mLearn

Entenda as vantagens de uma ferramenta de Treinamento Mobile

Criação: Fernando Lima

Quais as vantagens de utilizar uma ferramenta de treinamento mobile?

Já não é novidade que os brasileiros utilizam muito mais o celular do que o próprio computador pessoal. E para confirmar essa tese, é só acompanhar as estatísticas de uso de smartphones no Brasil. Afinal, o número de acessos em banda larga móvel já supera em muito o de banda fixa. De acordo com pesquisas feitas pela Meio & Mensagem, no final de 2014, o Brasil já era o 6º mercado mundial de smartphones, superado apenas por China, EUA, Índia, Japão e Rússia. Atualmente, o número de brasileiros que possuem smartphones já são mais de 150 milhões.

E com o crescimento do número de usuários de smartphones no Brasil deu-se início a outra grande tendência, o mercado de ‘mobile learning’. Um conceito moderno de aprendizagem móvel que tem revolucionado a formato de treinamentos corporativos, educação a distância e, principalmente, capacitação profissional.

O que é mobile learning?

O mobile learning nada mais é do que se utilizar o smartphone ou tablet para aprender. É um conceito diferenciado que permite a usuários estudarem de maneira prática em relação aos métodos tradicionais de ensino existente. Se estudar pelo computador já era sinônimo de flexibilidade, a proposta do mobile learning, que possibilita o estudo através do smartphone ou tablet, é ainda mais forte. Portáteis, esses aparelhos podem ser utilizados em qualquer lugar e o aluno tem ainda mais possibilidade de estudo em locais distintos, como em uma viagem ou em filas de espera, por exemplo.

Outro diferencial da proposta de mobile learning é o custo acessível para os usuários. Diante do atual cenário econômico brasileiro, muitos não possuem condições financeiras de ingressar em uma universidade, e este formato de educação via dispositivos móveis já pode ser considerada uma forte tendência para este público, pois não exige muito investimento financeiro. A falta de tempo também está entre os principais fatores pelos quais os brasileiros deixam de se qualificar o que faz da educação mobile mais uma alternativa de qualificação existente.

Conheça as vantagens

São diversas as vantagens de se qualificar por meio de uma ferramenta de treinamento mobile. Entre elas: a possibilidade de estudar no seu tempo livre, investimento relativamente baixo, entre outros que separamos abaixo:

  1. Mobilidade você pode estudar em qualquer lugar. Assim, sua experiência de estudos não fica restrita a sala de aula e local de trabalho.
  2. Constânciano mobile learning o acesso é constante, seja na nuvem ou em dispositivo físico.
  3. Rapidezaprender pelo celular é muito mais rápido que pelo PC (computador).
  4. ControleÉ possível monitorar suas atividades, todos os dados são mensuráveis te ajudarão a tomar decisões futuras.
  5. Autodidatismoo aluno se permite ir além do proposto em sala de aula e começar a estudar por conta própria.
  6. Personalizaçãoas plataformas de mobile learning disponibilizam treinamentos personalizados aos usuários.
  7. EntretenimentoJogos e podcasts, os usuários recebem abordagem pedagógica através de educação e entretenimento.

Os diferentes tipos de aprendizagem

Seja através de vídeos da internet, podcasts ou simplesmente escrever e ler em voz alta. O mobile learning permite que o usuário tenha a liberdade de escolher o formato de aprendizado que seja o mais adequado ao seu jeito de ser. São eles os três tipos mais comuns:  visual, auditivo e cinestésico. As pessoas do tipo visual têm nas imagens um grande elemento para fixação do aprendizado. Ter a sua frente gráficos, fórmulas, diagramas e textos facilita tudo para elas. Já os auditivos registram melhor os conteúdos quando estes estão em formato de áudio. E o cinestésico é alguém que utiliza muito o tato para estudar, focando sempre em situações práticas. Se mover e tocar, montar e desmontar coisas estimula o seu aprendizado. Saber identificar sua metodologia de estudo ideal irá ajudá-lo no aprendizado e na fixação dos conteúdos.