A interatividade no ensino a distância

Conheça a importância da interatividade no ensino a distância

Não é segredo para ninguém que cada vez mais os cursos de educação e capacitação tem se tornado alternativas válidas e muito usadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de indivíduos, seja na vida profissional ou pessoal.

Com os avanços tecnológicos, a sociedade tem mudado e se desenvolvido. Através do uso de computadores e internet, ações antes vistas como trabalhosas e que demandam tempo acabaram migrando para um sistema de tempo real e dinâmico. Isso pode ser traduzido também no espaço de aprendizagem.

Muitas universidades, empresas e instituições estão cada vez mais adotando o modelo de Educação a Distância (EaD) como um recurso capaz de vencer as barreiras de tempo e espaço de ensino.

Porém, vários aspectos são determinantes para o sucesso de cursos de educação à distância, como a dimensão didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Entretanto, a interatividade no EAD é fundamental na metodologia, sendo um indicador que agrega valor ao curso. Mas você sabe porquê?

No artigo a seguir iremos abordar as características de interatividade do ensino a distância, tendo como ponto de partida suas vantagens e aplicações. Seguem abaixo os tópicos que serão abordados:

  • O Ensino a Distância
  • A Interatividade no Ensino a distância

Ensino a distância

O modelo de ensino a distância existe há décadas, mas apenas nos últimos anos vem se consolidando como uma modalidade educacional valorizada e acessível, não apenas no ambiente educacional, mas também no mercado de trabalho.

Atualmente, os certificados de conclusão de cursos a distância transmitem o mesmo valor dos certificados de cursos presenciais, sendo em alguns casos até mais valorizados.

Isso pode ser explicado pelas características da metodologia, onde para a aprendizagem, o estudante precisa demonstrar qualidades de disciplina, comprometimento, proatividade e autonomia, graças às particularidades do ensino que, ao contrário do ensino tradicional presencial, é focado no aluno e não no professor.

A interatividade no EAD possibilita a existência de diversas formas de comunicação e interação, seja de alunos ou em relação a professores.

A Interatividade no ensino a distância

De acordo com parâmetros do MEC, a maneira como professores, tutores, coordenadores e alunos interagem entre em si é um grande aliado da qualidade do ensino a distância. Por isso, a interatividade é uma das qualidades mais valorizadas do modelo.

Os cursos a distância possuem equipes de tutores e professores especializados que além de produzirem a grade de conteúdos de aulas, auxiliam o aprendizado de alunos, ainda que não exerçam papel protagonista no modelo de ensino.

Atualmente existem diversos métodos de trabalho da interatividade no ensino a distância. Plataformas de cursos online conhecidas como LMS possuem diversas funcionalidade úteis para a interatividade do serviço, como por exemplo chats, vídeo aulas, transmissões ao vivo, etc. Outros modelos de interatividade de ensino a distância podem ser encontradas em metodologias e-learning, com foco no ambiente virtual de aprendizagem, e o mobile learning, que utiliza recursos presentes no cotidiano, como o aparelho celular smart para programa conhecimento através do ambiente digital.

Trabalhar com interatividade no ensino a distância é um grande encorajador para o aumento de engajamento, interesse para a adesão e permanência no modelo, evitando ações de evasão. Alguns recursos muito utilizados no ensino a distância auxiliam no vínculo da interatividade e relacionamento entre as partes de ensino e aprendizado. Seguem abaixo alguns métodos de interatividade do modelo EAD:

  • Fórum de discussão

O serviço de fórum de discussão pode ser visto bastante comumente no ambiente de ensino a distância. Ainda que simples, o serviço de fórum de discussão é bastante efetivo na promoção da interatividade do ensino a distância. Os tópicos de discussão são uma ótima plataforma de interação através de comentários e para sanar dúvidas e questionamentos, além de promover a discussão num espaço virtual através da interação, não apenas com professores, mas de alunos.

  • Chat

O chat, ou troca de mensagens entre alunos, tutores e professores promovem de forma importante a interação no ensino a distância. A ferramenta de mensagens diretas e instantâneas pela plataforma estimula a comunicação a relação entre os participantes.

  • Videoaulas

Uma das maneiras de suprir a ausência de professores em salas de aulas veio através do uso de videoaulas. Estudos comprovam que a aprendizagem visual apresentam um grau de efetividade maior, o que comprova o uso de videoaulas como um conteúdo facilitador de aprendizagem.

  • Gamification

A palavra gamification tem como origem a palavra inglesa “game”, que significa jogo. Logo, gamification é uma forma de utilização do ambiente de jogos em contexto educacional. Jogos educativos são trabalhados de diversas maneiras, atendendo a análise e demanda do público e professor.

  • Transmissão ao vivo

Assim como nas videoaulas, as transmissões ao vivo estimulam a interatividade, oferecendo o diferencial de que alunos possam fazer perguntas e tirar dúvidas, participando em tempo real, do mesmo modo que acontece em uma sala de aula presencial.