicas de gestão de pessoas, sobre a análise de potenciais, determinação e liderança.

  • O Lobo de Wall Street (2013)

O longa conta a história real de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor que, após o Black Monday, onde a bolsa de vários países despencou repentinamente, se vê sem emprego. Ele começa a trabalhar em uma empresa de fundo de quintal, onde lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. Lá, Belfort decide montar sua própria empresa focada nesse tipo de negócio de venda de valores baixos, com alto retorno para corretores. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos, Jordan Belfort cria a Stratton Oakmont, empresa ilegal focada no enriquecimento de forma rápida.

Embora o filme seja regado de excessos, vícios e ilegalidades, também abre espaço para reflexão de diversos temas de gestão de pessoas em empresas, como: engajar pessoas, confiança em potencial, valorização de conquistas, quebra da ideia de hierarquia convencional, investimento no desenvolvimento.