10 de dezembro de 2018

Quero mudar de área: cursos de especialização ou uma nova graduação?

No cenário atual, onde a cada dia surgem novos cursos e carreiras, é normal que haja o questionamento sobre a sua área de atuação. Os profissionais acabam se vendo com um grande nicho de opções e saber qual caminho seguir acaba sendo um problema.

Enquanto os funcionários mais novos acabam buscando vagas que façam sentido em seus estilos de vida, os colaboradores mais experientes acabam ficando mais inquietos com as perspectivas de futuro.

Os desejos de anos atrás eram de ter um emprego estável com uma boa remuneração, mas hoje os profissionais almejam áreas e funções que os façam sentir mais satisfeitos.

Profissionais já graduados e que planejam continuar se atualizando, ficam na dúvida sobre qual a melhor opção: ser generalista ou especialista? Essa pergunta ronda muito a cabeças dos profissionais, já que hoje o mercado está aberto para ambos.

Você pode se tornar um superespecialista, conhecedor de uma única área ou ter habilidades de conhecimento mais raso em vários segmentos, sendo um profissional mais versátil.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos neste artigo:

    • Planejamento é fundamental
    • Segunda graduação
    • Pós-Graduação

Planejamento é fundamental

Ao decidir fazer tanto uma nova graduação como uma pós-graduação, é preciso que você se planeje e leve em consideração alguns fatores como: a área de atuação profissional, as suas qualidades, como está o mercado de trabalho e a sua capacidade financeira.

Reflita sobre esses pontos para que sua decisão seja a mais certeira possível, depois disso basta definir as estratégias para ingressar naquele curso que tanto quer, como fazer com os horários e a grade estudo.

Se você está buscando mudar a sua área de atuação, a primeira ação que deve ser feita é analisar se o seu perfil se encaixa no novo ramo que almeja. Uma dica bem bacana é enfatizar quais das suas competências poderão ser aproveitadas nessa nova área e entender quais outras você precisará desenvolver.

Hoje em dia ninguém quer perder tempo, este é um fator em comum tanto para os jovens como para os mais experientes. Então, antes de mudar de área, também é preciso considerar qual o tipo de qualificação combina com o seu objetivo e considerar todas as variáveis.

É importante também pesquisar sobre o mercado de trabalho e buscar informações com profissionais que já possuem experiência na área, para que você esteja ciente de como é funciona este novo ramo.

Estimar os custos que você terá com essa nova caminhada é fundamental para que os seus planos não desçam ladeira abaixo. Veja quais as despesas que virão com um curso de pós-graduação ou uma nova graduação, período que você ficará parado para a transição de carreira.

Um dos principais pensamentos que você precisa ter é que a sua decisão deve ser muito bem pensada, nada de chegar um dia mau do trabalho e achar que por isso quer mudar de carreira. Decisões tomadas no impulso, tendem a dar errado.

Faça networking na nova área escolhida, cursos de especialização e extensão são uma das principais fontes para esses contatos, além de traçar um cronograma pessoal para implementar esses novos caminhos.

Você já estando no mercado de trabalho, carrega certa experiência, mas se você enxerga que pode desvendar novos horizontes, há duas opções para isso: uma nova graduação ou uma pós.

Segunda graduação

Há prós e contras em fazer uma nova graduação, essa opção pode ser uma das melhores quando você está em busca de uma nova carreira ou ingressando em um ramo novo, o qual não ainda não há nenhuma especialidade.

Imagine que você já é formado na área de jornalismo e trabalha em uma agência de comunicação. No escritório, você tem contato com colegas que trabalham na área de designer e percebe que gosta muito de mexer nos programas de edição.

Então, para seguir essa carreira, é preciso que você ingresse em uma nova graduação para virar um designer capacitado.

Já no segundo caso, acaba sendo bem mais incomum, imagine uma pessoa formada em Contabilidade. Ele precisa usar as ideias junto aos conceitos e técnicas de comunicação para aplicar em suas apresentações.

Mas ele anda tendo dificuldade em encontrar uma pós-graduação que proporcione esse suporte a ele, o desenvolvendo mais nas técnicas de falar em público, montar apresentações dinâmicas e engajar os outros funcionários.

Assim a melhor opção para esse profissional é voltar a universidade e cursar uma segunda graduação na área de Comunicação Social.

Essa segunda ação, acaba sendo mais comum quando há uma mudança muito grande de áreas e a pessoa ainda não está estável na área em que atua.

Pós-graduação

Na grande maioria dos casos, dedicar-se a uma pós-graduação acaba sendo a melhor alternativa para quem já se formou e quer se aperfeiçoar. Você deve optar pela pós quando quiser aprofundar os seus conhecimentos em assuntos já adquiridos na graduação, aumentar as chances de conseguir uma promoção e ter novas oportunidades de emprego.

Quando já se fez uma graduação e quer aprimorar alguns assuntos que você já estudou superficialmente, a pós sem dúvidas é uma grande oportunidade para você aprofundar seus estudos em tópicos mais específicos.

Para o segundo caso, o curso de pós-graduação para pessoas que querem crescer na empresa, é um diferencial. Já que quem é mais especializado acaba saindo na frente em uma seletiva.

Lembre-se que a pós sozinha não irá garantir nada, mas ela pode ser o extra necessário para que você seja escolhido no meio de outros profissionais.

Você querendo reingressar no mercado de trabalho, a pós-graduação pode ser o pontapé inicial para que você encontre novas oportunidades. Ao voltar à sala de aula, você conhecerá novos profissionais com novos contatos e o seu networking só irá ficar mais especializado.

Essa indicação que provavelmente irá surgir por parte de seus colegas de pós-graduação, acaba não ocorrendo na segunda graduação, isso porque acaba que os alunos não possuem experiência profissional.

 

Rua Paraíba, 330 - 18º andar - Sala 1810
Cep: 30130-917 - Funcionários, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br