3 de agosto de 2018

Como a meta SMART pode melhorar seus resultados

Em diversos cenários o ser humano é movido pelo almejo de conquista de objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. Para o processo de êxito, metas são criadas e planejadas.

A implementação de metas e objetivos funcionam como orientadores de ações. Como disse o poeta romancista Lewis Carroll “se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve.”. Sem um objetivo final traçado e um planejamento das ações, não há como reter o conhecimento de aprovação ou de quais mudanças deverão ser tomadas.

A ideia de definir objetivos, criar metas é implantar uma direção à mente humana. Na mecânica e na física quântica, é compreendido que a mente humana funciona de dois modos: modo de ondas de propagação e o modo que funciona como partícula.

O funcionamento da mente humana a partir de ondas abrange o mundo das ideias. As imagens são processadas na mente de forma contínua e infinita a partir de meios externos e internos. Já a forma de propagação por partícula compreende a transformação das imagens transmitidas por onda em objetivo de foco, transformando-se em partícula ao dotar direção. Deste modo, assim como no mundo das ideias, ao criar foco e objetivo na subjetivação, acaba-se gerando direção e metas para sua conclusão.

O artigo irá trabalhar as definições de metas SMART e auxiliar no desenvolvimento da ferramenta de conquista de objetivos. Abaixo, seguem os principais temas que serão abordados:

o   A importância de traçar metas

o   O que são metas SMART

o   Como implementar metas SMART

A importância de traçar metas

Antes de discutir a importância de traçar metas e objetivos, é preciso saber a fundo o que significa cada conceito. O conceito de objetivo pode ser entendido como um alvo, o fim em si. Pode-se dizer que o objetivo abrange os sonhos e desejos de forma mais clara e determinada. Já as chamadas metas, são a transformação de objetivos de forma qualificada e quantificada, atendendo aspectos de limitações, tempo, quantidade, especificando exatamente o que, como, quando e aonde chegar.  

Sejam metas ou objetivos pessoais ou profissionais, ambos funcionam como uma espécie de guia direcionador e motivador de esforços e ações. A ferramenta de saber definir metas ajudar a planejar situações, colocando as coisas “nos trilhos” e encaminhando soluções reais.

Pessoas que escrevem sobre metas têm 50% mais chances de realizá-las do que aquelas que simplesmente não escrevem. Assim como o humor de um ser humano, a força de vontade oscila de acordo com as situações. A força de vontade é como um músculo que pode ser treinado, mas tem um limite máximo de capacidade e sofre com a fadiga.

Como as metas exigem um comprimento de médio a longo prazo, a força de vontade serve como um empurrão inicial, mas não como a motivação contínua para a realização de objetivos. Para isso, são criadas ferramentas como as metas.

Uma pesquisa no ano de 1953 na Universidade de Harvard entrevistou 53 alunos de uma turma, onde apenas 3% destes alunos anotavam seus objetivos. Em um encontro 20 anos depois, na mesma turma, foi possível notar que os 3% dos alunos que escreviam seus objetivos tinham conquistado maior êxito profissional do que os 97% dos que não colocavam os objetivos por escrito. Esse resultado é comprovado pelo funcionamento da mente humana, que é programada para resolver problemas, determinar objetivos em uma análise contínua e criação de metas para a conquista dos objetivos finais.

O que são metas SMART

As chamadas metas SMART trazem a estruturação de objetivos e metas. Um plano de ação é construído com estimativas reais, ao invés de definições vagas. Qualquer meta pode ser transformada em uma meta SMART, seja ela pessoal ou profissional.

O acrônimo SMART é a abreviação de cinco atributos que precisam estar presentes e alinhados na criação de metas. São eles:

·         S– Specific ou especificidade.

Quanto mais específica for a meta, melhor. Algumas especificações devem atender a algumas perguntas: o que deseja conquistar, onde, precisará de ajuda, quem estará envolvido, existe alternativa para o alcance as metas SMART, do que não abre mão para a conquista da meta, quais são os limites, quais são as condições obrigatórias? A partir desses questionamentos, é possível construir um objetivo específico concreto, feito de forma clara.

·         M– Measurable ou mensurável

É extremamente importante para o controle de avanço conforme o planejado. A medição é essencial para a comparação de desempenho e observação de pontos de mudança ou melhora. É necessário definir quais os resultados mensais esperados, quanto tempo de dedicação. Quanto mais evidências palpáveis e não subjetivas definir, melhor. A medição é importante para avaliar se o desempenho vai de encontro ao planejado.

·         A– Attainable ou atingível

Sonhos não têm limites, mas metas sim. Nada adianta construir planejamentos fantásticos para uma meta que não apresenta condições realistas a serem colocadas em prática. Objetivos que fogem da realidade do profissional tornam-se inalcançáveis e a persistência de alcance pode gerar a desmotivação e a sensação negativa constante de fracasso. Lembre-se, sonhar é muito importante e nos move para frente, mas é preciso dar um passo de cada vez.

·         R– Relevant ou relevante

O objetivo deve ser relevante e fazer sentido para você e as pessoas a sua volta. A compreensão da meta na vida facilita o alcance dos objetivos, porém, quando terceiros criam determinados objetivos para a equipe e não dão a importância e a relevância devida, desta forma, a meta pode tornar-se indiferente e agregar pouco valor em sua conquista. Para ser relevante uma meta precisa não apenas estar alinhada ao propósito de vidas, mas também impactar positivamente.

·         T– Time ou tempo

Prazos, limites são ferramentas importantes para transformar a procrastinação em ação. Se uma meta não parece urgente ou não apresenta uma data de entrega ela certamente será adiada. O comprometimento é muito maior quando prazos são estabelecidos. Porém fique atento, prazos muito curtos não geram devida importância e prazos muito longos podem gerar desestímulo ou procrastinação.

Com metas de prazos muito longos a dica é dividi-los em sub metas ou etapas para que a conclusão seja acompanhada e mensurada de forma eficaz. Então defina datas para qualquer meta SMART, planejando seu tempo com inteligência e realismo.

As metas SMART são ferramentas muito usadas no mercado comercial por estabelecerem propósitos de obtenção de resultados. A partir das metas SMART é possível perceber diretrizes de propósitos e alcançá-los de maneira consciente e controlada.

Como implementar metas SMART

Implementar metas muitas vezes significa mudar hábitos nocivos instalados com o passar do tempo, ou mesmo criar novos hábitos. Visto que o processo de metas SMART é de médio a longo prazo, a consistência das ações é um fator decisivo entre o sucesso e o fracasso. O resultado em si não apresenta tamanho valor se comparado ao caminho, moldado por bons hábitos.

A mudança de hábitos pode ser considerada um processo complexo e difícil, necessitando de dicas para satisfazê-la:

1)    Escolha um hábito fácil de colocar em prática;
2)    Aumente aos poucos a dificuldade deste hábito;
3)    Se sair da linha, não procrastine, volte imediatamente;
4)    Anote todo o progresso em um calendário.

A adesão de bons hábitos diminui o índice de desistência de metas e objetivos, seja em um cenário pessoal ou profissional. Outras dicas importantes para a adesão das metas SMARTS são:

·  Monitoramento

É fundamental o monitoramento do desempenho das ações. Ao estabelecer ações, crie periodicidade e reserve um tempo para a avaliação. É de extrema importância o acompanhamento da equipe em cada meta traçada. A partir do monitoramento é possível identificar os pontos fortes e fracos das ações e trabalhá-los

· Envolvimento

O sucesso total de um objetivo em um negócio depende do empenho da equipe. Deste modo, é fundamental o envolvimento de todos para a conquista de metas. Na criação de planejamento, delegue responsabilidades de desenvolvimento para todo o time. Aumente o engajamento da equipe e proporcione um resultado compartilhado.     

· Resultado

Apresente os resultados de uma meta alcançada. Valorize o trabalho e esforço da equipe.

 

 

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