4 de setembro de 2018

O que são cursos livres?

Nos dias atuais, o mercado de trabalho encontra um período de recessão e competitividade acirrada. A exigência por especialização em cargos de empregados é cada vez mais consolidada e complexada. O aperfeiçoamento de técnicas, inclusão de práticas e adaptações as diversidades do mercado geram a cobrança por diferenciais de destaque em colaboradores.

Empresas são constantemente cobradas no contexto econômico de grande competitividade, o que proporciona a necessidades de eficiência e produtividade a desenvolvidas e cobradas, com quadro pessoal de alta capacidade visando entregar resultados.

Os profissionais de hoje em dia, do século XXI, necessitam maiores requisitos de qualificação quando comparados gerações passadas. Com os avanços tecnológicos das últimas gerações, colaboradores precisam estar em constantes atualização e aprendizado visando manter o espaço no mercado de trabalho.

Por isso, nesse contexto, de busca e demanda de treinamentos, os cursos livres nascem como alternativa de modelo de ensino profissionalizante e não formal.

O artigo busca trabalhar a inserção dos chamados cursos livres no modelo educacional e pontuar benefícios e meios de implementação na rotina do mercado de trabalho.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o O conceito de cursos livres

o Benefícios dos cursos livres

o Cuidados na hora de escolher o curso livre  

Conceito de cursos livres

Diferente dos comumente conhecidos, cursos técnicos, os cursos livres não apresentam regulamentação específica associada ao Ministério da Educação (MEC).  Denota-se como curso livre os modelos de ensino que são apresentados e ministrados por

De acordo com o decreto presidencial oficializado no dia 23 de julho de 2004, os chamados cursos livres detêm de base legal, o que oficializa sua integração como modalidade de educação. A educação profissional de modalidade livre propõe um modelo de educação não-formal de variável duração, atendendo a demandas de estudantes e trabalhadores que procuram profissionalização, qualificação e atualização no mercado de trabalho. Ainda segundo o decreto, os cursos livres não têm como requisito autorização prévia de para seu funcionamento, nem reconhecimento do Conselho de Educação.

O nome livre, atrelado ao modelo de ensino supõe o não estabelecimento obrigatório de carga horária, possibilitando a variação de tempo, disciplina e diploma. Sendo assim, o modelo de cursos livre é independente de autorizações legais por parte do MEC, seja por autorização e reconhecimento de curso ou credenciamento institucional.

De acordo com a Lei nº9394/96, as instituições que oferecem esse tipo de curso em seus métodos de ensino, obtém direito da emissão de certificado a alunos em conclusão, com validade legal para diversos fins.

Benefícios de cursos livres

Vivemos numa época de altas e constantes transformações, onde o mercado e os indivíduos são obrigados a adaptação em prol da sobrevivência. Com o intuito de manterem-se atualizadas e adaptadas ao mercado e a sociedade, empresas buscam contratar profissionais inseridos no ambiente de trabalho e que solucionem aspectos de modernização.

Os chamados cursos livres detêm grande importância na reciclagem de conteúdo para profissionais, auxiliam no domínio de novas ferramentas de diferentes áreas.

  •       Capacitação versátil

Por não requisitar formação prévia, o treinamento democratiza o acesso ao conteúdo para alunos no ensino.

  •       Curta duração

Pela curta duração, os cursos livres retêm a praticidade de aceleração da curva de aprendizagem para o desenvolvimento de indivíduos.

  •       Formação individual

Uma grande vantagem do curso é a possibilidade de criação, ao longo do tempo, de uma formação individual que assume os requisitos para o perfil próprio do indivíduo e seus objetivos de carreira.

  •       Comodidade

Os cursos livres online, no caso de educação a distância, proporcionam ao indivíduo a possibilidade de capacitação, pela internet, na comodidade de onde preferir, com a qualidade do treinamento presencial.

  •       Dinamismo

Cursos livres retém um formato pratico com aprendizado dinâmico, que facilita a compreensão dos conteúdos

Cuidados na hora de escolher o curso livre

Atualmente, o mercado de cursos livres tem crescido exponencialmente, com uma gama diversa de opções de inserção. Com isso, alguns cuidados devem ser levados em consideração antes de decidir qual curso fazer.

  •       O que oferece

É sempre importante se informar em relação ao conteúdo que é oferecido a fundo. A pesquisa, quando feita de forma apropriada, deixa a aprendizagem assertiva com o modelo e a necessidade de aprender.

  •       Disponibilidade de conteúdo

Tenha em mente a análise de conteúdo a ser disponibilizado e os meios de alcance destes. O conhecimento adquirido deve preencher os desejos de aprendizado de acordo com conteúdo e disponibilidade afim de desenvolver o conhecimento de forma adequada.

  •       Grade curricular

Analise bem a grade curricular do curso e conheça a fundo as disciplinas e assuntos que serão trabalhados

  •       Profes07sor

Pesquise sobre o professor que proporcionará o ensino. Essa análise de trabalho profissional e acadêmico de currículo é uma opção para entender melhor as especialidades que serão trabalhadas.

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br