12 de setembro de 2018

Importância da qualificação profissional no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em constante mudança. Atualmente, o profissional que se destaca é aquele que é multitarefa, capaz de realizar diversas atividades ao mesmo tempo. Com pequenas exceções, ter especialização em uma única área já não é mais um grande diferencial.

O avanço da tecnologia é um fator que contribui para o crescimento do número de atividades. É necessário estar sempre atento às novas mudanças tecnológicas e se adaptar a elas. Para isso, cursos de pós-graduação seriam uma boa alternativa para ajudar a aprimorar os conhecimentos nessa área.

As empresas atualmente podem contratar pessoas em várias partes do mundo e, com o crescimento do trabalho via home office, isso pode aumentar ainda mais. Mesmo com algumas áreas tendo poucas vagas de trabalho, existem ainda locais com muitas oportunidades, ainda há existe uma falta de candidatos que possam atender às exigências. A qualificação é um fator decisivo para a valorização do trabalhador. As empresas preferem aumentar os salários dos seus atuais profissionais do que abrir novos processos seletivos, já que é difícil achar pessoas que atendam as especificidades das vagas. Dessa forma, criam uma maneira de valorizar os funcionários contratados e fazer com que permaneçam na equipe.

As empresas procuram candidatos que já possuam as habilidades necessárias para começar no trabalho, já que muitas vezes não existe tempo para treinamento. Então, é necessário que o profissional já esteja devidamente preparado desde o primeiro dia.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o Conceituando o mercado de trabalho;

o A necessidade da qualificação profissional;

o Dicas para melhorar a qualificação profissional.

Conceituando o mercado de trabalho

O mercado de trabalho se refere às diferentes formas de trabalho existentes, em que ocorre uma remuneração. O profissional vende sua força de trabalho por um salário. A maneira em que a pessoa opta pela área que deseja trabalhar, está de acordo com suas habilidades e interesses.

A alta taxa de desemprego afetou também o mercado de trabalho. As relações de trabalho se modificam, além de transformações de alta relevância na economia. Isso muda a rotina de trabalho, a relação da pessoa com o seu trabalho, férias, entre outros.

A tendência é que, futuramente, os profissionais comecem a sair das empresas e passem a exercer funções autônomas, podendo trabalhar em vários locais ao mesmo tempo. Os espaços de coworking, ou seja, locais compartilhados em que diferentes profissionais ocupam o mesmo espaço, devem ser ampliados. Muitos empregos que conhecemos atualmente deixarão de existir, já que vivemos em um momento de automatização.

Necessidade da qualificação profissional

O curso superior é essencial para abrir possibilidades de efetivação na área corporativa. Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado e uma intensa concorrência, é necessário se qualificar profissionalmente. Para isso, um curso de pós-graduação ou mestrado seria uma alternativa válida para se diferenciar dos demais.

Em um momento de crise, o profissional com uma qualificação maior tem mais chances de continuar no emprego. O empregador consegue identificar o profissional que merece permanecer onde está, ou até subir de posição, por se destacar dos outros.

Um curso superior não consegue incluir todos os conteúdos necessários para um profissional de uma determinada área. O mercado vai se modificando sempre e é preciso estar atualizado em relação a essas mudanças.

Através de cursos de extensão, a pessoa pode enriquecer o currículo e aumentar as chances de receber uma promoção e um aumento salarial. A permanente qualificação profissional é um diferencial, já que impede que a pessoa fique estagnada e faz com que ela possa aprimorar as suas competências.

Dicas para melhorar a qualificação profissional

– Aprimorar e expandir os seus conhecimentos, estando atento às novas tendências do mercado.

– Identificar as suas deficiências e buscar melhorá-las, como por exemplo, fazer um curso de idiomas ou um específico para a área que trabalha ou deseja trabalhar.

– Prezar sempre pela qualidade durante o processo e na entrega.

– Conseguir realizar as tarefas sem deixar de ser competente e produtivo.

– Ser atento às necessidades da empresa e ajudar a resolvê-las.

– Fazer cursos de especialização.

– Manter-se constantemente atualizado.

– Otimização do tempo e planejamento de suas tarefas.

– Demonstrar empenho e desejo de se capacitar e crescer na carreira.

 

 

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br