11 de outubro de 2018

O uso da tecnologia: o pontapé que faltava para disseminar a educação móvel

Hoje em dia é difícil ver alguém que seja totalmente independente da tecnologia. Uma simples televisão está repleta de fatores tecnológicos, os dispositivos móveis então são dotados do que há de mais novo na tecnologia.

Então, já que somos tão conectados, porque não usar a tecnologia a nosso favor nos meios da educação? Com a correria do dia a dia, muita gente justifica a falta de tempo para não investir nos estudos e especializações.

Unir o útil ao agradável, aperfeiçoando o conhecimento, é a chave do sucesso. Por isso há algum tempo, vemos a inserção da tecnologia tanto nas aulas mais tradicionais como na educação móvel.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o O primeiro passo para uma nova fase

o O uso dos dispositivos móveis na educação

o A inserção da tecnologia na educação

O primeiro passo para uma nova fase

A tecnologia é tão importante em nossas vidas que sem ela o mundo atual pararia literalmente. Com toda essa dependência, percebeu-se que o uso da tecnologia no momento seria fundamental para aperfeiçoar os métodos de ensino.

Quando percebemos que a melhor maneira de dar um novo passo no que há relacionado à educação à distância, é usarmos a ferramenta que temos em mãos, a tecnologia virou a melhor aliada nessa “guerra”.

É preciso entender que a educação nunca foi, mesmo nos tempos antigos, algo estático, há necessidade de haver interação com o mundo exterior para que assim tenham novidades a expressar.

Uma das tecnologias que vêm sendo muito usada, e que hoje se tornou fundamental em qualquer espaço público ou privado, é o Wifi. Esta possibilita expandir a internet por vários lugares, conectando mais pessoas a rede. De maneira didática, é preciso haver espaços para novas atualizações, metas e alcances.

A tecnologia deixa a vida de todos mais fácil e com mais acesso a materiais para leitura, como artigos, teses, monografias e livros, deixando os estudantes mais a vontade para experimentarem e constatarem qual é a melhor metodologia para o seu tipo de estudo.

O uso dos dispositivos móveis na educação

Sem dúvida o professor tem papel de transmitir os conhecimentos aos seus alunos, proporcionando aprendizagem e imersão. O uso de aparelhos digitais entre os jovens e adultos, o que antigamente era algo visto com maus olhos, hoje acaba tornando o acesso ao conhecimento mais prático e divertido.

É notável que a união entre o conhecimento dos professores e a utilização dos diversos recursos de tecnologia, além de ajudarem na velocidade do desenvolvimento do raciocínio, ajuda os professores a terem mais maneiras educacionais para repassarem o conteúdo e metodologia.

A implementação da tecnologia é imprescindível para que haja uma contribuição expressiva na aprendizagem dos alunos. O acesso ao conteúdo online, como vídeo aulas, por exemplo, motiva aos alunos a buscarem novos desafios.

A facilidade em ter um smartphone contribui muito para o acesso a educação de qualidade. Esse tipo de aprendizagem vem ganhando muito espaço no mercado justamente por isso. Não é preciso estar no mesmo lugar para aprender, há mobilidade e sempre vai haver algum curso que caiba no seu bolso.

Por mais que tenham muitos benefícios vindos junto aos recursos tecnológicos e pelas mais diversas técnicas utilizadas para aperfeiçoar a aprendizagem, vale ressaltar que a adaptação dessa tecnologia vai de cada pessoa, e assim como algumas terão muita facilidade para outras pode ser um desafio.

Há estudantes que realmente ficam focados, mesmo estudando pelo celular ou computador, mas há outros que perdem o foco mais facilmente devido ao uso das redes sociais ou sites.

Para que um aluno foque na aprendizagem é preciso que o professor tenha uma boa dinâmica, conhecendo o público que vai receber as informações para que seja feita da melhor forma e técnica possível.

A inserção da tecnologia na educação

Pelo avanço rápido das tecnologias, a educação começou a ver a necessidade de acompanhar na mesma velocidade esse processo para que o ensino pudesse ser absorvido da melhor forma pelos alunos de todos os níveis.

A educação unida a tecnologia através dos dispositivos móveis vem avançando ao longo dos últimos anos, sempre baseado nos diferentes modelos de aprendizagem.

Cada pessoa tem uma necessidade específica, assim como smartphones diferentes que agradam mais um segmento do que outro. Pensando nisso, é necessário entender o público para escolher o melhor recurso que se adeque em suas necessidades.

Não basta ter um aparelho celular ou computador a sua disposição com acesso a internet, é preciso saber como manuseá-lo. Esse dispositivo sendo usado da maneira correta será de grande ajuda na aprendizagem.

 

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br