9 de outubro de 2018

Por que incentivar e investir na capacitação dos colaboradores (equipe)?

Um dos requisitos básicos para manter a qualidade e o bem-estar da equipe é a capacitação dos colaboradores e a produtividade de sua empresa. Investir em programas de qualificação traz benefícios tanto ao empregador como ao funcionário, já que o colaborador agrega valor tanto para si como para a empresa.

A capacitação profissional envolve todos os setores da organização, desde a diretoria, gerência e supervisão, até os cargos operacionais. No cenário atual, que há cada vez mais exigências e as tecnologias avançam muito rápido, encontrar profissionais capacitados está cada vez mais difícil.

É por isso que muitas companhias estão investindo e incentivando seus colaboradores para atender as novas demandas. Com a capacitação profissional, o trabalhador absorve novas técnicas de ações e conhecimentos específicos para atender as necessidades da corporação.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o Os principais benefícios de se investir na capacitação dos colaboradores
o Treinamento e capacitação dos funcionários
o Empresas cada vez mais competitivas

 

Os principais benefícios de se investir na capacitação dos colaboradores

As empresas precisam enxergar que investir em cursos e treinamentos para a equipe só traz benefícios para a organização. O ambiente de trabalho se torna mais leve e agradável, e o próprio colaborador se sente cada vez mais valorizado, seguro e motivado pela empresa.

O funcionário que percebe esse movimento e investimento tende a ser fiel à cultura e valores da organização, além de ser um grande influenciador interno. Outro ponto importante a ser destacado é o baixo turnover da empresa.

Treinamento e capacitação dos funcionários

Em um momento em que as dificuldades econômicas atingem o mercado, é normal as empresas buscarem a redução dos custos e o aumento de sua produtividade. É nesse momento que os cortes das companhias acontecem e os investimentos em cursos para treinamento e capacitação dos colaboradores são deixados de lado. Mas esse ponto deve ser visto pela organização como ganho e não como perda.

Estimular o trabalho em equipe também é uma das melhores maneiras de motivar os funcionários a se entrosarem. Quando relacionado à uma nova equipe de colaboradores, o treinamento ajuda não apenas para esclarecer dúvidas sobre a realização do trabalho, mas para a formação de grupos que apresentem bons resultados.

Equipes que treinam juntas tendem a apresentar melhores resultados e performance. A troca de experiência permite que as habilidades e competências de cada um fiquem evidentes e sejam melhores administradas e aplicadas em prol dos objetivos da corporação.

O treinamento dos colaboradores também pode gerar outro benefício para a empresa: a retenção de talentos. Essa sem dúvida pode ser uma das maneiras de promover o desenvolvimento da carreira do funcionário, dando a possibilidade para que ele evolua para cargos com maior responsabilidade e melhor remuneração.

É mais vantajoso a empresa investir e desenvolver a “prata da casa” do que contratar profissionais do mercado. Para a organização é interessante que os colaboradores permaneçam por bastante tempo na empresa e aprimorem os seus conhecimentos para que assim possam contribuir também para o crescimento da companhia.

Empresas cada vez mais competitivas

Uma empresa composta por profissionais qualificados e atualizados, sem dúvida oferece os melhores serviços. Com a capacitação e novas habilidades aprendidas, os funcionários terão mais recursos para encontrarem soluções e darem um passo a mais para tornar a empresa mais competitiva no mercado.

A capacitação profissional blinda a empresa da perda de qualidade e da falta de habilidade com as novas tecnologias, proporcionando mais recursos para que ela concorra no mercado de trabalho e seja uma referência no ramo que atua.

É preciso entender que capacitar a equipe deve ser visto como um investimento e não como um custo. Como já vimos anteriormente, isso pode trazer mais ganhos do que perdas.

Investir em cursos e treinamentos diminui a rotatividade da equipe, já que o funcionário se sente valorizado com os incentivos da empresa, evitando dessa forma a perda de tempo e o investimento em novas contratações.

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br