8 de novembro de 2018

Desenvolvimento pessoal: saiba como e o porquê de se aprimorar

O desenvolvimento pessoal é uma atividade que precisa ser construída dia após dia, para assim chegar a resultados satisfatórios. O processo envolve foco, planejamento e se autoconhecer.

Hoje em dia todas as pessoas trabalham para conseguir objetivos específicos, podendo ser na vida pessoal ou profissional e com a rotina apertada, acabam esquecendo que atividades relacionadas ao desenvolvimento pessoal são fundamentais para a harmonia da mente e do corpo.

Por mais que a sua meta possa ser simples ou muito trabalhosa, o desenvolvimento pessoal é a base para chegar ao seu objetivo de forma mais direta, com a estrutura necessária para que os empecilhos que possam aparecer não te façam desistir de chegar até a sua meta.

No desenvolvimento pessoal, são englobadas competências e habilidades que podem auxiliar em sua vida de modo geral, como lhe ajudando a gerenciar o tempo, ter uma boa comunicação, habilidades interpessoais e inteligência emocional. Características que são fundamentais para um fluxo pessoal.

Não há um tempo limite para estudar e aprimorar o seu desenvolvimento pessoal, vemos que é um trabalho contínuo e que deve ser sempre estimulado.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o Qual é o primeiro passo para me desenvolver?

o Características do desenvolvimento pessoal

o Busque aprender algo novo

Qual é o primeiro passo para me desenvolver?

Em um primeiro momento é preciso refletir sobre a sua vida pessoal e profissional, sobre as suas qualidades e habilidades. Pensar em quais pontos é possível melhorar e onde há espaço para se desenvolver mais.

Após a análise dessas questões, pegue um papel e escreva quais as ações que você precisa fazer para conseguir alcançar sua meta, subindo de degrau em degrau, realizando os objetivos menores. Esteja determinado para colocar isso em prática todos os dias.

Se autoconhecer pode parecer muito difícil quando você não consegue se conectar com o seu interior. A melhor forma de se enxergar é tirar um tempo para você, ir até um lugar tranquilo para que todos os pensamentos pesados fiquem longe. O esvaziar a mente e se desprender de tudo o que anda lhe fazendo mal vai fazer com o que você se autoconheça.

Veja onde é possível ter mudanças, onde lhe fará melhor mexer, assim você poderá seguir o seu caminho. Ser determinado ajuda muito a se desenvolver, já que muitas vezes ficamos com preguiça de fazer algo por puro comodismo, então ter metas e estar focado nelas, faz com que a gente deixe esse lado preguiçoso de lado.

Se planeje e trabalhe para que você coloque em prática todas as ações que estabeleceu para que as suas mudanças ocorram. Dedicar-se diariamente é preciso para colher o melhor de si.

Características do desenvolvimento pessoal

É comum as pessoas não conseguirem perceber os seus próprios erros e se julgarem incapazes de realizar os seus sonhos por incompetência, mas calma, não é bem assim. É preciso olhar a situação com um olhar externo, sabendo identificar suas habilidades e qualidades, como também os erros.

É por isso que uma das características do desenvolvimento pessoal é o autoconhecimento. Por mais que possa parecer algo ultrapassado, principalmente no meio profissional, é preciso saber o que você faz de melhor, onde você não é tão bom e em quais pontos é possível melhorar.

Com o autoconhecimento nós conseguimos ter ciência de comportamentos e atitudes que precisam ser mudados e quais as medidas devem ser tomadas. Hoje há muitos profissionais capacitados que podem lhe orientar.

Sem dúvidas, ter metas sem planejamento é algo que fica apenas no papel. Se você quer se desenvolver, pegue as suas ideias e as esboce em um papel, planeje!

Coloque os seus objetivos e o que será necessário para alcançá-los. Se você quer trabalhar em tal empresa, veja quais são os requisitos para ingressar, o que vai precisar estudar para se qualificar para a vaga.

Busque aprender algo novo

Muitas vezes nos acomodamos em nossa área de conforto e com isso, acabamos perdendo oportunidades por não estarmos prestando atenção no que acontece a nossa volta.

Os avanços tecnológicos, estratégias e técnicas estão a todo momento aparecendo em nossas vidas. Ser curioso é o pontapé inicial para aprender, mantendo sempre o processo para se desenvolver profissional e pessoalmente de forma ativa.

Assim como a tecnologia, o mercado de trabalho passa por mudanças constantes.
E por mais que saibamos disso, muita gente ainda anda desprevenida com situações que deveriam ser previstas.

Por mais que uma empresa possa ter muitos funcionários competentes e com o mesmo nível técnico, quando surgir uma oportunidade em um cargo superior, sem dúvidas será escolhido o funcionário que tem habilidades interpessoais e de liderança. Estas habilidades podem ser aprimoradas e treinadas, por isso o autoconhecimento é fundamental.

Você pode já ter alcançado as suas metas, mas lembre-se que é necessário se empenhar e manter o seu comprometimento sempre ativo. Se, por exemplo, você concluiu o curso de inglês, é preciso sempre praticar para manter a fluência.

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br