17 de agosto de 2018

Quais são os motivos que levam profissionais a optarem por determinadas empresas?

Afirmar que o mundo atual está cada vez mais complexo, acelerado, polarizado, recheado de contradições, incertezas e ambiguidades já se tornou pleonasmo. A questão que deve ser abordada é como as características do mundo atual impactam as relações dos indivíduos com as profissões, o mercado de trabalho e o futuro profissional e organizacional.

De acordo com pesquisas, o crescente ambiente de crise econômica e empresarial tem acirrado ainda mais as disputas do mercado e a busca por talentos e colaboradores de boa produtividade. Assim, torna-se imprescindível identificar e trabalhar questões organizacionais de grande atratividade em empresas, sejam eles diferenciais externos ou internos.

O artigo pretende abordar as características do mundo atual de competitividade, apontando importantes fatores de diferenciação e vantagens de benefícios motivacionais em cargos empresariais, apontando atrativos que auxiliam na escolha de profissão para funcionários profissionais.

Abaixo, segue os principais temas que serão abordados pelo artigo:

o   A importância das empresas se diferenciarem no mercado

o   Benefícios como forma de motivação

o   Saiba o que os profissionais buscam em uma organização

A importância das empresas se diferenciarem no mercado

Em virtude dos tempos atuais de grande mudança no cenário competitivo mundial, é possível destacar e perceber um crescente período de investimentos empresariais voltados para a busca de diferenciais atrativos de destaque no mercado de trabalho.  Estratégias de gestão voltadas ao engajamento com treinamentos para aprimorar o desempenho dos colaboradores estão cada vez mais presentes no ambiente de negócios como forma de benefícios.

O professor da Universidade de Harvard, Michael Porter, abordou em seu livro “Estratégia Competitiva” as condutas empresariais relacionadas a estratégias consideradas ofensivas ou defensivas como fator de criação de diferenciação de produtos ou serviços de acordo com o preço e enfoque em grupo específico de clientes, usando como base situações reais do mercado comercial.

A palavra estratégia tem origem na derivação da palavra grega stretégós, definida na Grécia antiga como um comandante chefe que conduzia o exército. Posteriormente a palavra estratégia foi criada e vinculada ao ato de articulação e disponibilização de tropas e combinação de manobras para atingir objetivos militares, em meio ao período de conquistas de guerras. Hoje em dia, a palavra se assemelha a habilidade de desenvolvimento de conjuntos de ações ou tarefas de acordo com um planejamento visando o alcance de objetivos.

Segundo Michael Porter, a finalidade da estratégia no cenário de mercado origina no planejamento de evoluções empresariais. Já a diferenciação, de acordo com o contexto empresarial, consiste na distinção de produtos ou serviços como algo único e de exclusividade.

Segundo Porter, a estratégia de mercado de diferenciação acumula custos altíssimos para o objetivo de diferenciação qualitativa de produtos ou serviços. Mas ressalta ainda o importante conhecimento de que o alcance eficaz de diferenciação, quando feito de forma correta, proporciona retorno geram lucros de investimento acima de metas.  

O professor universitário estadunidense Philip Kotler ficou conhecido como o guru do marketing ao lançar seus estudos em livros pelo mundo. Segundo Kotler, “O ritmo da mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou, uma vantagem competitiva”. Desta forma, nos dias atuais, é cada vez mais imprescindível a busca por inovações empresariais, seja por produtos ou serviços, visando atratividade e identidade solidificada para a competitividade e permanência no mercado.

A diferenciação através da inovação é uma nova ferramenta na introdução de produtos ou serviços no mercado comercial. Porém, para que a inovação possa acontecer, é preciso o desenvolvimento crescente do processo de análise estratégica, visando identificar e entender o passado e o presente, com o objetivo de elaborar possíveis alternativas de variação para o futuro, em uma constante análise de mercado.

Benefícios como forma de motivação

Os investimentos concentrados para a gestão de benefícios em empresas têm se tornado crescentemente uma das principais ferramentas de captação de lucros de produtividade, melhora da qualidade de vida de colaboradores e sucesso empresarial. Através dessa ferramenta, é possível analisar as diferenças dos níveis de produtividade em um negócio e o clima da organização.

Mas atenção, a motivação no mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa simples. A complexidade do dia a dia somada a correria iminente e a desmotivação criada pelos resultados inalcançáveis e obstáculos na jornada de trabalho, acabam por afetar drasticamente o rendimento produtivo e qualitativo do trabalhador. Logo, a gestão estratégica de busca motivacional e beneficiadora para funcionários constitui uma importante ferramenta de impacto no negócio.

Pesquisas apontam que atividades e atitudes de funcionários referentes ao trabalho não é determinada apenas e exclusivamente por estímulos oriundos da remuneração, mas sobretudo por fatores de ordem psicológica e sociológica.

A remuneração de trabalhos é uma tarefa de ordem obrigatória em empresas, porém grande maioria não sabe ou oferece o reconhecimento profissional aos seus colaboradores. O fato em si é alarmante em um cenário profissional, visto que o retorno de reconhecimento é um dos pontos mais procurados por profissionais de talento no mercado de trabalho.

O psicólogo americano Abraham Maslow, é conhecido com um dos grandes responsáveis por popular movimento transpessoal da psicologia na década de 1940. Segundo os estudos de Maslow, grande parte do comportamento humano é explicado pelos desejos e necessidades.  Deste modo, quando uma necessidade em particular se torna ativa, ela se transforma em estímulo para as ações humanas, passando a ser impulsionadora de atividades. A atividade produz a discrepância do que é importante na vida de um indivíduo, passando a moldar suas atitudes comportamentais.

Saiba o que os profissionais buscam em uma organização

Em uma pesquisa realizada com 19 mil profissionais, foi constatado que em no ano de 2020, cerca de um terço da força de trabalho será composto por jovens da geração Y, ou os chamados milênios, que nasceram entre os anos 1980 e 1990. Com as mudanças de foco de contratação e força de trabalho, é necessário entender a fundo o que é buscado no ambiente corporativo, e tal papel é importante para identificar, atrair e reter talentos.

A remuneração é um grande atrativo do mercado de trabalho em uma sociedade baseada nas regras do capitalismo, porém cada vez mais profissionais buscam novos diferenciais de agregação de valores contratuais e organizacionais, tais como:

Ambiente e crescimento

Um cargo é muito atrativo de acordo com as oportunidades de crescimento que ele oferece. Ferramentas como planos de carreira e projetos de mentoring de acompanhamentos exercem um alto grau de atração de talentos em potencial com objetivos a longo prazo.

É de extrema importância que as oportunidades de crescimento e evolução estejam ligadas ao mecanismo de desenvolvimento emocional, comportamental e técnico de empresas através de lideranças que inspiram engajamento, motivação e superação de desafios em prol do crescimento profissional.

Reconhecimento profissional

A falta de reconhecimento de qualidades é um fator de grande desmotivação para funcionários em um ambiente de trabalho. É preciso produzir análise constante de funcionários, proporcionar feedbacks, criar um ambiente aberto a ideias, e reconhecer conquistas e resultados.

Social

A visualização do impacto positivo da empresa na sociedade é um fator cada vez mais buscado por profissionais. A procura por organizações voltadas a causas sociais e com identificação de ideias compatíveis é crescente entre as gerações de trabalhadores. As novas gerações estão cada vez mais atentas e educadas sobre os impactos do trabalho que vão além da organização em si.

Ambiente prazeroso

Ambientes de trabalho com liberdade de expressão e ideias são altamente desejáveis por trabalhadores no mercado. Empresas dinâmicas, com ambiente criativo, que priorizam a qualidade de vida estão na lista das empresas mais buscadas para ingressar.

Benefícios e remuneração

Um bom pacote de benefícios e um bom pagamento são sempre atrativos muito buscados por funcionários em potencial e na conservação de talentos. Existem diversos métodos de implantação de programas de recompensa no mercado com metas organizacionais individuais.

Conclusão

Nos dias de hoje a busca por profissionais capacitados é grande e as empresas que possuírem um plano de benefícios para os colaboradores serão as que mais irão se destacar no processo de escolha do funcionário.

Atualmente, oferecer apenas o salário não é o suficiente para que um profissional escolha estar em tal empresa, pois um plano de benefício bem estruturado é também capaz de oferecer inúmeras vantagens. Portanto, invista em benefícios que sejam adequados ao estilo de vida de seus funcionários, seja através de parceria com clubes e academia, bolsas de estudos e programas de incentivos e recompensa.

 

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br