5 tendências da educação online para 2019

Estamos no primeiro quinto do século XXI. Os avanços tecnológicos caminham a passos largos, impactando todas as áreas do conhecimento. Nunca em tão pouco tempo fomos obrigados a acompanhar, ou pelo menos tentar acompanhar tamanha gama de transformações.

Com o setor de educação não foi diferente. Desde o ensino infantil, fundamental, médio até chegar ao nível superior. Os reflexos do avanço tecnológico são visíveis. Portanto, listamos abaixo 5 tendências do que se espera da educação on-line em 2019. Vamos conhecê-las?

Mobile learning

Mobile learning ou m-learning é uma metodologia de ensino que proporciona um ambiente diferente para alunos e professores, usando, como plataformas, dispositivos móveis para viabilizar o aprendizado a distância.

Acompanhando a tendência de disseminação de smartphones e tablets por parte da sociedade, o modelo permite que esses dispositivos sejam usados como canais de aprendizado.

No caso de empresas que queiram adotar o ensino corporativo, o ideal é implantar treinamentos básicos para que os colaboradores possam compreender o formato antes de iniciar as aulas.

Gamificação

Combinar elementos de jogos, como badges, níveis e competição ao currículo. Este é o mote da gamificação, que tem como objetivo ensinar a partir de brincadeiras que unem a teoria e a prática.

Neste caso, o papel do professor também passa por transformações. Ele passa a adotar a postura de um designer de jogos, ou seja, estimulando e incentivando os alunos a competir e a se engajar, descobrindo novas formas de interação;

Há também recursos como plataformas adaptativas, gamificação, aplicativos, jogos online, Youtube, Google Earth, Google for Education (G Suíte), realidade aumentada e virtual, livros digitais, além de plataformas que organizam todo o fluxo de atividades escolares.

Certificação digital

Menos burocracia. Esta é uma das grandes vantagens do certificado digital. Muitas pessoas ainda desconhecem o documento, mas podemos defini-lo como uma identidade eletrônica que serve tanto para empresas como para pessoas físicas.

Ele corresponde a uma carteira de identidade virtual e assegura a autenticidade dos seus dados por uma criptografia complexa. Com ele em mãos, a pessoa tem a identidade garantida, com dados como CPF ou CNPJ eletrônico.

Criada em 2001, a certificação digital imprime autenticidade em transações online e identifica o usuário à distância.

Inteligência artificial

Nos últimos anos, a Inteligência artificial deixou de ser um tema apenas para experts e chegou até as rodas de conversas de ‘pessoas comuns’, passando a ser também parte de cursos online.

Alguns cursos, inclusive, oferecem a parte básica gratuitamente, com ensinamentos sobre o conceito de inteligência artificial e seu impacto na sociedade. As aulas geralmente são oferecidas em vídeo com facilidades como login facial e aulas via redes sociais.

Entre os temas dos cursos estão banco de dados, blockchain, cloud computing, data mining, big data, estatística, chatbots, entre uma série de outros aspectos. Com o uso de tablets, desktops e celulares para a educação online, a inteligência artificial é uma das fortes tendências para os próximos anos.

Realidade aumentada30

Já pensou em estudar sobre dinossauros com modelos gigantes como se fossem reais? Essa é uma das características da RA, que permite trazer para a educação vivências do mundo real para as aulas.

É como se o aluno olhasse para um motor real de um carro, só que com muito mais detalhes em seu interior, a exemplo das válvulas se movimentando até o momento da explosão.

Como podemos ver a partir dos exemplos acima, há muito o que ser explorado na área de educação nos próximos anos. Oferta de cursos online é o que não vai faltar!