21 de outubro de 2018

Retenção de talentos: funcionários satisfeitos e engajados ajudam no crescimento da empresa

Com o mercado cada vez mais competitivo, o sucesso das empresas depende de vários fatores, como: um bom trabalho colaborativo, qualidade dos produtos e dos serviços prestados, além do compromisso com a empresa.

Sem dúvidas essas atividades estão ligadas diretamente ao desempenho dos colaboradores. Por isso, é importante que a gestão consiga contar com uma equipe que seja fiel a empresa, que conheça seus objetivos e se dedique a eles.

Garantir a satisfação de seus funcionários, consequentemente faz com que eles produzam mais e melhor, aumenta o engajamento da equipe, reduz a rotatividade de colaboradores. Quando o time de colaboradores está engajado há uma grande contribuição para que a estrutura organizacional da companhia evolua. O ambiente se torna mais leve e atrai novos talentos para a sua empresa.

As empresas que estão em busca de sucesso precisam encontrar maneiras de se diferenciar e conquistar espaços ímpares. É aí que reter talentos se torna um fator primordial. Afinal, uma boa equipe de funcionários, que esteja motivada, engajada e por dentro das questões da empresa, acaba sendo a responsável pelas melhorias dos processos, alcance de resultados e solução dos desafios.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o Atração e retenção de talentos

o Aumento da produtividade e diminuição do número de faltas

o Aproxime-se de seus funcionários

Atração e retenção de talentos

Uma organização que oferece uma experiência agradável e condições de crescimento profissional, acaba se tornando muito atrativa para os jovens talentos que estão no mercado.

Os funcionários não estão mais a procura apenas de benefícios financeiros, mas de novos desafios, aprendizados para conseguirem evoluir em suas carreiras e um ambiente que seja favorável à isso. Ao oferecer boas experiências em sua empresa, os funcionários serão fiéis a ela.

É preciso transformar as ações em medidas contínuas para que os funcionários estejam sempre satisfeitos e comprometidos com o cargo que possuem na empresa.

As ações que estimulam o engajamento ajudam nas melhorias contínuas, tanto para os colaboradores como para a empresa de modo geral.

Aumento da produtividade e diminuição do número de faltas

Funcionários que se sentem desmotivados não se importam com os objetivos da empresa, e tornam-se acomodados. Deixam o esforço de lado para atingir as metas de produção.

É preciso mostrar ao funcionário que ele é relevante para a empresa, percebendo que tem participação ativa nos processos realizados, recebendo benefícios extras ao bater metas, e um ambiente que ele tem possibilidades de evoluir, fará com que ele se esforce mais e haja uma absorção de objetivos da empresa, gerando mais produtividade.

Um outro fator que ganha destaque é que colaboradores desmotivados acabam tendo alto índice de absenteísmo, pode ser por problemas de saúde ou por falta de vontade de comparecerem. Vale destacar que quando a experiência de trabalho é ruim, é normal que os colaboradores tenham problemas com ansiedade, estresse, o que acaba acarretando outros problemas.

Aproxime-se de seus funcionários

É muito benéfico ter um canal de comunicação com os colaboradores, porque assim como é importante os funcionários escutarem, é fundamental que também sejam ouvidos.

Disponibilizar um canal aberto para se comunicar com a equipe é muito importante, já que essa interação além de fazer com que eles se sintam mais importantes, os deixa também mais confortáveis para expressar as opiniões.

Você poderá escutar as suas ideias e receber os feedbacks que podem ser úteis para implementar melhorias na empresa. Permitir essa interação dos funcionários com a gestão evita que haja problemas por falta de comunicação.

Com certeza a qualidade é um dos fatores mais importantes para obter a satisfação do colaborador. É preciso haver equilíbrio entre o lazer e o trabalho, com ambiente seguro e agradável, ser recompensado sem que haja jornadas exaustivas e ambientes perigosos.

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