24 de setembro de 2018

Empresas que investem em benefícios para seus colaboradores atingem resultados diferenciados

Visando o aumento da produtividade e a manter seus funcionários, as empresas investem em uma série de benefícios corporativos que vão desde vale refeição, assistência jurídica, planos de saúde, até bolsas de estudo para pós-graduação ou mestrado.

As organizações estão buscando criar cada vez mais conexões com os seus colaboradores através de práticas de reconhecimento e valorização por meio da gestão de benefícios. Dessa forma, conseguem formar equipes mais motivadas e, consequentemente, produtivas.

Os benefícios chamam a atenção dos profissionais que enxergam essa política de valorização como um diferencial. Entre os destaques estão: aumento na licença-maternidade para mães e pais, horários flexíveis, cursos de capacitação e a opção do home office. Este último têm crescido cada vez mais nas empresas.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos.

o Benefícios em empresas
o Vantagens de oferecer benefícios para colaboradores
o Empresas com benefícios empresariais

Benefícios em empresas

O que a empresa puder conceder de benefícios é positivo, já que cria um clima favorável entre os funcionários e os empregadores, além de ser uma forma de tornar a empresa cada vez mais desejada, tornando-se uma referência no mercado.

Vale transporte e vale alimentação são os benefícios mais comuns entre as organizações. Além desses, um dos mais oferecidos atualmente é o day off, em que a empresa oferece um dia de folga no mês de aniversário do funcionário. As organizações estão procurando investir em espaços de trabalho mais confortáveis e aconchegantes, já que os colaboradores passam grande parte do tempo dentro das empresas.

Oferecer benefícios é positivo para ambas as partes: não só os funcionários recebem, como as empresas em que trabalham também conseguem uma série de vantagens. Um exemplo claro disso é a satisfação e motivação da equipe, além da melhora na qualidade de vida dos funcionários.

Vantagens de oferecer benefícios para colaboradores

As vantagens são: aumento da motivação, melhor qualidade de vida e maior produtividade.

As vantagens oferecidas pelas empresas são vistas como grandes diferenciais, principalmente considerando as necessidades e desejos dos colaboradores. Essas práticas ajudam a fidelizar e engajar os funcionários, contribuindo para a diminuição do turnover da empresa. Consequentemente, os resultados passam a ser melhores. Colaboradores motivados tendem a superar resultados.

Estudos mostram que essa práticas como home office aumentam a produtividade dos colaboradores que possuem ao menos 1 dia de home office por semana. O horário flexível também é uma das políticas de gestão mais adotadas ultimamente nas organizações.

Outro ponto que vem se destacando é o investimento que as empresas estão fazendo em treinamentos e cursos de capacitação para a equipe. Os benefícios corporativos estão cada vez mais em alta. Instituições especializadas são contratadas para auxiliar os funcionários, de acordo com os objetivos que a empresa deseja alcançar.

Empresas com benefícios diferenciados

A Unilever é uma das empresas que se destaca no mercado em relação ao plano de benefícios que proporciona aos seus colaboradores. A organização oferece um programa exclusivo com um mentor ao funcionário. Este funciona da seguinte forma: o colaborador opta por um mentor, que passa a auxiliar no desenvolvimento da sua carreira dentro da empresa.

A Unilever também oferece a possibilidade do home office, e às sextas feiras o expediente encerra mais cedo. O horário é flexível e ainda disponibiliza um berçário destinado a recém nascidos com até 2 anos na sede da empresa, cursos voltados para grávidas, além de palestras com especialistas em temas como infância e juventude.

O Boticário é outro exemplo. A marca oferece um programa de benefícios mais voltado para as mulheres. Um dos destaques é o programa para grávidas, com cursos e aulas práticas, além do acompanhamento de uma enfermeira logo após o nascimento da criança. O Boticário também possui uma sala destinada à amamentação, além do auxílio para educação infantil.

Outra referência no mercado é o Google. Além de fornecer lanches gratuitos a todos os colaboradores, a empresa também proporciona um local para descanso e entretenimento, com sofás, sala de videogame e ping pong. Outra novidade é o day pet, momento que a equipe pode levar para o ambiente de trabalho seus animais de estimação.

Esses são alguns exemplos de organizações que investem em seus colaboradores através da forte política de gestão de benefícios, e enxergam essa prática como um diferencial para atingir resultados melhores.

 

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br