Corporativo, mLearn

O que é educação corporativa e por que investir nela?

A educação corporativa começou como uma inovação, tornou-se tendência e hoje é necessidade. Para sobreviver em um mercado competitivo e inovador é preciso manter uma equipe de colaboradores capacitados para superar obstáculos e atingir novos objetivos.

Uma tendência em crescimento constante, a capacitação empresarial oferece resultados de longo prazo por um baixo investimento. Facilmente aplicada à rotina da empresa, capacita colaboradores e gestores a atingir resultados melhores e tomar decisões mais assertivas.

Quer conhecer essa estratégia? Entenda o que é educação corporativa e descubra como o investimento no treinamento para funcionários traz resultados à sua empresa. Confira!

O que é educação corporativa?

A educação corporativa é uma estratégia de gestão baseada na capacitação dos funcionários. A empresa promove o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, comportamentais e pessoais de seus colaboradores com foco em resultados.

Diferente de um treinamento convencional, a educação corporativa enfatiza habilidades de trabalho em equipe, gestão de conflitos, resolução de problemas, análise crítica, entre outros. Assim, além de produzir com qualidade, o colaborador torna-se também um elemento estratégico dentro da organização.

Não é incentivar o treinamento para funcionários, mas promovê-lo por meio de capacitação empresarial específica, voltada para os objetivos da empresa. Um exemplo de como isso é feito são as Universidades Corporativas, nas quais a empresa elabora programas de treinamento adequados às suas necessidades de mercado.

Desse modo, o colaborador torna-se um profissional mais qualificado enquanto atende às necessidades exclusivas da empresa. Trata-se de um investimento, pois reflete no fortalecimento da cultura empresarial entre os funcionários aumentando seu engajamento e produtividade.

Quais são as vantagens de investir na capacitação empresarial?

A educação corporativa pode – e deve – ser aplicada em empresas de qualquer porte ou segmento mercadológico e traz inúmeros benefícios. Ela pode ser utilizada para suprir necessidades focais ou para incrementar a competitividade da empresa por meio de ações generalizadas.

O treinamento para funcionários pode ser utilizado como estratégia em momentos de crise para garantir a sobrevivência da empresa. Por exemplo, capacitando os colaboradores para identificar oportunidades, resolver problemas e adaptar-se às mudanças amenizando seu impacto.

Em momentos favoráveis, a capacitação empresarial oferece vantagens competitivas para ganho de market share ou então inovação. Atuar com tecnologias emergentes e inovar nos processos produtivos e gerenciais para gerar melhores resultados são exemplos de como a educação corporativa pode impactar os negócios.

Como o treinamento para funcionários traz resultados para a empresa?

A importância do treinamento para funcionários reside na necessidade das empresas se adequarem a um mercado altamente competitivo e em constante transformação. Por meio da capacitação empresarial, os colaboradores se tornam mais assertivos nesse contexto.

Afinal, a educação corporativa está associada ao engajamento dos funcionários em atingir os objetivos da empresa. As equipes passam a atuar de forma mais colaborativa e a qualidade do trabalho aumenta, gerando melhores resultados.

Investir no treinamento para funcionários cria um ciclo virtuoso, no qual o colaborador sente-se valorizado, motivado e confiante. Apesar de vislumbrar novos rumos para a carreira, o colaborador tende a permanecer na empresa e motivar colegas a atingir as metas.

O resultado é uma equipe capacitada, que produz com qualidade e rapidez, interessada em atingir os objetivos da empresa e defender sua marca.

Pronto para começar a investir no treinamento para funcionários? Então conheça as principais tendências da capacitação empresarial!

 

Author


Avatar