13 de novembro de 2018

Os benefícios corporativos aliados a retenção de talentos

Por mais que a tecnologia seja muito presente em nossas vidas, o capital humano ainda leva vantagens no sucesso de uma empresa. Isso porque sem profissionais qualificados atuando no planejamento e processos de uma companhia, essa não existiria.

Investir na construção do time dos sonhos, com pessoas altamente qualificadas é incentivar o crescimento da empresa. Não podemos deixar de mencionar que os resultados individuais estão diretamente ligados ao propósito e retorno do negócio.

Atualmente no Brasil, ainda é necessário melhorar as políticas de retenção de talentos. As empresas ainda perdem oportunidades e profissionais com potencial, devido ao não reconhecimento, a falta de valorização e investimento em benefícios corporativos.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

  • Os principais benefícios corporativos
  • Cuide de seu ambiente de trabalho
  • Benefícios corporativos x retenção de talentos

Os principais benefícios corporativos

De uma maneira geral, os benefícios corporativos trazem uma oportunidade de melhoria na qualidade de vida dos colaboradores. Essas vantagens podem incluir: academia, entretenimento, educação, terapias. Esses benefícios vêm sendo oferecidos, principalmente em empresas de grande porte. Porém, qualquer organização, seja de pequeno ou médio porte, também pode investir em benefícios que estejam de acordo com o budget e interesse dos funcionários.

Há uma série de benefícios corporativos obrigatórios como: vale-transporte e vale alimentação/refeição, entre outros. Mas hoje em dia, as empresas optam por oferecer benefícios corporativos extras como: plano odontológico, seguro de vida, plano de saúde, previdência privada e acompanhamento gestacional.

Com a concorrência no mercado, muitas organizações vêm oferecendo descontos na educação, com parcerias em cursos de idiomas e em universidades, com o objetivo de qualificar seus profissionais.

Investir e facilitar o aprendizado dos colaboradores é um dos benefícios corporativos mais eficazes para geração de resultados e retenção de talentos.

Cuide de seu ambiente de trabalho

Uma questão muito comum que afeta o mundo corporativo é o ambiente de trabalho. Manter a harmonia, bom relacionamento e unidade da equipe é um dos principais desafios para gestores de pequena, média e grandes organizações. Mas isso pode ser conquistado com a ajuda de fortes políticas de valorização interna, e os benefícios corporativos podem ser ferramentas estratégicas e fundamentais para essa mudança.

O estresse dos funcionários pode ser notado das mais diversas formas: proporcionar pouca liberdade para que os colaboradores possam criar, ter um ambiente de trabalho desconfortável, a falta de cores e humanização na empresa podem ser fatores destrutivos dentro de uma organização.

Sem dúvidas a criatividade é um dos elementos principais na hora de manter o interesse do colaborador na função que ele realiza e isso deve ser utilizado na hora de eleger os benefícios.

Não é novidade que funcionários que trabalham felizes ou que estão satisfeitos em seu trabalho produzem mais e ajudam a empresa a chegar aos seus objetivos.

O sucesso dos benefícios corporativos está relacionado diretamente à melhoria do desempenho dos colaboradores, que se sentem motivados para trabalhar, criando um vínculo maior com a empresa.

Por mais que possa parecer um investimento alto, o retorno é garantido: funcionários satisfeitos e fidelizados.

Benefícios corporativos X retenção de talentos

A empresa que valoriza seus funcionários e proporciona benefícios corporativos diferenciados tende a atrair e reter talentos na organização. Com a rotina agitada e o mercado cada vez mais competitivo, se torna cada vez mais difícil fidelizar colaboradores apenas com bons salários. É necessário proporcionar o “algo a mais”. É nesse momento que entram os benefícios corporativos.

A remuneração de uma empresa pode até ser mais atrativa, mas se outra organização proporcionar benefícios, como auxílio-creche, descontos em cursos de idiomas ou faculdades, convênio com academias e plano de saúde, provavelmente se destacará e vai atrair a atenção de muitos candidatos que buscam aliar o trabalho com bem-estar e qualidade de vida.

Saber quais são os benefícios corporativos que mais se encaixam no perfil de seus colaboradores é muito importante. Cada funcionário possui suas preferências na forma de lazer, rotina e estudos. Por isso é interessante fazer uma pesquisa de satisfação, procurando ouvi-los.

Há alguns conceitos bem importantes em uma empresa: questione, ouça e aplique, deixe com que todos se sintam à vontade para expressar as suas vontades e participarem da tomada de decisão.

Escutar a todos é fundamental para verificar qual é o grande perfil de sua empresa.

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br