Atrair e Reter Talentos: veja como!

Sem dúvidas buscar profissionais que se encaixem no perfil e as necessidades da empresa não é uma tarefa simples, é preciso de um trabalho persistente, ter habilidade para entender as qualidades do candidato e se realmente ele se encaixa na vaga.
O processo seletivo acaba sendo uma incógnita, já que há casos em que o recrutador tem uma impressão muito boa do candidato nos testes de qualificação e práticos, além da entrevista, mas no dia a dia acaba tendo um rendimento inferior ao que se é esperado.
Um ponto muito importante para a permanência da empresa no mercado é atrair e reter talentos. Mas, salários altos e benefícios não são o suficiente para que isso aconteça.
É preciso que a empresa possua uma política de RH que visa conquistar e manter os melhores profissionais, isso vai diminuir a rotatividade das equipes, gerando produtividade e reduzindo os custos de seleção.
O processo seletivo pode ser tão longo e complicado que grandes empresas começaram a entender que nem sempre é possível atrair talentos de maneira isolada. É assim que nascem parcerias com consultorias de recrutamento e seleção, principalmente quando se busca um profissional para áreas mais sensíveis, onde há dificuldade de manter pessoas nos cargos.
Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

  • As consequências para a empresa
  • Benefícios corporativos flexíveis
  • Clima organizacional

As consequências para a empresa

Recrutar e selecionar profissionais qualificados para participarem da empresa é algo desafiador, mas muito compensador quando o objetivo é atingido.
A organização composta de pessoas com alta performance vem de um bom recrutamento, clima organizacional e política de benefícios, fatores que mantém esses profissionais sempre em sintonia com as metas da empresa.
Quando há um processo seletivo de sucesso há economia de tempo e de recursos financeiros. Para que isso ocorra, há empresas que recorrem a Consultores de RH, onde esses oferecem as soluções adequadas com o que a empresa precisa, gerando resultados favoráveis no recrutamento.
Ainda que buscar apoio externo seja algo bom, nada adiantará se o RH não implementar corretamente a política de benefícios, ou manter o clima organizacional agradável.
Reter talentos tem impactos bem positivos para a empresa, como o aumento da performance e da produtividade dos funcionários, fazendo com que o negócio chegue aos seus resultados com mais qualidade e rapidez.
Rotatividade em sua grade de funcionários faz com que a empresa tenha prejuízos financeiros, isso vai dos gastos com os processos seletivos ineficientes, custos com treinamentos e pagamentos por demissão.
Com a perda de funcionários de alta performance ocorre queda de produtividade e de resultados, podendo se estender até que um novo funcionário se adapte. Isso gera consequências para a empresa como: maior nível de competitividade, crescimento e aumento em seu valor de mercado.

Benefícios corporativos flexíveis

Hoje, os talentos não estão buscando apenas salários, mas sim benefícios corporativos diferenciados. Estes acabam sendo até mais importantes do que o salário em si.
O RH já entende que os benefícios acabam sendo um atrativo fundamental para reduzir as taxas de turnover, mantendo a empresa competitiva no mercado. Oferecer vantagens aos colaboradores colocam a empresa na frente, além de serem decisivas na hora do profissional optar, ou não, para aceitar uma vaga.
Os benefícios corporativos flexíveis são muito valorizados. Isso ocorre porque as prioridades mudaram e com benefícios flexíveis há possibilidade de ajuste com a necessidade do funcionário.
A personalização do pacote de benefícios gera colaboradores mais felizes, isso porque as bonificações se adequam a sua realidade. O que acaba sendo bom, tanto para a empresa, como para o funcionário.
Os benefícios que mais se destacam são: participação nos lucros, assistência médica e odontológica, vale transporte, incentivo educacional e auxílio- creche.

Clima organizacional

Nada melhor do que se sentir confortável em seu ambiente de trabalho, o clima na empresa contribui muito para que os funcionários se sintam motivados a sempre melhorar.
As oportunidades e a qualidade do clima organizacional oferecidos acabam fazendo com que salários e benefícios fiquem em segundo plano.
Manter bons índices de felicidade no trabalho, qualidade ao gerir pessoas e os benefícios favorecerem a empresa a não perder os seus talentos para os Head Hunters.

É claro que o clima organizacional é o reflexo da cultura da empresa. O clima está relacionado ao conjunto de valores, comportamentos e atitudes que ocorrem no ambiente corporativo, refletindo de maneira positiva ou não. O que vai depender da qualidade no ambiente e na forma que as pessoas estão percebendo esse cenário.