20 de junho de 2018

Cursos online para empresas: e-learning ou mobile learning?

O avanço tecnológico gera um impacto significativo na educação que está cada vez mais ancorada em plataformas de cursos online. O exemplo mais atual é a educação a distância, que começou como uma alternativa ao ensino presencial e hoje é preferência entre os universitários.

Essa influência chegou as empresas e hoje determina as maiores tendências em treinamento corporativo. Cada vez mais, gestores apostam em conteúdos digitais que independem de locais e horários predeterminados para promover a capacitação de funcionários.

Os cursos online para empresas já estão evoluindo e quem busca uma alternativa em educação corporativa precisa conhecer suas opções. Saiba mais sobre o e-learning e o mobile learning, suas características, diferenças e vantagens para saber qual é a melhor aposta para sua empresa crescer. Confira!

O que é e-learning?

O eletronic learning ou e-learning é um formato já considerado tradicional de ensino a distância, ancorado em tecnologias da informática. As plataformas para cursos online desse tipo são adaptadas, principalmente, a computadores e notebooks e utilizam de conteúdos multimídia, como texto, vídeo e áudio.

Esse formato possui características consideradas menos flexíveis em comparação a outras modalidades. Os métodos de ensino e os conteúdos são mais formais e pouco adaptativos, no entanto permitem uma aprendizagem colaborativa e incentivam a interação.

O que é mobile learning?

Para alguns autores, o mobile learning é uma evolução do e-learning que incorporou os dispositivos móveis na educação a distância. De fato, as plataformas de cursos online nessa modalidade são compatíveis com uma série de aparelhos, como tablets, smartphones, MP3 Players, entre outros.

Entretanto, as diferenças não param por aí. O m-learning caracteriza-se por ser mais dinâmico e informal que o e-learning, pois utiliza-se de metodologias adaptativas. Também é mais imediatista, já que o conteúdo é criado para ser consumido de modo rápido e espontâneo em qualquer hora ou lugar.

Qual é a melhor opção para minha empresa?

A escolha da melhor estratégia de cursos online para empresas depende muito do perfil dos funcionários.  A geração de 1970-80, por exemplo, tem mais familiaridade com as tecnologias tradicionais do e-learning. Assim como seus métodos de ensino mais bem estruturados.

Já o mobile learning agrada muito as gerações dos anos 1990-00. Em especial, por utilizar-se de métodos mais atrativos e dinâmicos como os jogos educativos (gamification). As estratégias mobile first também fazem sucesso pela praticidade e multifuncionalidade dos aparelhos móveis.

Ambas as modalidades são vantajosas e podem, inclusive, ser utilizadas em conjunto. O que mais conta para obter sucesso no seu plano de treinamento empresarial é, portanto, a qualidade da plataforma para cursos online. Afinal, é ela que ampara todo o conteúdo e aprendizado do colaborador.

Como escolher a melhor plataforma de cursos online para empresas?

Como cada empresa tem características próprias, não existe uma única solução de treinamento que seja ideal. Por isso, é importante buscar uma empresa de treinamentos abrangente, que possua ampla experiência de mercado e esteja antenada as tendências mais atuais.

Dessa forma, seus funcionários terão acesso a uma plataforma de cursos online que corresponda as suas necessidades e desejos. O que garante maior nível de engajamento e satisfação dos colaboradores, gerando mais resultados e fazendo com que o investimento traga o retorno esperado.

 

 

Apostar em cursos online para empresas é uma forma econômica, prática e ágil de capacitar e engajar funcionários. Basta escolher a melhor estratégia e ver seu negócio crescer como nunca.

Assine nosso newsletter e saiba mais as tendências em treinamento corporativo!

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br