Me formei e agora?

Ter um diploma de graduação para muitos é a realização de um sonho, para outros é apenas o primeiro passo para uma longa caminhada na qualificação profissional. Sem dúvidas ter um diploma irá abrir várias oportunidades no mercado, mas é preciso estar ciente de que para ter sucesso é preciso muita dedicação e trabalho duro.
Milhares de pessoas se formam e se acomodam com a situação, pensando que a conclusão de curso é suficiente para ser buscada pelo mercado.
Em épocas de crise, ter apenas o “básico”, não irá fazer com que o currículo salte aos olhos dos recrutadores, é preciso ir além. A graduação é o início de uma grande jornada.
Pensar além quer dizer não apenas sonhar e sim ir atrás desse sonho. Queira ser um profissional de sucesso! Faça planos, crie metas. Nada de querer as coisas para ontem, é preciso ir planejando e executando.
Você não precisa necessariamente se formar e seguir para uma pós-graduação, é possível se dedicar a um intercâmbio, fazer cursos de extensão para abrir o leque de conhecimento, aprender uma nova língua. O importante é não ficar parado!
Grandes sonhos exigem esforço e foco, eles nos motivam e dão esperança. Ao caminhar para realizá-lo, você irá caminhando a pequenos passos, mas sempre na direção certa e colhendo pouco a pouco os frutos desses esforços.
Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

  • A graduação
  • Os horizontes da pós-graduação
  • Invista no extra

A graduação

A graduação oferece aos alunos uma visão geral de determinada área, assim você irá sair da faculdade com um pouco de conhecimento de tudo. Se você realmente aproveitou o ambiente para estudar e absorver conhecimento, ela lhe dará uma base de todos os pontos da área estudada.
Fazer estágio é fundamental para que haja uma ponte entre o conhecimento e o poder utilizá-lo. Pôr a mão na massa para usar o que você aprendeu é muito relevante, porque a teoria costuma ser de um jeito e a prática de outro.
Caso você não tenha tido oportunidade de fazer estágios na graduação, a melhor maneira de aprender é começando por cargos mais baixos. Seja humilde para procurar empregos que possam lhe proporcionar uma base, onde você vai aprender na prática o que você estudou na faculdade.
Se você fez bons estágios, conseguiu criar um bom networking, ganhou experiência, possivelmente após sair da faculdade terá mais chances de encontrar um cargo em uma boa empresa, com benefícios vantajosos e com oportunidade de crescimento.
Crie metas a médio ou longo prazo, busque quem da família consegue lhe ajudar a criar contatos, conhecer pessoas influentes que possam lhe ajudar a ingressar na empresa desejada. Lembre-se que ter um diploma e experiências, ajudarão a encontrar as melhores vagas.

Os horizontes da pós-graduação

A pós-graduação chega para mostrar que a graduação foi apenas uma prévia de conteúdo, que por mais que você tenha ficado de 3 a 6 anos nela, acabou não aprendendo nada.
Calma, isso acontece com grande parte das pessoas, porque como falamos, na graduação aprendemos um pouco de tudo. Por mais que a sua faculdade seja longa, não é possível ver tudo, é aí que surge a necessidade de ingressar em uma pós-graduação, para aumentar o conhecimento e saber mais sobre um assunto específico, além de ter mais um ponto chave em seu currículo.
Lembre-se que estudar  é o bem que ninguém pode roubar de você. Antes de escolher fazer uma pós, é interessante avaliar quais assuntos você mais gosta, onde quer trabalhar, qual a área o seu perfil mais se encaixa.
Depois, busque os cursos disponíveis no mercado, avalie as faculdades que os oferecem e não deixe de ver a grade curricular, esta vai ser fundamental para que não você não entre em uma pós achando que vai estudar tais assuntos e estes não estejam na grade.

Invista no extra

É comum que cursando uma faculdade você possa atuar em diversos nichos, então ao decorrer do tempo, é interessante que o aluno já vá buscando saber com mais detalhes qual a área de atuação lhe atrai e em qual ele pretende se especializar.
Quanto mais antecedência, melhor, já que os esforços serão dirigidos. É normal que haja um pouco de dúvidas, mas depois de se formar é preciso saber em qual área você quer se especializar, já que como dissemos, a graduação oferece um pouco de todas as áreas de conhecimento.
Especializar-se não necessariamente quer dizer fazer uma pós-graduação, hoje há muitos cursos de extensão que lhe darão embasamento na área que deseja se aprofundar. Por isso é fundamental que haja a ciência da área que mais lhe agrada e a que você deseja atuar.
As empresas sempre precisam de profissionais com conhecimentos especializados e competência bem direcionadas. Como exemplo, quando temos uma dor no ouvido, não procuramos um clínico geral e sim vamos direto a um otorrino, é o mesmo caso no mercado para as diversas áreas, companhias querem os melhores e mais especializados profissionais do segmento.
Uma língua estrangeira, principalmente se a empresa for multinacional, faz toda diferença no currículo. Pode até ser que você não a use no dia a dia, mas ter uma segunda língua abrirá portas.