mLearn, Treinamento

Treinamento para Força de Vendas ganha eficácia com Mobile Learning

O Mobile Learning está transformando a educação corporativa, e já é considerado uma das principais ferramentas para treinamento nas empresas. Um dos benefícios para os profissionais de vendas, por exemplo, é a possibilidade de aprendizagem mais ágil e de forma assertiva. Para as companhias, o sistema é uma solução inteligente de aperfeiçoamento que atende as necessidades de todos os colaboradores.


Um dos fatores que firmam a tendência do mobile learning no meio corporativo é que o número de computadores vendidos no mundo está caindo, só no ano passado as vendas diminuíram 10,4%, segundo a consultoria IDC Brasil. Ainda de acordo com pesquisas realizadas com empresas americanas, constatou-se que 7 em cada 10 empresas adotavam soluções de aprendizado mobile, um aumento de 24% com relação ao ano anterior. O chamado e-learning já havia redefinido a forma de capacitação entre equipes, e muitas empresas no Brasil passaram a realizar cursos e treinamentos via computador. Porém, com mais de 125 milhões de brasileiros utilizando smartphones, este mercado precisou se reinventar.


Segundo nosso CEO Ricardo Drummond, os treinamentos de vendas podem acabar se tornando muito extensos e os vendedores em geral, não conseguem reter uma grande quantidade de informações ao mesmo tempo. De acordo com pesquisas, treinamentos de vendas diários não são efetivos, já aproximadamente 50% do conteúdo de aprendizagem é esquecido dentro de 5 semanas e, consequentemente, não é aplicada ao processo de vendas. Os vendedores precisam entender os detalhes do produto para reforçar a sua confiança ao vender. E através do mobile learning eles conseguem realizar processo através dos seus aparelhos celulares, otimizando processo, ocupando seus tempos de espera com atividades uteis, tais como estudando e participando de atividades de treinamento.


Para equipes de vendas o mobile learning tem sido um grande propulsor da difusão do conhecimento e da democratização do saber, já que é possível se adequar um conteúdo extenso para que seja simples, fácil, dinâmico e intuitivo. Através de treinamentos mobile é possível estabelecer equipes mais engajadas em conhecer mais sobre o processo de vendas. O mobile learning é um grande atrativo principalmente para vendedores da geração Y, já que é possível visualizar cursos de forma online e desenvolver suas habilidades através de smartphones e tablets. E permite que a empresa dê mais liberdade e flexibilidade para os colaboradores realizarem treinamentos e se capacitarem. Através de telefones de alta tecnologia é possível ter acesso a diversos formatos de estudos, como vídeos, apresentações, textos, testes etc. O conteúdo fica disponível para ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora.


De acordo com Ricardo, o modelo de multiplataformas de conteúdo permite aos profissionais de vendas maior interação em conhecimentos que podem potencializar seu sucesso de vendas. Além disso, é uma forma de aprender por meio de simulações e conteúdo que podem ser armazenados para qualquer momento. Ele também ressalta que a maneira como consumimos conteúdo é oposta do tradicional. Sejam cursos, filmes, séries de televisão ou livros, o que buscamos hoje é mobilidade, e isso deve estar no radar das empresas quando o assunto é educação corporativa.


Criação: Agência A+