Tendências para a educação corporativa em 2019

O ano de 2019 já chegou e com ele novas tendências no universo corporativo foram elaboradas e adotadas no mercado. Algumas práticas de educação corporativa estão ganhando cada vez mais força, abrindo espaço para a qualificação em competências, habilidades e criação de diferenciais competitivos em profissionais.
Nos dias atuais, um dos maiores desafios dentro de uma empresa está ligado a gestão de pessoas. Manter colaboradores motivados e engajados com o trabalho e a empresa de modo geral, tem sido o ponto focal para a obtenção de bons resultados.
Ações que buscam a motivação da comunicação interna clara e estimular o clima saudável na equipe, passaram a ser fundamentais e prioridades no processo de gestão de pessoas, sendo um diferencial para colaboradores mais produtivos, aliados e motivados.
 Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

  • O que é educação corporativa
  • Importância da educação corporativa
  • Tendências da educação corporativa em 2019

O que é educação corporativa

A educação corporativa é o termo utilizado para a prática que combina gestão de pessoas em empresas com o desenvolvimento e conhecimento, voltados para estratégias internas de organizações em longo prazo. Educação corporativa compreende além de um treinamento de rotina, mas a motivação, horário flexível de trabalho, cursos, aulas e diversas outras atividades que auxiliam na ascensão profissional, pessoal e intelectual de colaboradores.
Uma equipe motivada resulta em equipe produtiva, o que reflete nos indicadores e desenvolvimento da empresa. Afinal, empresas de diferentes estruturas, ramos e ideologias estão aderindo cada vez mais a inserção das tendências de educação corporativa.

Importância da educação corporativa em empresas

A educação corporativa é uma estratégia muito adotada em empresas com foco na ascensão da vantagem competitiva no mercado, que oferece diversas mudanças na estrutura de colaboradores e na cultura organizacional da empresa. A inserção do processo de educação no ambiente corporativo estimula a evolução, motivação e a produção de pensamento crítico em colaboradores, o que auxilia no desenvolvimento e ascensão da organização como um todo.

Tendências da educação corporativa em 2019

Constantemente o ambiente de educação corporativa cria novas tendências que transformam e desenvolvem significativamente a cultura de uma organização. Quando executadas corretamente, o impacto da metodologia e abordagem da educação corporativa podem levar a ascensão empresarial e de colaboradores, produzindo um poderoso diferencial competitivo no mercado. Seguem abaixo algumas tendências do modelo de educação em empresas para 2019.

  1. Gamification

Esta é uma forte tendência que já é muito utilizada por diversas empresas. A prática consiste no uso de recursos e jogos para transformar o processo de ensino mais divertido e atrativo. Um exemplo da prática é o uso de bonificação e pontuação em missões do dia a dia empresarial para funcionários.

  1. Microlearning

O microlearning é a tendência que busca o ensino através de conteúdos de curta duração, seja por meio de textos de estudo enxutos ou vídeos rápidos.  O microloearning busca o processo de educação aos poucos para os colaboradores, permitindo tempo de reflexão e assimilação do conteúdo abordado.

  1. E-learning

Na era digital, a crescente inserção do ambiente digital na metodologia de ensino é cada vez mais perceptível. O e-learning permite o uso de plataformas online e digitais para transmissão de conteúdos no processo de ensino. Dessa forma, os colaboradores possuem acesso a plataformas digitais para aulas e cursos de treinamento com maior flexibilidade de tempo e lugar de aprendizado.

  1. Educação corporativa personalizada

A tendência da educação personalizada busca o trabalho individual de cada colaborador de acordo com as necessidades e ordem de aprendizado específico. Dessa forma, o aprendizado é dedicado ao ritmo de aprendizado de cada funcionário no desenvolvimento de competências necessárias para áreas específicas da organização.

  1. Blended learning ou educação híbrida:

O ensino híbrido (ou blended learning) busca a aprendizagem através da mistura de técnicas de ensino a distância aliadas às atividades presenciais, como palestras, atividades e outros. Esta forma de ensino é ideal pois une a praticidade e flexibilidade do ensino a distância com a imersão e foco do ensino presencial. Além disso, a educação híbrida também proporciona a personalização do treinamento, otimização de tempo e recursos, além de estimular a interação e integração de colaboradores de uma equipe por trocas de conhecimento e experiências.

  1. Social learning:

O social learning é um modelo de aprendizagem a partir da interação e troca de conhecimentos e ideias entre colaboradores. Esta é uma forma de aprendizado informal feita por meio das relações no ambiente de trabalho e formalização do conhecimento que circula informalmente dentre os colaboradores, sendo um aprendizado natural.
 

  1. Inteligência Artificial:

A inteligência artificial é uma tendência que ainda demonstra muito espaço de crescimento no ambiente da educação corporativa. De acordo com estudos da Gartner, empresa de consultoria, a IA irá crescer até 62% em 2019, sendo uma das tecnologias mais disruptivas no ambiente da educação. Através do uso de ensino adaptativo, chatbots, a inteligência artificial tem mudado significativamente a cultura de aprendizado e ensino.