15 de outubro de 2018

A inovação nas empresas: o futuro das organizações começa com o trabalho do RH

Cada vez mais é preciso desenvolver líderes que estejam por dentro do assunto, sabendo como abordar a inovação junto aos colaboradores, além de entenderem quais são os benefícios que essa implementação vai gerar para a equipe.

Não basta só inovar sem proporcionar as mínimas condições para isso. É preciso treinar e desenvolver as competências dos colaboradores para que eles possam usufruir do que a empresa está proporcionando para colher os resultados desejados.

As pessoas gostam de ser reconhecidas, por isso quando o time consegue alcançar os resultados almejados nas atividades inovadoras, é importante que o gestor reconheça e os recompense.

Disseminar a cultura de que erros acontecem, e é possível aprender com eles, é fundamental para não frustrar os seus funcionários. Comunicar internamente a estratégia, o processo e as regras para a inovação são importantes para uma comunicação clara, transparente e objetiva.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o O papel do RH na inovação

o As vantagens que a inovação traz ao RH e como implementá-la

o Gestão de inovação

O papel do RH na inovação

Sem dúvidas o RH tem papel de protagonista na criação e na manutenção de um ambiente que favorece a criatividade. A inovação traz muitas possibilidades ao RH, como a importância da motivação, o respeito ao ser humano e a necessidade de uma liderança inspiradora.

Os benefícios colhidos com as possibilidades trazidas pelas inovações geram resultados econômicos bem satisfatórios. Desenvolver competências é uma responsabilidade geral e de cada colaborador individualmente, mas é o RH que irá garantir tanto o recrutamento como a maneira de desenvolver e aplicar essas competências.

Um exemplo bem comum é o pedido de algumas áreas da empresa para que o RH contrate uma pessoa criativa, mas é preciso tomar certos cuidados para não confundir criatividade com questionamentos. Ter um funcionário com perfil criativo na equipe só agrega para a empresa. Mas é preciso ter cautela para não confundir inovação com modismo e acabar criando uma cultura momentânea para os programas da empresa.

Na pauta relacionada à inovação, o RH tem papel fundamental para ampliar espaços para que as pessoas germinem as suas ideias.  

As vantagens que a inovação traz ao RH e como implementá-la

Por mais que a tecnologia protagonize as mais diversas mudanças, é preciso entender o papel fundamental dos objetivos de implementar inovação em uma empresa: melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Não adianta ter inúmeros recursos tecnológicos a seu favor, se não há o uso em prol do desenvolvimento e satisfação do seu colaborador. É nessa hora que entra o RH. E para implementar a inovação existem diversas ferramentas que auxiliam nesse processo, como por exemplo, benefícios corporativos.

Os benefícios básicos já não são tão atrativos e suficientes para reter talentos em uma organização. Para fortalecer a atratividade e contribuir para que haja mais engajamento dos profissionais, é fundamental que os gestores da área foquem em desconstruir os velhos paradigmas relacionados à concessão de benefícios, mostrando outros horizontes.

Incentivar os seus profissionais a se especializarem também é muito importante. Isso faz com que ele se sinta cada vez mais parte da empresa. O Vale Educação, por exemplo, proporciona cursos profissionalizantes de diversas áreas e níveis, através do aplicativo Qualifica, sem a forma engessada de aprender em uma sala de aula, proporcionando acessibilidade para estudar em qualquer lugar e a qualquer momento. São mais de 40 cursos disponíveis em diferentes áreas de atuação.

Gestão de inovação

Gerir a inovação é a base para colher os frutos. Há alguns pontos principais para implementar a inovação em uma empresa e quase todas envolvem as atividades de RH, é por isso que a inovação e o RH devem caminhar em conjunto.

É preciso entender a estratégia da empresa, como é o direcionamento das iniciativas de inovação e a cultura que a alta gestão cria, se há um ambiente que proporcione e estimule a inovação. A organização quando implementa a inovação precisa incentivar os colaboradores a inovar e reconhecer quando há essa ação.

Saber a estrutura, o processo e como os líderes apoiam o ambiente da inovação é a peça chave para implantar a gestão de inovação da empresa. É normal em um primeiro momento os colaboradores criarem algumas barreiras com as novas ideias, nessa hora entra o RH para mostrar que essas ideias trazem benefícios a todos.

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br