O EAD na sua empresa: Saiba porque investir

Atualmente vivemos na era digital da informação, onde conhecimento é cada vez mais valioso e os modelos de mão de obra braçal vêm perdendo seu valor. O conhecimento estratégico, mental e a inteligência assumiram papéis de destaque na ascensão no mercado de trabalho.

Com o capitalismo avançando de maneira exponencial, surgem também novas ameaças na competição do mercado, com empresas nos mais variados negócios e aumento do público. Através da diversidade de produtos disponíveis e ampla opção de produtos para o consumo do público, destaca aquele que se sobressair seja pela inovação ou pelo resultado.

A união dos pontos citados acima demonstra a importante conexão do Ensino a Distância e empresas como estratégia de treinamento e capacitação valiosa que proporciona profissionais motivados, capacitados e valorizados, gerando maior produtividade, maiores lucros e ascensão no mercado.

A artigo a seguir procura trabalhar com clareza os fundamentos de treinamentos a distância em empresas através da metodologia de ensino a distância, como fonte de capacitação e suporte para o crescimento de negócios e lucro.

Seguem abaixo os tópicos que serão trabalhados no artigo:

  • O que é ensino a distância
  • Vantagens x desvantagens
  • Como implementar em empresas

O que é ensino à distância

Hoje em dia vivemos na era digital, momento este em que a tecnologia e suas ferramentas passam a fazer parte fundamental na vida do homem, como uma extensão de seu corpo. A partir desta visão, o modelo de ensino tradicional, formado por aulas presenciais, passa a ser menos procurado.

Estudantes têm buscado e se interessado cada vez mais pela dinâmica e flexibilidade digital, mostrando-se resistentes a forma tradicional de ensino. Uma saída para esta demanda pode ser vista através da construção do modelo a distância de aprendizado. Além de evitar a monotonia e a inflexibilidade da sala de aula tradicional, a modalidade de ensino a distância, ou EAD, oferece uma diversa gama de novas opções e caminhos a serem trabalhados pelos alunos.

A modalidade de ensino a distância também têm aumentado cada vez mais sua área de atuação, sendo hoje ofertada pelas mais diversas organizações, que possibilitam aos alunos oportunidades de ensino únicas a cada dia.

Vantagens x desvantagens

Como modalidade de ensino, o EAD apresenta diversas vantagens para o processo de aprendizagem, como por exemplo a flexibilidade, que possibilita o contato com conteúdo passados a qualquer momento. Mas quais são as outras vantagens e benefícios do EAD?

  • Locomoção

O ensino a distância não necessita de locomoção para a presença em salas de aula. Por meio do ensino a distância, é possível estudar com flexibilidade onde quiser, seja em casa, no trânsito ou em momentos ociosos.

  • Economia

Além da locomoção, o custo das mensalidades de cursos a distância costumam ser menores do que a modalidade presencial. Além disso, o ensino a distância não requer gastos com infraestrutura ou materiais.

  • Dinamismo

No EAD, o aluno possui acesso a fóruns de discussão com outros alunos e professores/orientadores de prontidão para o auxílio e tirada de dúvidas. O dinamismo do modelo a distância permite aos alunos o acesso amplo a conteúdos, de forma a atender o ritmo individual de aprendizagem.

  • Diploma

Os diplomas emitidos pelos cursos a distância equivale ao mesmo valor dos cursos presenciais, logo não existe desvantagem em relação ao comprovante de finalização de curso para quem opta por estudar através das modalidades EAD.

As desvantagens do ensino a distância são relativas de acordo com o grau de adesão e resistência experiências dos alunos. Os modelos a distância transmitem responsabilidade ao aluno, uma vez que há o ganho de autonomia na criação e gestão dos planos de estudos. Porém, tal desafio pode ser solucionado através da organização pessoal e o desenvolvimento de determinação e foco para atingir bons resultados.

Além disso, por se tratar de um processo de aprendizagem individual, tem como desafio a baixa sociabilização, por não existir convivência presencial por intermédio de salas de aula. Entretanto, a sociabilização pode ser amenizada através do contato virtual por meio de fóruns de discussão e plataforma de comunicação em tempo integral.

Como implementar em empresas

Agora que você já conhece mais sobre os treinamentos à distância, entende as vantagens e desvantagens, sabe que para implementar este modelo de treinamento em sua empresa é fundamental entender os desafios, e a implementação adequada, a fim de atingir resultados satisfatórios.

Antes de mais nada, é essencial analisar e organizar as demandas e necessidades do treinamento empresarial.

  • Defina os objetivos

Comece levantando os pontos de melhoria e desenvolvimento que necessitam ser trabalhados. Analise o que os colaboradores precisam melhorar, como podem avançar e quem irá ser responsável por conduzir o projeto EAD dentro da organização.

  • Público-alvo

Identifique o público alvo que será focado no treinamento. Esta é uma peça fundamental para qualquer projeto de EAD, pois proporciona a definição do projeto e engajamento. Após ter o público definido, faça perguntas como: o que busca meu público? Quem demanda o conhecimento? Quais questões precisam ser resolvidas com o treinamento?

Após a resposta dessas perguntas, será possível direcionar a forma e o tipo de apresentação de EAD na sua empresa.

  • Escolha de plataforma

Existem diversos tipos de plataformas modeladas para a propagação do ensino a distância. É fundamental analisar e escolher a mais adequada a demanda e as necessidades dos colaboradores de acordo com os conteúdos, formatos, textos entre outros.

  • Conteúdo

Alinhe o conhecimento que será transmitido para sua equipe. É fundamental proporcionar ao colaborador o conteúdo necessário através do melhor formato para o desenvolvimento. Isso porque o conteúdo eficiente favorece a performance do colaborador.