Festas de encerramento e brindes

Elas são consideradas um momento de tensão por parte de alguns participantes. Mas por muitas vezes, podem ser um espaço de descobertas, de integração e representa o fechamento de um ciclo.

As festas de confraternização são uma forma de as empresas retribuírem o que foi desenvolvido por seus colaboradores ao longo do ano. Há quem evita participar, mas muitos profissionais, quando a data se aproxima, ficam empolgados com a possibilidade de interagir com pessoas de outros setores.

Abaixo listamos 5 motivos que levam as empresas a promoverem festas de encerramento para seus colaboradores e os benefícios desse tipo de confraternização. Veja:

1) Não deixar o ano passar em branco

O fim do ano é um momento propício para reflexões. No âmbito profissional, serve como uma pausa para pontuar aspectos positivos, negativos e o que pode ser melhorado, seja na atuação do colaborador, nos resultados apresentados pela empresa, seja no planejamento do ano seguinte. Para que o momento não passe em branco, muitas empresas optam pela festa de confraternização, momento este que a direção da organização pode se manifestar, assim como seus subordinados.

2) É uma forma de agradecer pelos resultados obtidos

Quem não se sente reconhecido quando recebe um elogio ao final de um processo laboral, geralmente exaustivo? Esse é um dos objetivos das festas de confraternização das empresas: é um momento de os “chefes” dizerem ‘obrigado, você desempenhou sua função adequadamente e estamos reconhecendo seu valor’.
3) Motivar os colaboradores para o próximo ano

Além de demonstrar apreço aos colaboradores e dar continuidade ao processo de crescimento da empresa, as festas de confraternização são uma forma de motivar as equipes para o ano que está por vir. Muitas vezes, por ser um espaço mais descontraído, é neste momento que surgem boas ideias e que muitas vezes surgem colaborações de outros setores para o ano seguinte.

4) Horas de descontração e boa comida

Pessoas mais soltas, sem preocupação com as tarefas do dia a dia e abertas a conhecer outros colegas. Especialmente em grandes empresas, as festas de confraternização são a única oportunidade no ano de interação entre setores. Muitas vezes, você fala por meses com a pessoa por telefone e é apenas nesse tipo de evento que você vai conhecer pessoalmente outro colaborador. Além de de desfrutar de horas de descontração e, claro, de boa comida.

5) Melhorar o clima organizacional

Nem todas as empresas vivem períodos lucrativos. Nos casos em que o ‘astral’ não está assim tão elevado, as festas de confraternização podem surtir um efeito positivo, proporcionando momentos de leveza para um dia a dia laboral desgastante. É uma forma de melhorar o clima organizacional e criar um ambiente propício para iniciar o ano seguinte com alto astral.

E como premiar esses colaboradores durante a festa?

Várias são as formas de premiar ou reconhecer a performance de determinados colaboradores durante as festas de encerramento do ano.

Além do sorteio de brindes durante a festa, que podem incluir presentinhos, descontos em salão, vestuário e academia, férias-prêmio, bônus salariais e viagens, há ainda uma série de benefícios que podem contribuir para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Aplicativos como o Qualifica oferecem mais de 40 cursos on-line em diversas áreas, como vendas, informática, nutrição, comunicação, entre outros. As aulas dão oportunidade ao participante de ampliar seu espectro de conhecimento, além de impulsioná-lo em sua área.

Como se vê, as festas de confraternização das empresas são ocasiões ideais para que diferentes departamentos possam estreitar relações (networking) e, em alguns casos, até planejar o próximo ano.