Consulte agora!

1 de agosto de 2019

Cultura de Aprendizagem: 5 dicas para começar essa jornada

Muitas mudanças têm ocorrido na cultura de empresas nos últimos anos. Elas têm estimulado a troca de informação em imersões, reuniões, workshops e até em momentos de happy hour. A ideia é criar uma cultura que promova a aprendizagem entre dos colaboradores e também entre eles. Por isso, é importante que as empresas pensem, construam e fomentem essa cultura.

Um exemplo disso é a eMotion Studios, que foca em seus colaboradores quando o assunto é aprendizagem, e isso ainda é um fator diferencial para a marca.

1. Garanta que as pessoas estejam preparadas para aprender

Uma cultura de aprendizagem oferecida para quem não tem interesse é perda de tempo. Por isso, encontre mecanismos para que a aprendizagem seja objetiva e analise se os colaboradores estão prontos e precisam daquele conteúdo. Se a resposta for “não”, isso pode ser muito desmotivador.

Defina pré-requisitos, tempo e recursos adequados. Isso vai ajudar a dividir o público real do público entusiasta.

2. Busque e disponibilize o conteúdo certo

Entenda o que seus colaboradores precisam e ofereça oportunidades reais de aprendizagem. Tenha em mente que jogar os conteúdos ao léu não vai fazer com que as pessoas se engajem. Uma dica interessante é selecionar os especialistas de cada área para criarem um fórum de curadoria de conteúdos.

3. Construa treinamentos em parceria com colaboradores

Selecionados os especialistas para curadoria de cada área, convide-os a pensar em treinamentos e atividades importantes para imersão nos conteúdos. Eles também podem ser responsáveis para encontrar dentro das equipes outros colegas interessados em disseminar algum conteúdo.

4. Considere resultados acompanhados de feedback

Mais importante do que os resultados da aprendizagem é saber que valor aquelas atividades estão agregando. O quanto elas estão aprendendo e qual o feedback elas estão dando em relação às atividades. Conhecer o impacto da cultura de aprendizagem, no coletivo e individual, significa saber como anda o desenvolvimento da sua equipe.

5. Apoie seus colaboradores a adquirir novos conhecimentos

Incentive e apoie os colaboradores na busca de novos conhecimentos. Dar o primeiro passo para implementar uma cultura de aprendizagem pode ser mais fácil do que parece. Isso mesmo, existe um benefício que permite levar aos colaboradores diversos recursos educacionais — o Qualifica Corporativo. Ele permite que o colaborador acesse uma série de treinamentos para ampliar seus conhecimentos e especialidades.

Então, tudo pronto para começar essa onda de conhecimento? Prepare seus temas e colaboradores e conte também com o Qualifica Cursos Corporativos! 

Related Post

Rua Paraíba, 330 - 18º andar - Sala 1810
Cep: 30130-917 - Funcionários, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br