4 de julho de 2018

O microlearning pode salvar o desenvolvimento de pessoas nas organizações

Estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas devem levar em consideração as diversas possibilidades que a tecnologia proporciona e também a maneira com que as informações são absorvidas pelas pessoas.

Por exemplo: você sabia que um usuário só lê de 20% a 28% de uma página web? E que frases com mais de 25 palavras são desaconselhadas se você quer atingir à maioria das pessoas? Estudos já comprovam que conteúdos mais curtos e diretos são melhor assimilados, colocando o microlearning no centro do nosso post de hoje.

Quer saber como microlearning pode salvar o desenvolvimento de pessoas nas organizações? Vem com a gente!

 

O que é microlearning?

O termo microlearning designa um método de ensino-aprendizagem que se utiliza de conteúdos curtos, que levam de 2 a 5 minutos para serem assimilados. Para que isto seja possível, os conteúdos são bastante objetivos, com foco em transmitir uma única informação ou ensinamento.

No microlearning, o conhecimento transmitido também tem como característica a praticidade, ou seja, ele pode ser aplicado rapidamente no ambiente de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas na organização.

 

 

Como o microlearning contribui para o desenvolvimento de pessoas?

Quando dizemos que o microlearning pode salvar o desenvolvimento de pessoas nas organizações, não estamos exagerando. Confira os benefícios que ele traz:

Conhecimento rápido e aplicado

Quando os conteúdos vêm em formato de “pílulas de conhecimento”, as pessoas assimilam com maior rapidez e dispõem imediatamente de ferramentas para melhorar o desempenho em suas atividades.

Conteúdos on demand

Outra facilidade do microlearning é que os conteúdos podem ser rapidamente desenvolvidos, a fim de suprir uma lacuna pontual no conjunto de competências de cada colaborador. Enquanto alguns precisam aprender fórmulas de Excel, outros precisam melhorar técnicas de vendas, por exemplo.

Acessibilidade

O treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações sempre enfrenta barreiras no que tange à concentração de várias pessoas em um mesmo local para a transmissão de conhecimentos. Com o microlearning, o conhecimento fica disponível online, para ser acessado a qualquer hora, em qualquer lugar.

Personalização

Como os conteúdos são curtos, pontuais e bastante focados na prática, vale a pena segmentar os públicos da empresa e desenvolver pequenos cursos personalizados, que atendam aos objetivos do programa de treinamento e desenvolvimento da empresa.

Multimídia

A diversidade de formatos de conteúdo que a internet permite torna o microlearning uma excelente opção para despertar o interesse e engajar os mais diversos públicos. Texto, imagem, vídeo, áudio, gamification, são algumas das possibilidades para quem deseja investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas por meio do microlearning.

Investimento mais atrativo

Os cursos em formato de microlearning também têm um alto poder de escalabilidade. Você pode oferecer o mesmo curso para dezenas, centenas de pessoas, com um investimento bem menor do que o tradicional.

Primeiramente, porque as “pílulas de conhecimento” são mais fáceis e baratas de produzir. Em segundo lugar, porque o conteúdo pode ser consumido rapidamente, em qualquer lugar, diminuindo o custo indireto dos treinamentos, isto é, a ausência do colaborador enquanto está estudando.

Curioso sobre a implementação do microlearning, mas em dúvida sobre o investimento? Saiba como o treinamento para funcionários pode trazer maior lucratividade para sua empresa!

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br