Ensino híbrido: contexto, vantagens, modelos e aplicação

Conheça mais sobre um dos principais modelos de ensino da atualidade

Hoje com a internet, as informações estão disponíveis para qualquer pessoa em qualquer lugar. Novas formas de aprender e ensinar levam o educador a refletir sobre as possibilidades de integração das novas tecnologias digitais ao ensino. Porém, só as tecnologias não são suficientes para ampliar a conexão com alunos e potencializar o seu aprendizado.

A tecnologia veio como facilitador e potencializador do ensino, abrindo as portas para novas possibilidades de aprendizagem.

O ensino híbrido tem ganhado cada vez mais espaço no setor educacional, sendo grande propulsor da combinação de dois modelos de aprendizagem, o tradicional e o digital. A combinação de técnicas tradicionais com o uso de novas tecnologias oferecem diversos benefícios e oportunidades para o convívio entre professor e aluno.

O ensino híbrido é uma grande tendência que nasceu da parceria desses dois métodos de ensino, desvinculando o professor como papel central no processo de educação e aprendizagem, e proporcionando maior autonomia ao estudante.

O estudo híbrido está emergindo como uma inovação sustentada em relação a sala de aula tradicional. Sustentada porque combina as vantagens da educação online com todos os benefícios da sala de aula tradicional.

O artigo a seguir busca esclarecer as raízes do ensino híbrido no ambiente de aprendizagem atual, elencando benefícios, modelos e métodos de aplicação.

Seguem abaixo os pontos que serão trabalhados neste artigo:

  • O que é Ensino Híbrido
  • Vantagens do modelo
  • Métodos de aplicação

O que é ensino híbrido

O ensino híbrido é uma proposta de integração das tecnologias digitais ao ensino, no qual o estudante aprende na escola e também pelo ensino online, possibilitando o controle de tempo e aprendizado.

Esse modelo permite que o professor obtenha informações individualizadas sobre o desempenho dos alunos e consiga agir com maior eficiência e rapidez nas necessidades de aprendizado.

Nesse modelo de ensino, é possível utilizar recursos que auxiliam o professor a elaborar diferentes estratégias de acordo com as necessidades de seus alunos, favorecendo a personalização do ensino.

Além disso, através da mescla de diversos ambientes da aprendizagem, o aluno complementa conhecimentos adquiridos.

Segundo pesquisadores, estima-se que futuramente acontecerá no Brasil o que já ocorre em outros países, a não distinção entre o ensino a distância e presencial. Em outras palavras, significa dizer que haverá uma convergência entre as metodologias de ensino e práticas, onde não será necessária uma fronteira definida entre o ensino presencial e o virtual.

Vantagens do modelo

O ensino híbrido soluciona diversos pontos de pouco desempenho, usando como foco a personalização de ações de aprendizagem e ensino, utilizando maneiras de integração entre as tecnologias digitais e o espaço tradicional de sala de aula.

Além disso, o ensino híbrido desenvolve técnicas e estratégias com a prática de integração do ambiente virtual online e presencial, buscando o melhor desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Visto isso, o modelo é capaz de produzir diversos benefícios, como:

  • Melhor aproveitamento de tempo;
  • Planejamento personalizado e acompanhamento de alunos de forma presente e precisa;
  • Aumento do engajamento dos alunos;
  • Elevação do potencial da ação educativa;
  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno;
  • Economia de capital através do barateamento de mensalidades;
  • Maior capacitação de alunos;

Nesse contexto, a adesão ao modelo de ensino híbrido também transmite vantagens para instituições escolares, visto que reduz a carga horária docente e amplia o aproveitamento de aulas e tempo do corpo docente, visto que perde-se menos tempo repetindo informações já passadas.

Métodos de aplicação

Para a aplicação do ensino híbrido, é preciso pensar e analisar diversos fatores para a inserção no sistema de ensino, tais como infraestrutura, currículo, formação de professores. Seguem alguns métodos de aplicação do modelo híbrido:

  • Modelo de rotação:

O fundamento do modelo de rotação baseia-se em intercalar diferentes espaços de aprendizagem e ensino de forma harmônica. O estudante intercala diversas atividades de acordo com os seus horários ou a orientação dada pelo professor. Esse modelo busca incentivar alunos a conquistar conhecimentos de forma autônoma, sendo também um bom método para trabalhar iniciativas e o espírito de liderança.

  • Laboratório rotacional:

O modelo intercala os ambientes de sala de aula tradicional e o laboratório de informática, tendo como objetivo proporcionar o ensino em diferentes aspectos do ambiente tradicional e em outras ferramentas pedagógicas.

  • Rotação individual:

Nesse modelo, o aluno é disposto de uma pauta de compromissos que devem ser cumpridos dentro de sua rotina. O foco desse modelo é garantir o sentimento de compromisso com atividades propostas, responsabilidade e aprendizado de superação de desafios.

  • Sala de aula invertida:

Neste modelo, o processo é realizado da seguinte forma: O assunto principal da aula é em sala de aula para que os alunos estudem em casa. Dessa maneira, o ambiente de sala de aula torna-se um incentivador do protagonismo dos alunos, com debates e discussões para sanar possíveis dúvidas levantadas durante o estudo prévio do tópico aprendido.