25 de fevereiro de 2019

Treinamentos x Equipe mais segura

Netodologias de treinamento e desenvolvimento em empresas tem se tornado cada vez mais diferenciais essenciais para a qualificação de colaboradores de uma equipe, o que interfere também nos resultados de um negócio.

A boa gestão de pessoas, somada a atualização constante dos colaboradores, são aliados para o desenvolvimento e capacitação de diversas habilidades de colaboradores, que resultam em benefícios a longo prazo para empresas no mercado.

Em tempo de alta concorrência, é cada vez mais importante a atenção de gestores para as principais tendências para manter sua equipe estimulada, alinhada, fortalecida e segura.

Investir na preparação e treinamento de equipes no trabalho é um ótimo meio de agregar valor a uma empresa. Um dos treinamentos mais importantes e que muitas vezes é esquecido ou negligenciado é o treinamento de segurança dos colaboradores.

Quando bem definidos e feitos constantemente, esses treinamentos podem reter talentos, aumentar a produtividade dos colaboradores de uma organização e por consequência, viabilizar a ascensão da equipe.

O artigo abaixo busca chamar atenção para um dos principais treinamentos na área da gestão de pessoas e empresas, trazendo definições, vantagens e opções em treinamentos de segurança.

Segue abaixo alguns tópicos que serão trabalhados no artigo:

  • O que são treinamentos de segurança
  • Vantagens do treinamento de segurança
  • Tipos de treinamento

O que são treinamentos de segurança

Os treinamentos de segurança são metodologias de aprendizado voltados para a segurança do ambiente de trabalho e dos colaboradores. Manter a equipe sincronizada com os cuidados e protocolos de segurança de uma empresa traz diversos benefícios para os funcionários e para a organização.

No ambiente de trabalho, se cada membro de uma equipe for capaz de desempenhar um papel significativo na segurança e saúde da organização, o ambiente fica menos propenso a ocorrência de acidentes e mais preparado caso ocorram imprevistos.

Outro benefício do treinamento de segurança é a redução de absenteísmo (falta) no trabalho por motivos de segurança ou saúde, o que gera a economia de tempo e dinheiro para investimentos em pontos de crescimento da empresa.

Vantagens dos treinamentos de segurança

Com o uso de práticas de treinamento focado na segurança, a rotina de trabalho é desenvolvida com mais produtividade e segurança, o que permite o ajuste do colaborador ao ambiente e vice-versa.

O treinamento de segurança quando bem feito e executado pode trazer várias vantagens e benefícios a uma empresa, assim como os colaboradores que usufruem de técnicas e ferramentas para a prevenção de acidentes.

Entre as diversas vantagens estão a redução de custos, o aumento da produtividade, a capacitação de colaboradores, intensificação da segurança no local de trabalho, otimização da qualidade de serviço e produtos, engajamento da equipe e, principalmente, a diminuição de acidentes de trabalho.

Tipos de treinamento de segurança

Como os demais tipos de treinamentos empresariais, existem diferentes especialidades a serem trabalhadas de acordo com o grau de necessidade e exigência de cada empresa, são eles:

  • Treinamento para a conscientização

Um espaço de trabalho seguro é essencial para a preservação de funcionários da equipe, além da infraestrutura do trabalho. Porém mesmo assim alguns problemas ainda podem acontecer. A formação e conscientização do caminho mais eficaz para resolver problemas é a base fundamental que deve ser treinamento de uma equipe. A conscientização de colaboradores sobre os benefícios de seguir os protocolos de segurança é abordada nesse tipo de treinamento. Atividades e palestras motivacionais são algumas das metodologias desse treinamento, que busca sinalizar aos colaboradores os procedimentos recomendáveis e equipamentos corretos para manter o ambiente em segurança.

  • Treinamento de integração

A maioria das empresas precisam lidar com um certo nível de rotatividade dos funcionários, e isso significa que estão sempre buscando novos colaboradores para assumir cargos. Desta forma, é importante que na chegada de novos  funcionários seja ofertado um treinamento de adaptação do ritmo e rotina da empresa. Os treinamentos de integração buscam adaptar novatos de acordo com as normas da organização, através de informações sobre o ambiente de trabalho, condições do trabalho, riscos, etc. Além disso, também irá orientar o uso adequado de ferramentas de trabalho a fim de evitar acidentes.

  • Análise de riscos

A análise de risco busca antecipar problemas que possam vir a acontecer no ambiente de trabalho. Através do conhecimento dos riscos, é possível mapear estratégias, prioridades, aumentar o cuidado em setores e direcionar investimentos.

  • Segurança Online

Nos dias atuais, está cada vez mais inserido no dia a dia de empresas a automação, com a internet em destaque especial internamente. A segurança online busca treinar colaboradores para o uso correto da internet e evitar operações que possam colocar em risco informações ou computadores da organização.

  • Cultura de prevenção

A cultura de prevenção procura assegurar a efetiva segurança do trabalho seja da equipe, de sistema ou de infra estrutura. Ela pode ser transmitida através do investimento de cursos, palestras, aulas. Enquanto a análise de risco ajuda no estudo de caso, a cultura de prevenção transforma a estratégia de forma eficaz ao disseminar a cultura preventiva.

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br