Conteúdos digitais para treinamentos: Tudo que você deve saber

Introdução

Materiais dinâmicos, atualizados e disponíveis em modo on-line ou até mesmo off-line, que podem ser consumidos a qualquer hora e em qualquer lugar. Sim! Conteúdos digitais – como áudio, vídeo, infográficos, e-books, artigos e imagens – têm sido amplamente utilizados por  empresas para desenvolver treinamentos. O objetivo é melhorar as vendas, a comunicação e a interatividade das equipes internas.

Afinal, além de otimizarem o aprendizado, as tecnologias se tornaram grandes aliadas para transmitir conhecimento de modo dinâmico, facilitando a adesão e despertando maior interesse da equipe.

Mas, como montar treinamentos com conteúdos digitais? É o que veremos neste artigo. Antes, porém, é necessário que você entenda bem o conceito de conteúdo digital, saiba quais são os principais modalidades e como esses tipos de conteúdo podem ser utilizados para engajar e capacitar uma equipe de vendas!

O que é conteúdo digital?

Podemos definir conteúdo digital como tudo aquilo que existe em formato digital, em código binário – sistema de numeração formado por apenas dois algarismos: 0 (zero) e 1 (um).

Ficou confuso com essa explicação técnica? Não se preocupe, pois vamos explicar melhor!

Em outras palavras, podemos classificar conteúdos digitais como materiais informativos que podem ser enviadas por ondas de rádios, stream via internet ou arquivo de computador, a serem consumidos de forma gratuita ou paga.

Quais são os tipos?

Existem diversas modalidades de conteúdos digitais. Confira, agora, uma breve descrição dos principais tipos no âmbito empresarial. Na sequência, veremos como utilizar alguns deles em treinamentos corporativos!

E-books

E-book é todo conteúdo informativo, semelhante a um livro, mas em formato digital. Ele pode ser manuseado em equipamentos eletrônicos – computadores, tablets, smartphones, leitores de livros digitais ou em qualquer outro dispositivo que suporta o recurso.

O formato mais comum para e-book é o PDF, mas ele também pode ser encontrado em HTML e ePUB. São exemplos de empresas que disponibilizam e-books: Amazon Kindle e Play Books.


Imagens

Apesar de ser um tipo de conteúdo facilmente encontrado na internet, existe um vasto mercado para vendas de imagens. Publicitários e designers, por exemplo, têm demandas bastante específicas para criação e comercialização de suas peças e, para isso, precisam respeitar as leis de direitos autorais das imagens. Um bom exemplo de banco de imagens pago é o Shutterstock.


Vídeos

Foi-se o tempo dos CDs e DVDs com vídeos, filmes ou cursos. Você já reparou que os notebooks mais modernos não vêm mais com entrada para leitor de DVD? Pois é! Hoje, os vídeos passaram a ser comercializados ou distribuídos gratuitamente por streaming, sem ocupar espaço no disco rígido (HD) do usuário. Para reproduzir os arquivos, basta ter uma conexão de internet. Com isso, vimos o crescimento de empresas como Youtube e Netflix.


Áudios

O processo de distribuição e/ou comercialização dos arquivos de áudio são bem similares aos de vídeos. Contudo, hoje, na indústria musical, para um (a) cantor (a) fazer sucesso, não existe a necessidade de passar pelos estágios de trabalhar a imagem, gravar em estúdio um CD, lançar o álbum em programas de rádio e TV… Atualmente, uma música pode simplesmente viralizar na internet – no Youtube, Whatsapp ou nas redes sociais. A cantora Ana Vilela, por exemplo, enviou um áudio despretensioso com uma das suas composições para pouquíssimos amigos e viu a música “Trem Bala” estourar no Brasil, ocupando o 42º lugar entre as mais tocadas em rádios do país, e tendo mais de 12 milhões de visualizações no Youtube. O Spotify é um bom exemplo de empresa exclusiva com esse intuito.


Software

De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, o software é o conjunto dos programas e dos meios não materiais que permitem o funcionamento do computador ou do celular, na execução das diversas tarefas. O software é criado através de linguagens de programação, que permitem controlar o comportamento de uma máquina. Microsoft e Google são bons exemplos de empresas de software.


Conteúdos
Online

Além dos itens citados acima, a indústria de conteúdos digitais é bastante ampla. Podemos incluir como exemplos: notícias, blogs, canais do Youtube, sites e aplicativos de cursos online.

Como você pôde notar, existem diversos tipos de conteúdos digitais. A questão é: como montar um treinamento com esses conteúdos, de modo a capacitar a sua equipe de vendas? Antes de entrar nesse assunto, vamos explicar os motivos para você apostar em treinamentos com conteúdos digitais.

Por que apostar em treinamento com conteúdo digital?

Treinamentos com conteúdos digitais tornaram-se importantes métodos para instigar novas habilidades, ampliar o desenvolvimento do conhecimento e capacitar profissionais.

Nesse contexto, as empresas têm enxergado no treinamento mobile (móvel) um vasto potencial. Isso porque esse modelo de ensino e aprendizagem permite que a e
quipe consiga aprender como a mobilidade lhe permite, tendo acesso imediato à informação, quando e onde quiser.

Uma equipe de vendas, por exemplo, pode aproveitar o tempo livre para estudar pequenos blocos de informação, utilizando conteúdos multimídia para facilitar o aprendizado. Ao invés de ter uma sessão de treinamento mensal em um dia e horário específicos, a capacitação móvel permite que colaborador estude e absorva conhecimento no seu próprio ritmo.

Para aqueles que ainda não sabem, mobile learning é o mais sofisticado suporte para treinamentos com conteúdos digitais. Ele apresenta inúmeros benefícios para as empresas e para os colaboradores que o utilizam. O diferencial deste método é o conceito de treinamento mais rápido, com conteúdos digitais dinâmicos, sem utilizar muitos recursos humanos, físicos e financeiros da empresa.

Além de capacitar, aumentar o conhecimento e melhorar a produtividade da equipe de vendas, um treinamento com conteúdos digitais é capaz de motivar os vendedores, fazendo-os perceber que a empresa está investimento em seus potenciais.

Por fim, vale ressaltar a necessidade de atualização constante de uma equipe de vendas. O tempo passa, as coisas mudam e as novidades surgem a todo o momento. Se a sua empresa não mantém o time atualizado sobre as novas tendências, sobre os novos produtos e/ou serviços, ele ficará para trás no mercado. Portanto, sempre que necessário, invista no treinamento da sua equipe!

Como montar um treinamento com conteúdo digital?

No tópico anterior, destacamos a importância dos treinamentos para que a sua equipe de vendas consiga atingir melhores resultados. E, para otimizar o tempo e respeitar o ritmo de aprendizado de cada colaborador, os conteúdos digitais são imprescindíveis. Portanto, agora você aprenderá a elaborar treinamentos com conteúdos digitais!

Os conteúdos digitais vêm sendo adotados por diversas empresas, independe do seu segmento, mas principalmente as que pertencem ao mercado de vendas direta. O objetivo é treinar as equipes sobre técnicas de abordagem, de negociação, produtos, serviços, chegada de novos equipamentos, redesenho de processos, normas de segurança e também para melhorar a interação entre vendedores e clientes.

Além de otimizar o aprendizado, os conteúdos digitais se tornaram grandes aliados para transmitir conhecimento de forma dinâmica e descomplicada, aumentando, inclusive, o interesse da equipe pelo conteúdo abordado.  

Talvez você já até tenha em mente o que a sua equipe precisa aprender. Mas, para facilitar a escolha do assunto do treinamento, faça uma análise de relatórios, reclamações de clientes, sistemas de CRM, enfim, todos os dados que possam indicar os pontos que o grupo precisa melhorar.

Em seguida, selecione alguns colaboradores e pergunte o que eles querem aprender. Esse tipo de pesquisa pode ser presencial ou por meio de enquetes online. O importante não é como ela será feita, mas sim o que a equipe tem interesse em melhorar.

O terceiro passo é ver quais são as necessidades estratégicas da empresa. Reflita, por exemplo, se é interessante utilizar um aplicativo de celular nas visitas comerciais, com materiais e apresentações já preparados, com vídeos e recursos interativos. Será que os vendedores precisarão passar por treinamento para operar esse aplicativo? Leve esse tipo de situação em conta para definir o tema do treinamento de vendas.

Um treinamento moderno e de qualidade deve conter vídeos, e-books para consulta, imagens para complementar o conteúdo escrito e conferir uma multiplicidade de possibilidades para o aprendizado. Devemos sempre lembrar que as pessoas são únicas e aprendem de forma diferente. Umas preferem aprender lendo, outras assistindo um vídeo ou ouvindo um áudio.

As imagens – entenda aqui também infográficos – são utilizadas para ilustrar o texto escrito, auxiliando no processo de associação do conteúdo. Em certos casos, algo bastante complexo de se explicar em palavras pode ser detalhadamente exemplificado em fotografias, quadrinhos e infográficos.

Os vídeos são um dos principais recursos que podem – e devem – ser trabalhados em um treinamento,  principalmente se ele for em formato mobile ou EaD tradicional. Eles auxiliam na inovação do aprendizado, possibilitando uma maior interação com o usuário, além de exigirem menor esforço para assimilar informações importantes.

Estudos indicam que os alunos se lembram de 50% do que ouvem e veem contra apenas 10% dos que leem. Ou seja: utilizar vídeos em treinamentos torna a absorção do assunto mais fácil, e ainda permite uma maior aproximação da equipe, fazendo com que todos se engajem mais com a capacitação.

Na hora de gravar vídeos para o seu treinamento, aposte no visual (atenção para não poluir as videoaulas com muitas artes, letreiros, etc.), no tipo de linguagem (que deve ser a mais próxima da equipe) e na interação. Se possível, mostre e exemplifique o que está sendo dito no vídeo.

O tempo de duração do vídeo pode variar bastante, e isso vai depender do formato do seu treinamento (mobile, web, semi-presencial, etc.). Se optar por um treinamento mobile, é recomendável que cada vídeo tenha, no máximo, cinco minutos. Para tanto, é necessário que os vídeos sejam objetivos e que o apresentador/especialista vá direto ao assunto.

Caso escolha trabalhar com vídeos para web, disponibilizados no site da empresa ou no Youtube, eles podem ter tempo de duração superior a cinco minutos – você não precisa se preocupar com o tempo máximo. O importante é que você saiba que, com uma edição dinâmica, os vídeos podem ser utilizados tanto para explicar conteúdos extensos quanto mais curtos.

Se a sua empresa está com o orçamento apertado para alugar um estúdio de gravação, saiba que é possível produzir ótimos vídeos dentro da própria empresa – ou até mesmo na sua casa. Para isso, basta optar por um local agradável e silencioso (para que não haja ruídos ao fundo). Também é imprescindível ter atenção com o plano de fundo do vídeo: lugares com muitos objetos ou com cores fortes podem distrair o expectador. Use o bom-senso!

Para gravar os vídeos do seu treinamento, você irá precisar, no mínimo, de microfone, câmera e computador (para editar o material). Se o seu orçamento não permite a contratação de um editor de vídeos, fique calmo! Na internet, você encontra várias opções gratuitas de tutoriais sobre os passos básicos da edição. O próprio Sistema Operacional Windows oferece o programa Windows Movie Maker para edição de vídeos.

Para treinar a sua equipe de vendas, você também pode apostar em podcasts – independente do formato do treinamento.  Trata-se de um recurso fácil para produzir e para ser reproduzido em smartphones e computadores.


Podcasts
simples podem ser gravados no seu próprio computador (caso ele tenha placa de som e você instale um software para gravação de áudio). A gravação pode ser feita em diversos formatos, como Mp3 e Mp4.  


Se você domina o assunto, por que não transmitir parte do seu conhecimento para a equipe de vendas?
Fale sobre os produtos comercializados pela empresa, sobre a importância do pós-venda, ensine as melhores técnicas de abordagem, as técnicas de negociação e vendas, apresente a cultura da empresa…


Você pode utilizar uma linguagem informal para gravar os seus
podcasts. Busque inspiração em programas de rádio e, no momento da edição, insira uma boa e agradável trilha sonora de fundo. É importante que a trilha não fique muito alta, para não desviar o objetivo principal do podcast: transmitir conhecimento!


Se possível, convide outras pessoas para falar sobre o assunto da aula/curso ou para mediar o “programa” e interagir com você.


Depois que os seus
podcasts estiverem gravados, edite-os. É importante cortar os erros, inserir as vinhetas de abertura e encerramento, e, por fim, a trilha de fundo.


Outros recursos que também podem ser incluídos são os exercícios de fixação. Você pode elaborar questões de múltipla escolha, de lacuna, etc. O mais importante é conseguir mensurar a eficiência do treinamento; saber se as pessoas estão realmente conseguindo absorver o que estão lendo, vendo ou ouvindo.


Antes de começar a montar o seu treinamento – com vídeos,
podcasts, e-books, exercícios e demais conteúdos digitais -, é importante que você defina bem o objetivo da capacitação e onde irá disponibilizar o material (mobile, blog, site, intranet…).


Se optar por um treinamento mobile, existem hoje, no mercado, plataformas exclusivas para a criação de aplicativos educacionais e de treinamento móveis.


Só para se ter uma ideia, um aplicativo móvel é composto por duas etapas:


– painel administrativo:
local onde serão inseridos, editados, formatados e publicados os conteúdos do seu treinamento. O acesso ao painel administrativo é por meio do navegador de internet. Através dele, também é possível publicar os Termos e Condições de Uso, FAQ (Perguntas Frequentes) e demais informações que serão exibidas no aplicativo para o usuário final.


– aplicativo para smartphone:
a equipe de vendas faz download do aplicativo no Google Play (sistema operacional Android) e Apple Store (sistema operacional IOS). O app é instalado no smartphone ou tablet de cada colaborador. Quando ele acessa o app e faz algumas ações, o aplicativo se conecta ao painel administrativo para buscar os conteúdos publicados.

Conclusão

Vender é uma atividade relacionada – de forma direta ou indireta – à resolução de problemas. Nesse contexto, o treinamento é a forma ideal de auxiliar a equipe de vendas a entender, antecipar e exceder as necessidades dos consumidores.

Para conseguirem exercer suas atividades com excelência, os vendedores precisam de preparo. E a preparação da equipe é um investimento que deve ser feito pela empresa, através de constantes treinamentos.

Independente do formato escolhido, o sucesso de um treinamento de vendas irá depender da correta execução das etapas de análise da necessidade, desenho e implementação do plano de treinamento, escolha dos conteúdos digitais e avaliação dos resultados. Esta última pode ser feita através de simulados, provas e, por fim, emissão de certificados.

Graças à diversidade dos materiais didáticos e aos avanços consideráveis na qualidade das conexões de internet, hoje, é possível montar treinamentos digitais extremamente criativos e versáteis. Além dos textos para leitura, a sua capacitação pode (e deve) conter videoaulas, podcasts, ilustrações e gráficos, que certamente influenciarão os resultados do processo de vendas.

A elaboração do material didático pode até ser uma tarefa árdua e complexa à primeira vista, mas com um bom planejamento, você certamente conseguirá qualificar e engajar a equipe para, posteriormente, obter sucesso nas vendas!

Plataforma mobile

Criada em 2013, a mLearn é uma startup focada em aprendizagem móvel que possibilita para instituições educacionais e empresas a entrega de programas educacionais via smartphones, usando gamificação e ferramentas de aprendizagem social.

A plataforma mLearn é voltada para usuários de smartphones que pretendem complementar e/ou reforçar seus estudos nas horas vagas, em deslocamento (indo e voltando para a escola ou trabalho) ou mesmo em casa, ou no trabalho, e também para funcionários de empresas que precisam de qualificação específica, como treinamento de força de vendas.

A ferramenta possui diversas funcionalidades: cursos, provas, certificados, exercícios, socialização, notícias, entre outras. Um dos diferenciais é que a plataforma é integrada com as redes sociais e o aprendiz participa de um jogo onde tudo o que ele faz é avaliado e pontuado, e, à medida que ele estuda, ganha pontos, medalhas e vai mudando
de nível.

Em 2014, a empresa teve o seu plano de negócios destacado pelo programa de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Standford, na Califórnia. A startup já capacitou mais de cinco milhões de pessoas com cursos rápidos nas quatro principais operadoras do país, e conta com um sistema de distribuição de cursos e treinamentos prontos direcionados para áreas diversas.

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, não deixe de entrar em contato conosco, combinado? Até a próxima!