Já imaginou estudar de acordo com a sua rotina e ainda no conforto da sua casa? Esses são alguns dos benefícios do ensino a distância, ou EAD. Cada vez mais pessoas buscam o modelo de EAD como processo de educação, seja pela comodidade, flexibilidade, economia de tempo e até dinheiro.
Esta modalidade tem crescido vertiginosamente no Brasil e no mundo, e tem alcançado cada vez mais espaço no ambiente profissional. O EAD é uma nova alternativa que surgiu para facilitar a conquista pelo desenvolvimento profissional e obtenção de certificados.
O modelo de educação a distância surgiu como um meio de quebra de barreiras locacionais presentes no desenvolvimento educacional de profissionalização no Brasil e no mundo.
Este artigo pretende desenvolver os conceitos da modalidade de ensino a distância, destacando seu funcionamento e pontos de inserção em uma rotina pessoal ou empresarial.
Abaixo, seguem os tópicos que serão trabalhados pelo artigo:
o O que é EAD
o Como funciona o EAD
o Como implementar o EAD
O que é EAD
O Ensino a Distância, também conhecido por EAD. É uma estratégia educativa que se baseia na utilização de facilidades tecnológicas digitais para promover a aprendizagem e ensino sem restrição de lugar, hora, idade ou ocupação.
A evolução crescente na tecnologia impulsionou de forma orbitante o cenário de educação a distância e popularizou este modelo de educação no Brasil e no mundo. Com a educação a distância, os caminhos para o desenvolvimento profissional foram reduzidos e otimizados, flexibilizando e facilitando a vida daqueles que almejam o crescimento profissional ou o reposicionamento de carreira.
A relação de educação entre aluno e professor acontece através de um sistema de ferramentas online, que são disponibilizadas no portal da Instituição de ensino.
No ambiente de EAD, é possível encontrar uma variedade de cursos e instituições disponíveis para o profissional em desenvolvimento, oferecendo ainda qualificação que abrangem desde os níveis técnicos de profissionalização até graduações e pós-graduações. Essa disponibilidade amplia o leque de atuação profissional, e proporciona oportunidade de aprendizado àqueles que não possuem disponibilidade para cursar aulas presenciais.
Em cursos superiores a distância, grande parte do conteúdo de aprendizagem é passado via online. Porém, alguns encontros presenciais são realizados para apresentação de projetos, trabalhos, provas finais e aulas de laboratórios. Essa é uma das exigências demandas pelo Ministério de Educação (MEC) para a eficácia de aprendizagem das faculdades a distância.
Além disso, o ambiente de educação a distância proporciona a conexão de pessoas distintas de diversos locais em um relacionamento em tempo real.
Como funciona o EAD
O sistema de educação a distância funciona de forma prática e simples. Para ingressar em um curso de EAD, é preciso apenas um computador, tablet, ou até mesmo celular com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática..
Grande parte do curso acontece em um ambiente virtual de aprendizagem, conhecido com AVA. Em salas virtuais do ambiente o aluno assiste vídeo aulas, acessa conteúdos, realiza exercícios e tarefas. Além disso, o ambiente de aprendizagem proporciona fóruns de discussão, chats e videoconferências, que possibilitam a relação de alunos, professores e tutores de forma eficaz.
Mas lembre-se, para estudar em um curso de educação a distância, é preciso ter muita disciplina, dedicação, organização e motivação. Essas características são muito bem vistas e apreciadas pelos polos profissionais do mercado de trabalho, visto que se conclui que o possível colaborador detém em sua personalidade fatores como disciplina e determinação, bem quistos no profissional.
Como implementar o EAD
A inserção do método de ensino de EAD em organizações proporciona o aumento da produtividade, crescimento de inovação dentro do ambiente de trabalho e a diminuição dos chamados turnover.
A implementação dos cursos de educação a distância exige técnicas complexas para a assertividade do processo e mapeamento correto das necessidades sinalizadas pela empresa ou profissional em geral. Abaixo, seguem alguns pontos cruciais para a implementação do modelo no ambiente de aprendizado.
· Definir objetivos
É preciso analisar e definir quais pontos de melhoria são necessários na organização. Quais conhecimentos são importantes para os colaboradores, e quais serão os responsáveis pela produção de conteúdo do EAD.
· Identificar público alvo
Ao definir um público alvo, a empresa consegue trabalhar de forma assertiva o engajamento do projeto na plataforma digital. Assim, é possível direcionar o tipo e forma de apresentação do ensino a distância para a empresa.
· Escolher plataforma
No mercado atual, existem diferentes plataformas com diversas funções. Sendo assim, é preciso analisar qual plataforma se adequa melhor no objetivo e necessidades do projeto.
· Alinhar conteúdo
O modelo EAD proporciona uma gama de formatos e opções de transposição de conteúdos, sejam eles vídeos, cursos, infográficos, trilhas de aprendizagem, etc. A empresa precisa selecionar o conteúdo com o melhor formato para o desenvolvimento do seu colaborador.
- Levantamento de custo
Cursos presenciais demandam investimentos altos, sejam por causa de locação, logística, materiais ou profissionais. Já o modelo EAD requer investimentos básicos como recursos interativos, tipo de plataforma, profissionais de produção em conteúdo qualificados, designers, entre outros.
- Estabelecer duração e tamanho das aulas
O EAD possibilita diversos modelos de grade com duração e dias variados. É preciso definir a duração e grade das aulas, além do sistema desejado para o aprendizado. Projetos dinâmicos como games,quiz, vídeos, questionários e E-books, são ótimas escolhas para prender a atenção de colaboradores durante o processo.
O alinhamento de uma equipe aos objetivos organizacionais proporciona o alcance de metas da companhia e objetivos pessoais dos profissionais.