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Sucesso empresarial e Universidade Corporativa: Qual a relação?

 

A Universidade Corporativa é um campo de desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso dos colaboradores e, consequentemente, da empresa.

 

Mas, apesar de atrair cada vez mais instituições e demonstrar resultados eficientes, o conceito ainda é pouco conhecido. Como acontece nas universidades tradicionais, a UC desenvolve habilidades e competências em seus alunos, mas com um diferencial: o aprendizado está focado em atender às necessidades da empresa, ampliando suas vantagens competitivas.

 

O que é Universidade Corporativa?

 

A Universidade Corporativa – ou Universidade Empresarial – é uma rede de conhecimento e ensino ligada a uma empresa. Ela oferece aos colaboradores conteúdos de treinamento, cursos técnicos e até cursos de graduação.

 

Mas você deve estar se perguntando: qual é, então, a diferença da Universidade Corporativa para a Universidade Tradicional?

 

Ao contrário das faculdades clássicas, a UC tem como objetivo atender às necessidades específicas da empresa. É como se ela fosse um espaço de apoio às limitações técnicas e habilitacionais. Assim, as metas dos treinamentos são muito bem definidas e alinhadas às estratégias da organização.

 

Essa condição permite um alto grau de personalização, já que é possível definir um plano de estudo exclusivo para os funcionários, levando em conta as lacunas e as dificuldades individuais e particulares.

 

Perceba: ao invés de iniciar uma longa pesquisa de cursos, palestras ou workshops que atendem só em certo ponto às aspirações da empresa, não seria melhor ter um processo educacional desenhado especialmente para ela?




Universidade Corporativa como condição para o sucesso empresarial

 

Hoje, as empresas começam a perceber que o sucesso é muito mais significativo quando está alinhado ao desenvolvimento de seus profissionais. Isso porque quando os colaboradores sentem que podem evoluir junto com a organização, eles se tornam mais comprometidos e motivados com o trabalho e com as metas.

 

E uma das principais formas das empresas contribuírem para o crescimento dos funcionários é investindo na educação corporativa. Por meio da Universidade Corporativa, é possível criar, ampliar,  distribuir e gerenciar o conhecimento dentro da instituição.

 

Com foco direcionado na gestão de resultados, a UC auxilia na atração e na retenção de talentos para uma equipe e no desenvolvimento de competências. Além disso, ela é um excelente meio para divulgar e reforçar a missão, a cultura, a visão e os valores organizacionais.

 

As vantagens da Universidade Corporativa Móvel

 

Existem diferentes formas de acesso à UC: online, ead (educação a distância), mobile... Dentre elas, o mobile learning (modalidade móvel) se destaca, já que apresenta diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os funcionários.

 

A Universidade Corporativa Móvel é aquela desenvolvida para dispositivos móveis – como tablets e smartphones. Ela representa, primeiramente, uma grande economia, pois poupa gastos com infraestrutura e material físico.

 

Outro benefício é que o processo de aprendizagem se torna mais padronizado, já que todos os colaboradores terão acesso aos mesmos materiais. Além disso, existe a praticidade de ter os conteúdos no celular, sendo possível consultá-los a qualquer hora e em qualquer lugar.




Universidade Corporativa: como implementar?

 

Para desenvolver e implementar a Universidade Corporativa, é importante apoiar-se em algumas estratégias. Em primeiro lugar, é preciso conhecer as maiores necessidades da empresa e dos funcionários no que se refere à capacitação.

 

Nesse ponto, é fundamental o envolvimento e o acompanhamento do RH e dos gestores, de modo a tornar o processo mais eficiente e mais alinhado com os objetivos corporativos. Não custa ressaltar, assim, que os conteúdos que integrarão a UC devem se relacionar com a visão, missão e cultura organizacional.

 

Além disso, é necessário escolher a solução tecnológica que servirá como suporte para Universidade Corporativa. Plataformas de ensino a distância têm se mostrado bastante eficientes nesse sentido, pois permitem a inclusão de recursos que enriquecem e estimulam o treinamento. Conteúdos multimidiáticos, gamificação e socialização são apenas alguns desses mecanismos!

 

Plataforma mobile

 

Criada em 2013, a mLearn é uma startup focada em aprendizagem móvel que possibilita para instituições educacionais e empresas a entrega de programas educacionais via smartphones, usando gamificação e ferramentas de aprendizagem social.

 

A plataforma mLearn é voltada para usuários de smartphones que pretendem complementar e/ou reforçar seus estudos nas horas vagas, em deslocamento (indo e voltando para a escola ou trabalho), em casa, ou no trabalho – e também para funcionários de empresas que precisam de qualificação específica.

 

A ferramenta possui diversas funcionalidades: cursos, provas, certificados, exercícios, socialização, notícias, entre outras. Um dos diferenciais é que a plataforma é integrada com as redes sociais e o aprendiz participa de um jogo onde tudo o que ele faz é avaliado e pontuado. Assim, à medida em que estuda, ele ganha pontos, medalhas e vai subindo de nível.

 

Em 2014, a empresa teve o seu plano de negócios destacado pelo programa de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Standford, na Califórnia. A startup já capacitou mais de 5 milhões de pessoas com cursos rápidos nas quatro principais operadoras do país, e conta com um sistema de distribuição de cursos e treinamentos prontos direcionados para áreas diversas.

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Júlia Boaventura

Produtora de Conteúdo