26 de novembro de 2018

Ferramentas para dar suporte ao RH

O setor de Recursos Humanos é praticamente o coração de uma empresa e, como tal, é essencial que esteja preparado, atualizado e capacitado para enfrentar desafios como captar talentos e mantê-los na empresa, além de formar, treinar e assegurar que as equipes tenham um alto desempenho.


Para isso, o departamento de RH precisa trabalhar algumas ferramentas capazes de facilitar suas atividades. Abaixo, listamos 4 delas, que têm como foco a acessibilidade aos recursos disponíveis – tecnológicos ou não – que podem contribuir para a agilidade do setor. Acompanhe!

 

Recrutamento e seleção

Como assegurar um banco de talentos de qualidade, evitando assim a queda de produtividade e o turnover (alta rotatividade) por parte dos colaboradores? Para garantir a elaboração de um processo seletivo capaz de contratar bons funcionários, nada melhor que um setor de recrutamento e seleção que funcione.

 

O ideal é que os currículos sejam enviados por canais, como o site ou as redes sociais da empresa. Esse material deve ser organizado e armazenado em um sistema para que possam ser feitas buscas de acordo com o perfil de cada candidato e vaga requerida. Além disso, é recomendável utilizar determinados filtros ‘tecnológicos’ para que os perfis encontrados, diante das buscas, possam se encaixar perfeitamente ao anseios da empresa.

 

Pesquisa de clima organizacional

Ferramenta fundamental para que a empresa consiga mensurar o grau de satisfação de seus colaboradores em relação a diversos tópicos, por meio de métricas, a pesquisa de clima envolve aspectos como infraestrutura da empresa, qualidades e defeitos das lideranças, políticas de cargos e salários, ambiente corporativo, relacionamento entre os pares e com a chefia, entre outros.

 

Para que as respostas sejam obtidas com a maior sinceridade possível, geralmente a pesquisa é feita de forma anônima, evitando causar constrangimentos ou qualquer forma de pressão.

 

Perfil comportamental do candidato

Identificar os perfis comportamentais de cada candidato a uma vaga é fundamental para evitar erros e tempo gasto desnecessariamente. Cabe também ao setor de Recursos Humanos a captação de colaboradores com perfil de alta performance.

 

Para que isso ocorra, o perfil do comportamento dos colaboradores é um grande aliado na gestão de equipes. Ele envolve testes de mapeamento comportamental que facilitam a interpretação de dados por parte dos gestores.

 

Geralmente, o perfil comportamental é dividido em quatro grandes categorias: o executor, o comunicador, o planejador e o analista. Tomando por base esses perfis e outras características relativas à vaga, é possível ser mais assertivo na tomada de decisão.

 

Treinamentos direcionados

Um determinado setor apresenta uma lacuna na área de vendas? Colaboradores de outra área precisam de reforço em informática? Criar formas de capacitar seus colaboradores também é uma função do setor de RH. Oferecer treinamentos direcionados para que novos contratados conheçam a cultura organizacional da empresa e seus processos administrativos cabe ao recursos humanos.

 

Os treinamentos contribuem, inclusive, para que o RH tenha em mãos o resultado das equipes, determinando o perfil dos colaboradores e, caso seja necessário,

 

Nos últimos anos cursos de capacitação on-line têm surtido bons resultados no desempenho dos colaboradores. É o caso do aplicativo Qualifica, que oferece mais de 40 cursos via dispositivos móveis, facilitando a vida dos alunos. O Qualifica tem em sua carteira aulas como formação em vendas, idiomas, oratória, colocação no mercado de trabalho, informática etc.

 

Como se vê, é possível contar com diversas ferramentas para manter em dia a ‘saúde’ das empresas, por meio da adoção de melhores práticas e políticas, sempre visando o potencial individual e coletivo dos colaboradores.

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br