20 de agosto de 2018

Educação para todos: empresas que beneficiam seus funcionários com cursos de capacitação

No mercado de trabalho é essencial a diferenciação de profissionais e a adaptação a situações adversas no dia a dia. No ambiente de crise financeira e escassez de empregos, o profissional é cada vez mais cobrado em relação às suas qualificações e desempenhos, sendo essencial o foco de melhoria e desenvolvimento profissional.

Com isso, nova técnicas de desenvolvimento profissional são aplicadas no dia a dia dos negócios, ampliando as oportunidades de desenvolvimento e crescimento no mercado de trabalho.

Os cursos de capacitação profissional tornaram-se métodos de desenvolvimento e garantia de qualidade e produtividade de uma equipe de trabalho. O investimento em programas de capacitação empresarial tem aumentando no mercado de trabalho, sinalizando uma grande busca de aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal e profissional.

O artigo busca contextualizar sobre o eficaz avanço de desenvolvimento dos cursos de capacitação, direcionando o leitor pelos seus benefícios e uso em empresas no mercado de trabalho mundial. Abaixo, seguem os principais assuntos que serão apresentados.

o O que são os cursos de capacitação  

o Benefícios dos cursos de capacitação

o Diferentes Cursos de Capacitação

O que são os cursos de capacitação

No ano de 2006 foi instituída através do decreto 5.707 a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP). De acordo com o Art. Nº2, Inciso I da PNDP, a capacitação é considerada como um processo de aprendizagem para desenvolvimento de competências individuais que colaborarão para os institucionais. Logo, a capacitação funciona como o desenvolvimento de aptidões e competências de um indivíduo, colaborando para competências institucionais de trabalho.

O processo é vinculado a uma série de temas, como a core competence dos autores americanos Garrett Hamel e Prahalad. Segundo a core competence, as competências principais das instituições tem como fundamento as competências e aptidões dos indivíduos que nela trabalham. Nesse sentido que caminha a Política de Desenvolvimento de Pessoal.

O Inciso III do mesmo decreto da PNDP, assume o diálogo sobre os mecanismos e eventos de capacitação, com formulação de exemplos como: cursos presenciais e a distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos.

É muito comum a confusão sobre a distinção de cursos de capacitação e qualificação. Muitos relacionam os dois termos como sinônimos, aderindo ao mesmo conceito e filosofia. Embora a princípio tenham certa semelhança, é de extrema importância a percepção sobre suas diferenças, esclarecendo a denotação de significados e contextos.

Os cursos de capacitação são um suporte na função de capacitar profissionais já qualificados em desafios e em atuações de diversos contextos na área profissional. Os cursos de capacitação são investimentos de treinamentos e desenvolvimentos de funcionários, e tem crescido cada vez mais dentro das organizações. A estratégia de capacitação nasce como meio de aprimoramento de habilidades, fomentando a ascensão de profissionais colaboradores em diversos aspectos.

Já os cursos de qualificação se referem a formação de profissionais em meio a obtenção de habilidades e conhecimentos para a aptidão em exercer tarefas em cenários profissionais.  

Benefícios dos cursos de capacitação

Em um mundo de crescente exigência profissional, onde o mercado tecnológico avança de forma exacerbada, a busca por pessoas que possuem significativa qualificação se torna cada vez mais acirrada.

Através da implementação de cursos de capacitação, o profissional adquire novas e melhores técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional de ação e conhecimentos específicos, auxiliando no atendimento de necessidades profissionais.

Dentre alguns benefícios do investimento em capacitação de empresas, encontra-se alguns de destaque:

  •         Aprimoramento Pessoal

Os cursos de capacitação são muito eficazes no desenvolvimento de aptidões pessoal de um servidor. Através dele, novas habilidades e competências são trabalhadas e desenvolvidas, fornecendo o aprimoramento pessoal do trabalhador.

  •         Redução de custos

Embora a comum associação dos cursos de capacitação com gastos e até prejuízo, mas no dia a dia empresarial o resultado é outro. Profissionais capacitados são dotados de técnicas que auxiliam o desenvolvimento profissional da equipe e da empresa, reduzindo gastos e gerando lucro. Além disso, é economizado monetariamente gastos de encargos trabalhistas de contratações ou demissão de funcionários.

  •         Melhor desempenho profissional

Através de cursos de capacitação, empresas desenvolvem em suas equipes capacidades de desenvolvimento de empenho profissional. Com uma equipe motivada, empenhada e capacitada, a empresa gera um significativo desenvolvimento profissional de colaboradores.

  •         Diminuição de rotatividade empresarial

A técnica é eficaz como método de motivação e valorização do profissional. O estímulo diminui o nível de rotatividade de colaboradores na empresa, diminuindo assim o número de demissões. Logo, a empresa garante o retorno desejado aliado a uma produção ascendente.

  •         Garantia de produtividade

Ao investir em cursos de capacitação empresariais, consequentemente é investido em uma alta produtividade e na evolução de equipe. Através dos cursos, profissionais aprimoram técnicas que geram a eficácia de trabalho e reduz gastos de tempo e financeiro com erros desnecessários. Assim, a empresa alcança um alto padrão de produtividade.

  •         Competitividade

O investimento em capacitação estimula a proteção de perda de qualidade e a atualização de habilidade referente às novas tecnologias. Desse modo, a ascensão e desenvolvimento empresarial desenvolve recursos de competitividade e permanência no mercado de trabalho.

Diferentes Cursos de Capacitação

De acordo com pesquisas de treinamento e desenvolvimento feitas em empresas brasileiras, o investimento em aprimoramento de capacidades cresceu cerca de 21%, atingindo uma média de R$788 de investimento por trabalhador. Segundo pesquisas, o investimento centralizado a cursos de capacitação em empresas é de até 7% em uma escala de crescimento.

  •         Cursos Livres

Uma das principais características dos cursos livres é a não necessidade de nível de escolaridade para a realização. Geralmente os cursos exigem o pré-requisito de idade mínima, atendendo ao nível de maturidade da pessoa. Os cursos oferecem formação básica, de atualização ou aperfeiçoamento. São ideais para potenciais trabalhadores em inserção ao mercado de trabalho ou a procura de informações adicionais, especialização focada. Outra característica importante dos cursos livre é a emissão de certificados.

  •         Cursos Técnicos

Os cursos técnicos exercem pré-requisitos de escolaridade. É preciso a conclusão ou andamento do Ensino Médio. Geralmente os cursos técnicos têm duração de 2 anos e é recomendado para estudantes em processo de ingresso ao mercado de trabalho. A instituição de curso técnico precisa ser cadastrada no Ministério da Educação, e distribui diploma de conclusão.

  •         Cursos Tecnológicos

Não se engane, os cursos tecnológicos são bem diferentes dos cursos técnicos e dos livres, de acordo com a relevância e a importância de validação em cursos de graduação. Com uma duração média de 2 anos, os cursos tecnológicos exigem como pré-requisito a conclusão do ensino médio, já que são comumente considerados como cursos superiores voltados a tecnologia. Os cursos tecnológicos são voltados ao atendimento essencial de uma especificação do mercado de trabalho e emitem diploma de validação do Ministério da Educação.

  •         Workshops

Os workshops são muito considerados por profissionais, principalmente por causa da sua principal característica, a rapidez. Visto que normalmente exercem duração de poucas horas, dia sou semanas. Diferente dos demais, os workshops são muito recomendados para profissionais em busca de aprimoramento de conteúdo de currículos. Os workshops têm a metodologia de trabalho em cima de ensinamentos de técnicas e reflexões temáticas. Uma característica fundamental agregada ao curso é a oportunidade de networking no âmbito profissional, visto que nos encontros se conhece pessoas dos mais variados perfis e com necessidades equivalentes. Na modalidade de cursos de workshop, são emitidos certificados de conclusão para os participantes.

 

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br