29 de outubro de 2018

Por que devo me especializar

O profissional precisa buscar se aperfeiçoar sempre para se inserir nas oportunidades que o mercado proporciona. Para chegar a patamares mais altos em sua área profissional, é preciso ter o combo de ser qualificado profissionalmente e possuir estratégias de auto investimento cultural.

Quanto mais especializado o colaborador for, mais chances ele tem de sair na frente de outros trabalhadores, aumentando as oportunidades de crescimento, se estabilizando no mercado e conseguindo aumentar as perspectivas para o seu futuro.

Diferente de um profissional com conhecimentos gerais, que acaba sabendo um pouco de cada assunto, o especialista é a parte que necessita estar alinhada ao conjunto.

Esse é o profissional que vai dominar uma área, focado na carreira, investindo em conhecimento, o que é bem interessante para as empresas.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o A importância do especialista para o mercado
o O crescimento em sua área de atuação
o O desenvolvimento de novas habilidades

A importância do especialista para o mercado

O profissional especializado transmite confiança e eficiência, além de ser mais valorizado no mercado de trabalho. Para construir um caminho profissional sólido, a especialização tem papel fundamental.

Hoje para quem está buscando uma oportunidade de trabalho, o nível de exigência é mais alto, isso porque as empresas estão buscando profissionais mais qualificados e especializados, algo que coloca os participantes a frente na disputa.

No momento, os processos seletivos, tanto em empresas privadas, como nas organizações públicas, acabam levando em consideração os candidatos que tenham continuado os estudos após o curso de graduação.

Com o grande nicho de cursos disponíveis, físicos e mobile, a exigência por especialização no mercado de trabalho está crescendo a cada ano. Antes, títulos que eram vistos como um “bônus” em sua formação perderam esse status para serem vistos como algo obrigatório e natural.

É interessante ver que os avanços da tecnologia, influenciam diretamente o mercado de trabalho, o que acaba sendo imprescindível é que os profissionais a usem, absorvendo dela tudo o que seja necessário para a empresa.

As empresas veem com outros olhos a qualificação dos candidatos, pré-selecionando aqueles que possuam a qualificação adequada para as atividades a serem desenvolvidas.

Quanto mais consistente você for na área, as suas chances de ser convidado para fazer uma entrevista, passar por um período de experiência e se estabelecer na empresa, são maiores.

Esteja ciente que boas empresas necessitam de profissionais que tenham conhecimentos específicos, com potencial superior e focado no segmento, contribuindo para o nome e status da empresa frente ao mercado.

Com mais qualificação, mais chances os profissionais têm para realizar tarefas, encontrando soluções originais.

A participação efetiva do profissional no processo de planejamento, gestão e tomada de decisão, diminui o microgerenciamento das equipes, otimizando o tempo e priorizando a ação dos superiores.

O crescimento em sua área de atuação

Por mais que não seja garantida a promoção do profissional ao se especializar, isto, sem dúvidas, ajuda no crescimento profissional. Por mais que a velocidade da promoção não seja tão rápida, ela irá chegar e fará você crescer na carreira, obtendo novos patamares com suas conquistas e experiências.

Bons profissionais ficam felizes em conseguir melhorar sua performance ao absorver novos conhecimentos. E esse desempenho será observado tanto pelos seus chefes como por seus colegas.

Sem dúvidas todos os profissionais se motivam ao receberem o aumento de salário, ou até mesmo sendo promovidos. Junto ao conhecimento, se dedicar faz diferença. Não adianta manter uma variedade de cursos e exigir privilégios e salários maiores.

Lembre-se que com a empresa crescendo, você também irá crescer. É assim que costuma acontecer nos negócios privados. Já nas organizações públicas, o título de pós-graduado costuma ser o suficiente para garantir salários atrativos.

O desenvolvimento de novas habilidades

A especialização oferece a oportunidade de desenvolver habilidades diferentes, fazendo com que sua área de atuação se expanda. Junto as habilidades adquiridas na graduação, você vai enriquecer o seu trabalho e aumentar seu desempenho, ficando apto a realizar tarefas mais complicadas.

A aquisição de habilidades específicas vai lhe permitir realizar novos desafios. As novas habilidades irão atuar positivamente no seu networking, fazendo com que outras oportunidades cheguem até você.

Hoje, o Linkedin, é um dos espaços mais valiosos para contatos profissionais registrarem seus novos conhecimentos, ampliando sua rede com profissionais que apresentam interesses comuns.

Além da promoção de seus talentos, há oportunidades de chamar atenção de recrutadores interessados em suas habilidades, gerando chances de novos desafios no mercado.

Com conhecimento mais especializado em liderança e gestão, o profissional pode chegar a novos caminhos em áreas administrativas. Mas se não é o seu caso entrar em uma gestão administrativa, as habilidades gerenciais vão lhe ajudar no desenvolvimento de sua atuação com mais objetividade.

Conhecer mais como funciona o gerenciamento, vai lhe permitir uma visão mais sistêmica da organização, compreendendo o processo de crescimento e as dificuldades financeiras que podem ocorrer. O que é fundamental no mercado de trabalho.

 

 

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br