Com o cenário econômico ainda desfavorável no Brasil, o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo e exigente. Destacar-se em meio a tantos candidatos e profissionais que estão em busca de uma oportunidade ou recolocação no mercado está cada vez mais essencial. Por mais que sejam qualificados, muitos acabam ficando fora do mercado de trabalho devido à forte concorrência.
É comum empresas de pequeno ou médio porte acreditarem que um profissional novo no mercado irá atrair a atenção e a fidelidade do cliente com mais facilidade, mas isso vai depender diretamente da estratégia de marketing usada, tanto para atrair, como para tornar os clientes fiéis.
As empresas precisam saber claramente e até mesmo comprovarem quais são as qualificações do novo candidato para que assim possam compará-los aos demais, e escolher o melhor perfil para desempenhar o cargo baseado nas informações fornecidas por ele.
O processo pode até ser nomeado como introdução ao trabalho, mas para manter o colaborador em sua função é preciso que ele mostre na prática que realmente sabe executá-la.
Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:
- O histórico de experiências
- O marketing pessoal
- O mercado competitivo
O histórico de experiências
Hoje um dos principais desafios dos profissionais que querem se engajar em sua área de atuação é ter a experiência profissional comprovada. Às vezes, por não conseguirem essa bagagem profissional, que hoje é um diferencial, acabam ficando estagnados na corrida por uma nova oportunidade.
Há um aumento na taxa de desemprego, na competitividade entre os candidatos às empresas privadas e na busca pelos concursos públicos a fim de encontrarem uma solução viável para se estabelecerem no mercado profissional.
Por mais que seja assustador, realmente há pessoas com capacidades admiráveis, qualificações profissionais e conhecimentos que ficam um longo período de tempo buscando um emprego.
O marketing pessoal
Uma ajuda extra que pode fazer total diferença é usar o seu marketing pessoal. Esse pode ser definido como a sua estratégia singular para conseguir atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes, como destacar as suas características marcantes, habilidades e as competências relevantes.
Ser reconhecido é fundamental para se diferenciar no meio social em que se vive. O modelo de sociedade que estamos inseridos dita os altos padrões de competitividade em quase todas as áreas. Por isso é fundamental que você use todo o seu marketing pessoal nas redes sociais, sites de recrutamento e seleções que vier a participar.
Um bom networking é um passo à frente rumo ao mercado de trabalho, além de características importantes como determinação e persistência.
O mercado competitivo
No atual cenário em que a competição vem na frente de quase tudo, é fundamental ter um diferencial em sua atuação profissional. A sua trajetória tanto pessoal como profissional continuará sendo uma bagagem individual e deve ser administrada com competência.
Construa a sua marca pessoal da melhor forma possível no meio em que atua, essa vai ser sempre a principal ferramenta para se diferenciar frente aos desafios.
Hoje em dia ficar acomodado e estar em uma zona de conforto, sem investir em sua qualificação pode ser uma estratégia fracassada. É preciso investir em sua carreira profissional, se jogar nos desafios, isso lhe mantém sempre em movimento, atualizado e sendo visto pelo mercado.
Mostre interesse pela sua área de atuação. Busque fazer cursos de extensão em um primeiro momento, invista em uma língua estrangeira ou faça uma reciclagem para se atualizar.
O importante é correr atrás de estar sempre se renovando, é preciso achar um equilíbrio entre a qualificação e a experiência profissional. Hoje é difícil achar uma empresa que valorize apenas uma das partes, então tente mesclar as duas, assim você vai se destacar mais em uma seletiva ou até mesmo na organização em que já atua.