4 de março de 2019

Tempo mínimo diário para aprender

Quantas horas por dia você dedica aos estudos? Qual é o mínimo de estudo que deve ser dedicado diariamente para o sucesso? Na caminhada para o sucesso profissional, a dedicação é uma peça chave na rotina diária do estudante.

Muitas vezes somos instruídos durante a fase de aprendizagem a realizar ciclos de estudo forçado, seja na escola ou até mesmo em casa por nossos responsáveis. Mas por incrível que pareça, esta pergunta não tem resposta única. Não há fórmula mágica de tempo de estudo, pois cada ser humano tem um ritmo de aprendizado e uma base de conhecimento. Não existe grau de comparação de ciclos de estudo pois cada pessoa apresenta peculiaridades e variáveis que interferem e justificam o tempo de aprendizagem pessoal.

Embora a quantidade de horas dedicadas aos estudos por dia seja um importante fator na caminhada de aprendizado, é preciso entender as adaptações, variações e circunstâncias que devem ser levadas em consideração na hora de planejar o ciclo de aprendizado.

Para uma boa absorção de temas estudados, é preciso organização e planejamento. Dessa forma, técnicas de gestão de tempo de estudo são fundamentais.

Seguem os tópicos que iremos abordar neste artigo:

  • Importância da rotina de estudos
  • Técnicas de planejamento

Importância da rotina de estudos

Um bom plano de estudos, planejado de acordo com as necessidades pessoais do indivíduo é um ótimo aliado para a preparação profissional e sucesso de aprendizagem. Ao criar o planejamento de estudos, o aluno atribui diversos benefícios a sua caminhada rumo ao conhecimento.

  • Otimização do tempo: O tempo gasto para a criação e organização do planejamento será recompensado através do aprendizado otimizado. Quanto maior a organização e dedicação ao objeto de estudo, menor será o tempo gasto com conteúdos já estudados e melhor será a gestão do seu tempo diário.

  • Definição de prioridades: O planejamento e a organização facilitam a visualização de disciplinas que demandam maior dedicação de tempo e atenção. As prioridades são esclarecidas.

  • Preparação completa: Ao organizar os seus estudos, as chances de deixar alguma matéria ou conteúdo de lado diminui. Crie um cronograma e separe os conteúdos que já tem um bom conhecimento daqueles que apresenta maior dificuldade.

  • Rotina: Separe um horário no seu dia, respeitando a sua disponibilidade, para rever e estudar tudo o que foi passado nas aulas. Lembre-se de reservar um tempo maior para os conteúdos que apresentam maior dificuldade, e não se esqueça dos intervalos de descanso.

  • Foco: A criação de uma rotina de estudos exige muita disciplina e dedicação para ser respeitada. Mas após estabelecida a rotina, é possível otimizar o foco e a aprendizagem do aluno.

Técnicas de Gestão do Tempo

Na hora de estudar, é preciso entender que o bom resultado é gerado apenas através da dedicação e organização do estudante, e não de quantidade de horas maçantes de estudo por dia. Adote técnicas que coincidam com seu tipo e ritmo de aprendizagem. Para isso, seguem abaixo algumas técnicas de estudo focadas no alto desenvolvimento e produtividade através do foco, descanso e reflexão.

  • Técnica Pomodoro

A técnica tem como objetivo o aumento da produtividade do aluno. Crie uma lista de matérias e assuntos que precisam ser estudados. Marque ciclo de estudos de 25 minutos cada, com a ajuda de um marcador de tempo. Durante o ciclo de estudos é preciso manter 100% do foco, abrindo mão de qualquer distração. Ao término de cada ciclo, descanse entre 3 a 5 minutos, e então reinicie o processo. Faça isso por pelo menos 4 ciclos diários. Ao final, o seu tempo de estudo será otimizado através do método que exige 100% do foco e concentração.  

  • Técnica dos 18 minutos

Inicie sua rotina de estudos dedicando 5 minutos para planejar sua rotina e criar uma lista de atividades. Coloque um alarme para soar a cada 60 minutos, que serão dedicados aos estudos e lista de atividades. Após esse tempo, reserve 1 minuto para reflexão do que foi feito e aprendido. O ideal é fazer este ciclo por um período de 8 horas. Ao final, dedique 5 minutos para refletir sobre tudo o que foi realizado ao longo dos ciclos.

  • Gestão de tempo no dia a dia

Adote práticas de planejamento de estudo no dia a dia, como o uso de listas de tarefas, técnicas de foco e uso moderado de objetos de distração, como redes sociais. Mantenha o foco na realização das atividades para que a absorção do aprendizado seja bem-feita.

Procure estudar o máximo de carga horária que conseguir, respeitando sempre a saúde e o índice de aprendizagem e atenção. Lembre-se, quantidade não é qualidade.

Pergunte-se: quantas horas eu consigo estudar durante o dia? Pense que o conhecimento deve ser adquirido sempre, logo é importante separar um tempo de estudo sempre que possível. Quanto mais você conseguir se dedicar aos estudos e suas metas, melhor, mas sempre respeitando a saúde física e mental, seus relacionamentos pessoais, e outras necessidades.

Related Post

Rua Paraíba, 330 - 18º andar - Sala 1810
Cep: 30130-917 - Funcionários, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br