A ideia foi posta em prática, o aplicativo está feito e funcionando. E agora? Para que seu público possa ter acesso e usufruir do seu app, você vai precisar publicá-lo na Google Play e/ou na App Store. Mas não é só isso! Existem algumas técnicas que podem te ajudar a chegar ao topo da lista de apps e gerar mais downloads. Confira:
ESCOLHA BEM O NOME
O nome é a porta de entrada para o seu app, é o que irá despertar a curiosidade do usuário e influenciará no seu ranqueamento. Você deve definir a finalidade do seu app em pouquíssimas palavras.
Atenção! Não use títulos muito grandes para o seu aplicativo! O recomendado é no máximo 13 caracteres.
UMA BOA DESCRIÇÃO É FUNDAMENTAL
Faça uma boa apresentação do seu app, especifique suas vantagens, funcionalidades e atrativos. Caso ele seja gratuito, deixe isso bem evidente.
Atenção! Tome cuidado com erros de ortografia e frases redundantes.
Dica: é muito importante que você escolha bem as palavras-chave, pois serão elas que farão seu app subir nos resultados de busca.
UTILIZE RECURSOS GRÁFICOS
Manter uma identidade visual agradável é essencial para que seu app seja bem visto e avaliado pelos usuários. Por isso, é importante usar o bom senso!
Não use muitas cores, crie uma identidade visual onde as peças visuais criadas sejam condizentes com a aparência do seu app. Faça uma paleta de cores, padronize as fontes, seja criativo!
Dica: o vídeo de apresentação também é um ótimo recurso. Crie um vídeo curto mostrando uma visão geral do aplicativo e suas funcionalidades.
ENTREGUE O QUE FOI PROMETIDO!
Não adianta seguir todas as dicas acima e não entregar um produto instável e que passe uma experiência negativa para o usuário. Então, antes de lançar o app, confira se todos os recursos estão sendo entregues, avalie a estabilidade em aparelhos inferiores ao seu e peça seus amigos para testá-lo.
Faça atualizações regularmente, levando novos recurso e correções para seu público. Isso faz com que os usuários fiquem mais engajados com o produto.
Entregar um app de qualidade pode gerar avaliações positivas dos usuários, e esse é um dos principais fatores de rankeamento nas principais lojas de aplicativos atualmente.