13 de junho de 2018

O que é mobile learning aplicado a treinamento corporativo?

O mobile learning não é um conceito novo, mas está virando uma tendência entre os cursos e treinamentos empresariais por uma série de fatores. Adaptando-se ao perfil atual dos funcionários, garante maior adesão aos programas de educação corporativa, além de ser prático e econômico.

Conheça essa modalidade de ensino, entenda como ela pode ser aplicada ao treinamento corporativo e quais são as vantagens desse investimento. Confira!

O que é mobile learning?

O mobile learning é uma modalidade de educação que utiliza dispositivos móveis para disponibilizar conteúdo e promover a aprendizagem. A ideia já é bastante antiga, mas o formato como conhecemos hoje tomou forma em torno de 2007, quando os smartphones e tablets ganharam popularidade.

É importante ressaltar que o mobile learning é diferente do e-learning. Este último é muito popular entre as universidades atualmente, que oferecem cursos de graduação e pós-graduação à distância. O mobile learning possui algumas características importantes que o diferenciam dessa modalidade.

Primeiro, os dispositivos mobile podem ser acessados em qualquer lugar e horário. Geralmente, demandam menos tempo de dedicação do aluno por acesso. Além disso, o conteúdo é mais fluído, interativo, dinâmico e atrativo, adaptando-se aos aparelhos de onde são acessados.

Como o mobile learning é aplicado na educação corporativa?

O mobile learning pode ser aplicado em diversos contextos, mas tem sido muito utilizado no treinamento corporativo. Ao invés de investir recursos em aulas presenciais, as empresas apostam na praticidade dos dispositivos móveis para promover a educação corporativa entre os funcionários.

Essa tendência acompanha o perfil da população quanto ao uso da internet e de dispositivos mobile. Hoje, 93% dos brasileiros acessam a internet pelo celular por meio das redes móveis dispensando o uso de computadores e redes fixas. Sendo assim, é estrategicamente que as empresas apostam no conteúdo mobile.

No entanto, o treinamento corporativo mobile deve ter cuidado quanto ao conteúdo. É preciso adequá-lo aos dispositivos utilizados (smartphones, tablets e notebooks) conforme seu design e rede de acesso. Também enfatizando materiais atrativos e de fácil consumo ao usuário, como vídeos e imagens.

Por que utilizar o mobile learning no treinamento corporativo?

Ao elaborar cursos e treinamentos empresariais mobile, a empresa evita gastos com recursos, como tempo de produção e infraestrutura. O funcionário utiliza seu próprio para acessar o conteúdo por meio de aplicativos quando e onde quiser.

O treinamento corporativo mobile também é bastante adaptativo, uma característica que garante maior adesão dos colaboradores ao programa. Funcionários mais velhos podem preferir o computador, os mais jovens o celular e cada um tem um ritmo diferente de aprendizado. O mobile learning adapta-se a todos os perfis sendo uma estratégia abrangente para toda a empresa.

Outra vantagem do mobile é a utilização de fórmulas atrativas ao estudante. Um exemplo que é tendência hoje é o gamification, os jogos de aprendizado. A educação corporativa pode ser transmitida por meio de jogos no celular que o funcionário acessa em intervalos ou no caminho para casa. É um estudo motivador que gera capacitação e vantagens para ambos os lados.

Capacitar, motivar e engajar funcionário com o treinamento corporativo sempre foi tanto uma necessidade quanto um desafio para as empresas. Hoje, o mobile learning torna essa tarefa mais fácil, barata e eficaz.

Quer saber mais sobre as novidades e tendências do treinamento corporativo? Assine nosso newsletter!

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br