21 de setembro de 2018

Como implementar cursos de capacitação corporativa nas empresas?

A educação corporativa é um conjunto de estratégias que visam auxiliar o desenvolvimento da capacidade dos funcionários, para gerar resultados positivos para a empresa. As companhias buscam que seus profissionais possam ser cada vez mais capacitados através de treinamentos. Isso gera maior otimização de tempo e motivação dos profissionais para atingir os objetivos.

As empresas perceberam que era necessário adotar medidas para fazer com que o colaborador se sentisse mais capacitado e valorizado. Pois, a partir do momento em que o funcionário se sente valorizado, ele tende a evoluir no âmbito profissional e o trabalho passa a ser feito de forma mais bem executada. O aumento da motivação traz disposição para enfrentar novos desafios e buscar soluções.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o Conheça os métodos de capacitação corporativa

o Os benefícios do Vale-Educação para capacitação corporativa

o Manter profissionais capacitados ajuda a alavancar seu negócio

Conheça os métodos de capacitação corporativa

Primeiramente, é fundamental analisar a empresa e listar seus pontos positivos e negativos. Além disso, é necessário chegar a uma conclusão de quais são os objetivos que a companhia deseja alcançar com a educação corporativa.

Também é preciso definir um planejamento para selecionar o melhor método para aplicar a educação corporativa. Assim, ficam definidos o orçamento que a empresa pretende investir, quais métodos serão utilizados, as áreas que serão trabalhadas, entre outras.

Uma das opções é a educação corporativa à distância, na qual a relação custo-benefício é melhor para a organização, além de ter a vantagem de não precisar de deslocamento.

Um dos fatores que gera maior engajamento do funcionário com o curso é que ele seja o mais dinâmico possível, facilitando o aprendizado. Desta forma, é importante avaliar a duração do curso para que o processo de aprendizagem não seja cansativo para o colaborador.

A educação corporativa auxilia na retenção e desenvolvimento de talentos. Através de um planejamento de carreira feito pelos diretores, o funcionário se sente mais importante para a empresa. E em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que se sobressaem são as que investem mais nos seus colaboradores, pois eles se sentem mais preparados para crescer profissionalmente.

Manter profissionais capacitados ajuda a alavancar seu negócio

A forma como os funcionários se sentem dentro da empresa influencia significativamente nos resultados obtidos pela mesma, pois o investimento nos funcionários garante o aumento da qualidade de trabalho, e consequentemente na melhora dos resultados da empresa.

Com as universidades corporativas ocorre também uma maior integração dos funcionários com a cultura da empresa, são desenvolvidas áreas de gerenciamento,  desenvolvimento das habilidades, além de ajudar na qualificação da equipe, de acordo com as mudanças do mercado.

Os funcionários passam a estar constantemente atualizados nos lançamentos tecnológicos e novos recursos na área em que atuam, o que gera um maior padrão de qualidade na empresa como um todo. Isso faz com que a empresa se torne referência no mercado e se sobreponha a concorrência em gestão.

É importante acompanhar e monitorar os resultados da educação corporativa na empresa, para saber se está no caminho certo ou se é necessário mudar a estratégia. Ao identificar inicialmente os problemas maiores da empresa, fica mais fácil de focar nesses aspectos e acompanhar se estão sendo solucionados.

O planejamento, a aplicação e a mensuração de resultados são os principais fatores que ajudam a ter um avanço significativo no trabalho dos funcionários.

A organização precisa dar a liberdade para que as pessoas possam desenvolver as suas habilidades e estimular a troca de conhecimentos entre os colaboradores. Os gestores devem estar constantemente atentos para que o conteúdo dos cursos seja direcionado de acordo com os objetivos da empresa.

Os benefícios do Vale Educação para capacitação corporativa

O Vale Educação é um serviço para empresas que desejam oferecer um benefício educativo para seus funcionários e suas famílias por meio de um programa de qualificação profissional e pessoal.

Através desse serviço, o colaborador passa a ter acesso ao aplicativo Qualifica, que possui mais de 40 cursos de áreas distintas, como por exemplo, idiomas e finanças pessoais. As aulas são objetivas e ministradas de forma simples e descomplicada.

Trazer esse benefício para os funcionários faz com que eles se sintam mais valorizados e auxilia na retenção de talentos. Contribui para a diminuição da rotatividade dos colaboradores ao beneficiá-los e fazer com que se sintam fundamentais para a empresa.

As empresas que oferecem esses benefícios para os colaboradores só têm a ganhar. Na medida em que investem na qualificação e desenvolvimento da capacitação da equipe conseguem melhores resultados. Além disso, as organizações que possibilitam que os funcionários aprendam e adquiram novos conhecimentos em várias áreas pelo celular são vistas de forma diferenciada pelo mercado.

 

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br