3 de setembro de 2018

A tecnologia em benefício da educação

A tecnologia faz parte da rotina da sociedade, com gerações cada vez mais informatizadas e conectadas, e isso não se reduz apenas ao cenário social. Cada vez mais a tecnologia é infiltrada em âmbitos profissionais, educacionais, governamentais, etc.

Segundo pesquisas, a escola do futuro deve se atentar a não ignorar os avanços da tecnologia nos últimos tempos. Porém, é preciso analisar e perceber a ação da tecnologia como apoio, e não como protagonista absoluto, em prol do ensino de qualidade e especialidade.

Desta forma, a tecnologia surgiu como uma ferramenta de ajuda aos alunos, visando diminuir os empecilhos que podem impedir o progresso educacional, e melhorando o desempenho com técnicas de agilidade e qualidade, que garantem a maior aplicabilidade.

Somado a isso, uma geração de estudantes nasce com perfil engajado no ambiente online virtual, com desejo de obter aprendizagem rápida e ágil.

O artigo busca localizar a incidência da tecnologia nos meios de educação, demonstrando seus benefícios e discussões.

Segue abaixo os pontos a serem trabalhados:

o Conceituando a relação de tecnologia e educação;

o Impactos da tecnologia na educação;

o Benefícios da implementação da tecnologia.

Conceituando a relação de tecnologia e educação

O período atual é conhecido como a era digital, visto a grande incidência da tecnologia no cotidiano da sociedade. Desde o final da Era Industrial, a sociedade se viu em um longo e contínuo momento histórico, caracterizado pelos grandes avanços no meio tecnológico, com constante e rápidas transformações.

Os meios de comunicação nunca foram tão rápidos, o que acaba gerando um bombardeio diário de informações em todo e qualquer lugar na vida de um indivíduo. O novo período de inserção a tecnologia relaciona-se a chamada “Era da Informação”, sendo guiada pela internet e meios informáticos.

Em união com a revolução social, ocorre também a evolução dos meios educacionais, transformando a forma como o conhecimento é transmitido através das gerações de uma sociedade, incentivando a criação de novos métodos de ensino e a inserção de modelos tecnológicos para o desenvolvimento e aprimoramento da educação.

O processo de desenvolvimento educacional foi marcado por um início histórico em que a educação era transmitida por meios tradicionais, religiosos e, por muito tempo, preferenciando camadas favorecidas da população. Com o passar do tempo, e o nascimento dos movimentos sociais educacionais, a luta por novas condições de escolaridade começou a surgir, borbulhando no imaginário social inovações e revoluções a serem seguidas.

As Mudanças geradas pelo fenômeno da globalização e as novas técnicas de informação impulsionaram o processo educacional a acompanhar as evoluções vivas na sociedade.

Impactos da tecnologia na educação

A aliança dos meios tecnológicos à educação promove a diversificação e modernização das atividades de ensino pedagógico em instituições, complementando e aprimorando o sistema educacional.

Com a tecnologia no ambiente educacional, é possível realizar pesquisas pela internet, através de dispositivos móveis e computadores, o que ocasiona a facilidade de aprendizado e agrega dinamismo ao método de conhecimento.

Um exemplo da inserção tecnológica nos meios educacionais é a criação de programas de educação à distância. Através de dispositivos móveis, é possível realizar consultas, estudar, fazer downloads de conteúdo, a qualquer momento ou lugar, dependendo apenas do acesso a internet.

Segundo o estudo realizado pelo CETIC, empresa de monitoramento de ações das tecnologias de informação do Brasil, o uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets chega a 82% de crianças e adolescentes, sendo 68% em busca de informações para trabalhos e complementares ao conhecimento.

Desta forma, a tecnologia impacta exponencialmente os resultados e buscas por ensino na sociedade, transmitindo novas ferramentas de agilidade e eficácia em pesquisa e informações.

Benefícios da implementação da tecnologia

É muito discutido o impacto tecnológico no ambiente educacional. Discussões acerca dos prós e contras do avanço da inserção do modelo, tem sido cada vez mais frequente e pontuadas no dia a dia da educação.

Embora, alguns pontos de inserção ainda gerem indagações, a tecnologia é vista cada vez mais presente na sociedade e, por conseguinte, produzindo benefícios na educação de indivíduos.

  •    Aprimora a qualidade educacional

A inserção tecnológica nos processos educacionais amplia e inova novos caminhos de informação e aprendizagem, gerando novas metodologias, educadores e estratégias de aperfeiçoamento.

  •    Aulas atraentes e inovadoras

O uso de ferramentas tecnológicas motiva e atrai alunos e professores, ampliando e possibilitando o melhor desenvolvimento.

  •    Comodidade e praticidade

O uso de tecnologias amplia o acesso a conteúdo e aulas a qualquer momento e lugar, ampliando a comodidade e praticidade do ensino.

  •    Aprendizado individual

A tecnologia auxilia o aprendizado individual no método de ensino, possibilitando a individualidade e ampliando os canais de comunicação para informações e dúvidas.

  •    Otimização da aprendizagem

Segundo a pedagogia de Jean Piaget, o conhecimento só é apropriado quando há interação e atividade. Desta forma, a tecnologia desenvolve soluções e aumenta a aprendizagem.

 

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br