20 de julho de 2018

Benefícios: conheça 5 ideias criativas para motivar seus funcionários

Qual empresário não quer ver seus funcionários motivados e felizes em trabalhar em sua empresa? Incontáveis são as pesquisas que mostram que a produtividade e, consequentemente, o faturamento crescem exponencialmente com o desenvolvimento do capital humano.

E quem é o capital humano de uma empresa? São seus funcionários – desde a equipe de call center até os diretores; do pessoal da limpeza até o departamento de marketing. Afinal, uma empresa se faz pelas pessoas que ali trabalham.

Pensando nisso, várias empresas encontram formas criativas de reconhecer o trabalho de seus colaboradores. Abaixo, listamos 5 benefícios criativos capazes de motivar os funcionários e fazê-los se sentirem parte da equipe. Vamos a eles:

 

1) Vale-Educação

O conhecimento não ocupa lugar. Já ouviu essa frase? Completando: não ocupa lugar e não demanda gastos excessivos. Oferecer um Vale-Educação a seus funcionários é uma forma de motivá-los, além de oferecer opções de cursos com temas como idiomas, bem-estar, desenvolvimento pessoal e qualificação profissional.

E como funciona o Vale-Educação? O sistema é simples e didático. Por meio de um aplicativo educacional  – o Qualifica, disponibilizado pela mLearn Educação Móvel – o funcionário tem acesso a aulas e informações sobre mais de 40 cursos, como inglês, atendimento ao cliente, formação em vendas, excel, gestão de equipes etc.

O interessado também recebe dicas sobre bem-estar, como ginástica laboral, nutrição, medida certa, primeiros socorros, gestão do tempo, entre outros. Além disso,  o aplicativo é atualizado semanalmente com artigos que abordam pautas atuais. O benefício ainda pode ser estendido aos familiares em primeiro grau, caso seja assim acordado pela empresa.

 

2) Áreas de lazer e geladeira liberada

Algumas empresas, como as gigantes tecnológicas Google e Facebook, têm por hábito oferecer aos funcionários momentos de prazer e descontração. O objetivo é fazer com que seus colaboradores se sintam em casa.

Para isso, disponibilizam áreas de lazer (com mesa de jogos, videogame, puffs, espaço para descanso), geladeira liberada com alimentação e bebidas gratuitas. Outras fornecem ainda licença-maternidade e paternidade estendida, assistência psicológica e jurídica.

 

3) Clubes

Disponibilizar um clube para os funcionários e suas respectivas famílias é uma forma de promover a aproximação entre empresa e colaboradores. E envolver os colaboradores em atividades sociais resulta em altos níveis de engajamento.

Alguns clubes concentram salas de musculação, piscina, salão, sauna, quadras e local para eventos sociais. Parte dos funcionários usam,

as dependências do clube antes ou depois do expediente, aos finais de semana ou durante o período de férias dos filhos.

Geralmente, esse benefício é concedido por empresas de grande porte, mas pode também servir para empresas de médio e pequeno porte, desde que haja um acordo entre a companhia e o clube.

 

4) Várias pausas ao ano

Conceder alguns períodos de descanso ao funcionário, além do período de férias, é uma forma de reconhecer todo o esforço pessoal visando o crescimento da empresa.

Seja no dia do aniversário, uma semana de descanso extra durante os últimos dias de dezembro, após cinco anos de casa ou algumas sextas-feiras do ano. O importante é que o funcionário se sinta homenageado, lembrado pela empresa.

 

5) Trabalho voluntário

Já pensou em presentear seus funcionários com horas livres remuneradas ou horários flexíveis, com menos horas de trabalho por dia?

Caso a equipe desenvolva um projeto de voluntariado, a empresa pode conceder uma espécie de brinde a quem comprometer-se socialmente. Algumas empresas concedem outros benefícios, como transporte, ingressos para shows e outros eventos.

 

Os cinco exemplos acima são formas de engajar colaboradores para que eles se sintam parte da equipe, elemento fundamental para o crescimento de uma empresa. Um capital humano de qualidade é o caminho para o sucesso. Pode apostar!

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br