6 de agosto de 2018

Melhore sua performance com Mindfulness

Em um cenário mundial de mudanças, que abrange inclusive a área de gestão de pessoas, é notória a discussão sobre o desenvolvimento empresarial que vai além de estratégias de treinamento, motivações e outras técnicas.

Os colaboradores e os modos de trabalho mudaram, surgindo novas necessidades. Através de métodos de meditação, o chamado mindfulness é difundido em empresas como uma ferramenta que busca suprir as novas demandas do mundo comercial.

No mundo atual de full time, onde tudo acontece ao mesmo tempo, o ser humano é adaptado para ter múltiplas tarefas. Por exemplo, enquanto escreve um texto, pensa na atividade que deve entregar, ou nas compras que deve fazer, não obtendo o foco necessário para realizar cada tarefa individualmente. A atividade de mindfulness busca, através exercícios como a meditação, fazer com que você consiga focar a atenção em situações e estados metais presentes.

Este artigo pretende explicar o que é o mindfulness, apontar sua importância e auxiliar a implementação da técnica. Segue abaixo os principais temas que serão abordados:

 o  O que é mindfulness

 o  Como o mindfulness pode ajudar você a vender melhor

 o  Como aplicar o mindfulness em sua rotina

O que é Mindfulness

Mindfulness é uma palavra de origem da língua inglesa, cuja tradução em português é atenção plena. o termo é multifacetado, e interpretado sob diversas perspectivas, sendo uma delas o estado mental.

O chamado estado mental faz relação com a maneira de exercer atenção e atitude de abertura diante das situações. Logo, o conceito se opõe ao costume atual da era digital de agitação mental e full time, onde o corpo se encontra presente, mas a mente está vaga.

Em diversas situações da vida diária, o homem é encontrado no estado de piloto automático e desatenção. Um exemplo relacionado ao caso pode ser encontrado no ato da leitura. Muitas vezes é preciso retornar páginas para entender o que foi lido, já que a leitura se tornou automática e desatenta. Com isso, o indivíduo que possui mindfulness de estado mental, exerce um componente claro de atenção.

De acordo com dados da Microsoft, nos últimos 5 anos o indivíduo perdeu significativamente o poder de atenção. Segundo a pesquisa, antes da era digital, a média de atenção da mente humana a um determinado objeto ou situação era de 13 segundos, hoje a média baixou para 8 segundos. Com isso, o indivíduo muda de foco e atenção muito rapidamente, conseguindo prender a atenção em média por apenas 8 segundos.

É muito comum a associação do conceito de mindfulness a atividade de meditação. Mas é preciso entender que a aptidão de mindfulness não é necessariamente a meditação em si, mas sim, muitas vezes, a vinculação da prática meditativa para o seu aprimoramento. Uma das ferramentas de mindfulness é o exercício de meditação como treinamento de estado mental para o uso diário.

Como o Mindfulness pode ajudar você a vender melhor

Na era atual de multitarefas, é comum acreditar na realização de muitas atividades como otimização e eficácia de tempo e de produção. Porém, a realidade é outra. As mudanças de atenção e foco em curto espaço de tempo geram gastos energéticos e cansaço. Segundo estudos, a técnica de multitasking, ou multitarefa, resulta na perda significativa de eficiência em até 40%.

O mindfulness treina o estado mental de atenção e a chamada mente de principiante. O conceito de “mente de principiante” faz relação ao estado de contato com situações a partir da premissa de primeira e última vez, tirando as amarras do passado que produzem a técnica de adivinhação do presente e futuro na mente humana.

Segundo líderes corporativos, a técnica proporciona equilíbrio e distanciamento de pensamentos, criando um ambiente de trabalho eficaz e saudável. Já os colaboradores acreditam ser uma ótima ferramenta, que auxilia a manter a atenção e foco em um cenário de distrações diárias que podem acarretar no atraso e na queda de produtividade.

Segundo estudos feitos pela Universidade americana de Harvard, de todo o tempo em que um indivíduo permanece acordado, 47% é gasto com a mente dispersa.

O resultado da aplicação da técnica alcançou resultados excelentes de aumento de concentração e eficiência, a ponto de empresas de renome começarem a aderir à atividades de estímulo do mindfulness. A empresa Google, por exemplo, criou seu próprio programa que equilibra o método de mindfulness a diversas atividades de inteligência emocional e neurociência, o chamo “search inside yourself”, traduzido para português como “procure dentro de si mesmo”.

A adesão a prática de mindfulness proporciona diversos benefícios para o indivíduo, seja profissionalmente ou pessoalmente. São eles:

  •   Distanciamento: com a prática, é possível criar distanciamento das chamadas crenças limitadoras, dotadas de questionamentos negativos.
  • Conexão: o indivíduo apto a prática, exerce uma conexão interior-exterior maior, conseguindo identificar pontos a serem aprimorados e reflexões de seu ambiente.
  •  Novos padrões da mente: Com a consciência mais elevada, o indivíduo consegue se dissociar do piloto automático
  •  Criatividade: com a criatividade aflorada, o indivíduo dotado de mindfulness poderá buscar na adversidade novos caminhos a seguir.
  •  Relacionamentos interpessoais: a técnica proporciona a otimização dos relacionamentos interpessoais, através da predisposição a empatia e proatividade

Como aplicar o Mindfulness em sua rotina

Embora considerada uma capacidade inata, onde a partir de influências genéticas, indivíduos nascem mais capacitados do que outros, o mindfulness pode ser adquirido a partir de treinamentos e empenho mental.

Assim como as atividades físicas, quanto mais treinada a técnica de mindfulness, maior será a aptidão do uso diário. De acordo com pesquisas, 30% da capacidade de acesso de estado mental de mindfulness no dia a dia é resultado de combinações genéticas. Porém, 70% da capacidade é treinável, com isso, qualquer pessoa pode adquirir a capacidade de mindfulness.

A simples prática do mindfulness, se aplicada diariamente, proporciona o aumento significativo de atividades pré-frontal do cérebro humano, auxiliando no treinamento deste para exercer níveis maiores de concentração, além de aliviar e até evitar as crises psicossomáticas, associadas por exemplo, a dores de cabeça.

Para a implementação do mindfulness, existem programas e cursos de intervenção de aprendizado das técnicas para o uso diário. Mas algumas técnicas podem ser utilizadas como treinamento no dia a dia:

  •   Lembrar: É preciso sempre estar atento e lembrar da ideia de estar em mindfulness. O policiamento no dia a dia é essencial para a implementação da capacidade da mente humana, seja em uma conversa, seja lendo livros, ou realizando tarefas.
  •   Pausar: No ambiente de correria do dia a dia e do mercado de trabalho, é primordial parar um pouco para respirar. A partir da técnica de respiração e reflexão, é possível reconquistar a consciência para o momento com o corpo. A técnica de respiração e reflexão trabalham a consciência corporal, fundamental para o funcionamento equilibrado da mente e corpo humano.

É fundamental para a sua implementação levar em consideração alguns pontos da prática, tais como: tornar o exercício de mindfulness um hábito diário e criar periodicidade e frequência para a prática.

Um exercício muito usado em empresas é a prática de meditação como a implementação do mindfulness em indivíduos de uma equipe. Um exercício muito comum é a atividade de respiração.

1)  Interrompa a atividade cotidiana e preste atenção em sua respiração. Seja lavando a louça, realizando tarefas de trabalho, tomando banho, apenas pare e concentre-se na respiração. Sinta o ar entrando pelo nariz, absorva a sensação da caixa torácica se expandindo e voltando ao normal de acordo com o ar.

2)  Aproveite e absorva todas as sensações do corpo. Foque sua atenção aos sentidos: tato, audição, paladar, olfato. Sinta as reações do corpo ao recebimento de informações dos sentidos humanos, sejam tensões musculares, relaxamento ou até dores.

3) Permita-se conectar com os sentimentos, seja agitação/irradiação, calma/tranquilidade, tristeza/felicidade. Apenas respire e conceda a oportunidade de aceitação e relaxamento em qualquer situação presente.

 

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