26 de outubro de 2018

Os benefícios da qualificação profissional (empresas e colaboradores)

A cada dia o mercado de trabalho se torna mais competitivo, então quanto mais qualificado você estiver, a chance de obter um bom emprego será maior.

Por mais que algumas áreas de atuação estejam com poucas oportunidades de trabalho, há outros setores com uma gama de vagas disponíveis, faltando apenas os candidatos com as competências necessárias.

É normal as empresas buscarem por profissionais que já tenham alguma qualificação necessária para assumir cargos bem remunerados, porque dependendo do caso, não há tempo disponível para desenvolver programas de treinamento e capacitação.

Por isso é importante frisar como é fundamental que o colaborador já chegue apto para assumir a função em um primeiro momento.

Ter experiência também é um fator determinante, da mesma forma que o diploma tem o seu peso. Cursos de especialização permitem que o candidato esteja um passo a frente dos demais em processos seletivos mais concorridos.

Para os que já estão empregados, se especializar, sem dúvida, pode gerar vários pontos no seu currículo, como para receber uma promoção ou mesmo um aumento de salário.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o O diferencial do curso de especialização

o A pós-graduação como uma atualização

o Qualificação profissional trazendo novos desafios

O diferencial do curso de especialização

Por mais que ainda seja uma época de crise, há empresas com muitas vagas abertas, mas que não conseguem preenchê-las, pois não há profissionais com habilidades específicas para isso.

O curso superior passou de ser um requisito diferencial para ser algo obrigatório para quem quer ter chances de crescimento no mundo corporativo. Com a concorrência cada vez maior, é imprescindível ser qualificado para aumentar as chances de conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Por exemplo, um conhecimento adquirido em uma pós-graduação vai permitir que o profissional tenha mais independência e precisão para atuar.

Em uma época onde os cortes de gastos são fundamentais para manter viva muitas empresas, um funcionário que produz mais, tem mais chances de se manter no emprego. Isso porque o contratante percebe que o colaborador merece continuar no emprego por se destacar dos demais.

A pós-graduação como uma atualização

Uma pós-graduação serve como um upgrade na formação profissional, já que ela proporciona conhecimentos específicos de uma área que se deseja atuar, aprimorando habilidades no campo profissional.

Conviver com outras pessoas que atuam na mesma área proporciona trocas de experiências sobre procedimentos e situações comuns da rotina. Reciclar ideias traz muitos benefícios para o dia a dia corporativo, adicionando novos métodos de solucionar problemas.

Outro ponto que chama atenção de quem busca o aprimoramento é a possibilidade de realizar múltiplas tarefas. É normal que colaboradores mais antigos recebam novas funções na empresa, mesmo que eles não as dominem.

Possuindo uma qualificação, o colaborador fica mais confiante e preparado para assumir novas posições na empresa ou mesmo complementar a sua experiência da graduação variando o cargo que ocupa.

Vale destacar que estar sempre se atualizando é uma das melhores maneiras de se adaptar ao mercado e ter como competir com outros candidatos formados na mesma área. Quem se aprofunda em determinado nicho, acaba ganhando mais notoriedade.

Qualificação profissional trazendo novos desafios

Um curso de pós-graduação faz com que o estudante consiga se aprimorar em um setor relacionado a função a qual ele está atuando, possibilitando a abertura de um leque de novas opções. Para quem quer mudar a carreira, a especialização é o melhor caminho para aprender uma nova profissão, desde que esteja conectada a graduação principal.

Quem quer, por exemplo, ocupar um cargo de liderança, a área de gestão é indicada. Há uma série de programas de aperfeiçoamento e diversos tipos de MBA.

Para os profissionais que querem redirecionar a trajetória profissional, é mais prático optar por fazer um mestrado ou pós-graduação. Isso porque uma segunda graduação demandaria mais tempo e empenho que uma especialização, que possui uma carga horária reduzida. Também tem um custo menor e o foco dos estudos acaba sendo mais preciso, com aprendizado mais certeiro.

Uma graduação não adiciona uma capacitação particular para determinada área, isso porque ela acaba sendo muito abrangente. Já a pós-graduação funciona como um funil, focada em uma margem de alunos mais reduzida e mais ciente do que desejam em relação ao futuro profissional.

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br