mLearn

A importância do treinamento profissional

Treinamentos corporativos são essenciais para formar equipes altamente qualificadas, gerando benefícios tanto para a empresa quanto para os profissionais.


Introdução


No mundo corporativo, o treinamento sempre foi utilizado como ferramenta de organização e qualificação do trabalho. Porém, com o passar dos anos, esse processo tem ganhado mais força, e já se tornou essencial para as empresas que pretendem se destacar no mercado e que apostam em bons profissionais para oferecer serviços de qualidade.


De acordo com especialistas, o treinamento profissional deixou de ser uma escolha para se tornar um fator fundamental para o sucesso, a diferenciação e o crescimento de empresas e colaboradores.


Muito mais do que passar conhecimento, os treinamentos têm como objetivo capacitar profissionais. Treinar é a palavra-chave para os que almejam sucesso, e muitas organizações já contam com planejamentos e programações especiais, focadas em suas necessidades, para construir equipes completamente eficazes.


Apesar do cenário em que boa parte das empresas brasileiras enfrentam corte de custos, cancelamento de projetos e enxugamento de operações, grande parte delas nunca investiu tanto em treinamento e desenvolvimento para suas equipes. Foi o que apontou um estudo feito pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento). De acordo com a associação, no Brasil, o volume de horas de treinamento por colaborador em 2016 foi 33% superior ao registrado no ano anterior (2015), passando de 16,6 horas para 22 horas por mês, em média.


Esse aumento nos números de capacitação profissional tem como objetivo otimizar operações das empresas, de modo que as organizações possam investir em qualificar suas equipes para torná-las mais produtivas e assertivas.


O capital humano é tido como o maior patrimônio de qualquer empresa. Portanto, investir nesses profissionais é uma competência essencial para que uma instituição alcance o sucesso desejado.




As vantagens do desenvolvimento profissional


Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam cada vez mais se reinventar para manter um bom desempenho nos negócios. Diante disso, os treinamentos organizacionais têm se tornado essenciais no dia a dia de muitos colaboradores, pois além de torná-los mais capacitados, também fazem com que a organização se desenvolva.


As empresas que buscam preparar seus colaboradores conseguem identificar os pontos fracos e fortes que cada um possui. Além disso, o treinamento possibilita que essas pessoas se aperfeiçoem e se sintam mais seguras desempenhando uma atividade.


O treinamento nada mais é do que um processo bem estruturado, onde o funcionário é preparado para desempenhar sua função de modo a atender às expectativas da empresa e impactar diretamente nos resultados da mesma.  Portanto, para que qualquer empresa se desenvolva, é fundamental ter uma política de treinamento contínuo, focada no desenvolvimento.


São inúmeros os benefícios da capacitação profissional para as organizações:


  • Melhora da produtividade

Por meio do treinamento de funcionários, a primeira mudança que se pode identificar é o aumento da produtividade. Isso porque, no momento do treinamento, muitas dúvidas são tiradas e muitos procedimentos são aperfeiçoados. Ou seja, após o treinamento, a equipe produzirá mais, melhor e mais rápido.


  • Aumento da autoconfiança

Treinamento traz aperfeiçoamento e segurança. Aprender, corrigir algo ou reiterar aquilo que já se sabia são fatores que ajudam a construir em cada funcionário um forte senso de autoconfiança ao desempenhar suas atividades dentro da organização. E um funcionário confiante certamente toma decisões mais assertivas!


  • Gera motivação

Nada mais motivador do que aprender coisas novas e evoluir no ambiente de trabalho. Uma empresa que investe em treinamento, proporcionando esse aperfeiçoamento na carreira dos membros da equipe, ajuda os funcionários a trabalharem mais felizes e com mais motivação.




  • Intensifica o engajamento com a empresa

É muito mais gratificante trabalhar em uma empresa que quer crescer junto com o funcionário. Essa sensação de “fazer parte de algo maior” é poderosa, e pode fazer com que a equipe se sinta muito mais engajada. Isso se reflete na preocupação genuína em produzir bem e trazer boas soluções e novas ideias para a trabalho.


  • Vantagem competitiva

Com uma equipe mais qualificada, certamente sua empresa alcançará resultados excelentes.


Entretanto, de nada adianta a disposição das empresas em investir se o profissional não souber aproveitar o momento e os benefícios oferecidos pelo treinamento. É muito importante que o colaborador tenha em mente que, à medida em que se qualifica e que passa a perceber a importância desse investimento, ele passa a ter um destaque diferenciado.


Além disso, as organizações estão sedentas por profissionais qualificados e que demonstram iniciativa, capacidade e força de vontade em aprender. Em qualquer área ou cargo, buscar capacitação e demonstrar estar antenado e disposto a aprender aumenta as chances de empregabilidade.


Confira outras vantagens do treinamento para os profissionais:

  • Atualização do conhecimento;
  • Ensina a lidar com novos desafios;
  • Auxilia no direcionamento da carreira;
  • Permite conhecer novas pessoas;
  • Ajuda a otimizar o tempo.


Lidar com novos desafios e agregar conhecimento são fundamentais para a construção de um bom currículo e de uma carreira de sucesso. Além disso, a troca de conhecimento e experiências pode contribuir nas dúvidas e nos desafios futuros.


Tipos de treinamento profissional


Entre os mais diversos cursos de capacitação existentes, os principais implementados pelas organizações têm sido os treinamentos básicos de linguagem e matemática, reconhecidos como habilidades de linguagem.


Pode-se dizer que esse tipo de treinamento tem como objetivo desenvolver a habilidade dos indivíduos em redigir e compreender gráficos, tabelas, boletins, frações, números decimais, além de aprimorar a capacidade de comunicação.




Outros tipos de treinamentos explorados pelas companhias são:


Habilidades Técnicas

Esse tipo de treinamento está se tornando cada vez mais importante dentro das organizações. Isso se deve a dois fatores: novas tecnologias e novos modelos de estruturas organizacionais. Em primeiro lugar, com a melhoria dos métodos de trabalho, os profissionais acabam sentindo a necessidade de aprenderem novas técnicas. Em segundo, tendo em vista que as organizações têm expandido a utilização das equipes e derrubado as barreiras tradicionais dos departamentos, os funcionários sentem necessidade em ampliar suas tarefas.


Habilidades Interpessoais

É um treinamento que tem como objetivo melhorar a habilidade de interação de todas as pessoas que estão inseridas dentro da organização. Essa capacitação tem sido bastante utilizada pois, enquanto alguns conseguem se relacionar em grupo de maneira adequada, outros não sentem facilidade nisso. Os comportamentos que podem ser trabalhados são: aprender a ouvir, comunicar as ideias de maneira clara e tornar-se um membro mais eficaz.


Habilidades para a Solução de Problemas

É um treinamento com atividades voltadas para o desenvolvimento da lógica, elaboração de alternativas e análise das mesmas e seleção da melhor maneira de resolver um problema. Ele pode ser aplicado para todos os funcionários da empresa, apesar das funções desempenhadas serem diferentes.


Implementando a educação e o treinamento corporativo


A educação corporativa vai além de se investir em treinamentos periódicos de funcionários ou em capacitação de mão de obra.


E o primeiro passo a ser dado para colocar em prática o treinamento corporativo é o planejamento. É importante definir se os encontros acontecerão de forma presencial ou a distância – e, nesse contexto, entender as vantagens de se optar por plataformas de ensino a distância é um ponto positivo.




Outro fator essencial é que a empresa tenha sempre em vista quais são seus objetivos e de que forma pretende atingi-los. A organização deve deixar claro a seus colaboradores quais são as metas, e de que forma eles podem colaborar para o alcance das mesmas.


Além disso, é importante identificar os funcionários que, ao longo dos anos, armazenam conhecimentos sobre as melhores práticas para a organização. A empresa pode incentivar o compartilhamento dessas práticas, promovendo trocas de capacidades entre setores e treinamentos promovidos por funcionários sêniors.


Essa também é uma forma de colocar os funcionários como protagonistas dentro da empresa, estimulando-os a buscarem mais conhecimento e usando-os como modelo para colaboradores mais novos.


Dicas para implementar o treinamento corporativo:

  • Defina objetivos;
  • Identifique as necessidades da empresa e da equipe;
  • Planeje a capacitação;
  • Defina o formato do treinamento: presencial, a distância, online;
  • Acompanhe os resultados do treinamento.

Por fim, a educação corporativa não precisa ter apenas um objetivo. Pelo fato de ser um processo constante, ela facilita o treinamento recorrente, fazendo com que diferentes metas possam ser atingidas simultaneamente ou em sequência. Também vale ressaltar que, em empresas maiores, os treinamentos não precisam ser os mesmos para cada equipe: considere as defasagens de cada time e promova capacitações específicas.


Treinamento personalizado: a poderosa estratégia para a gestão de carreira


O treinamento personalizado é um processo que visa oferecer um trabalho totalmente individualizado ao aluno, otimizando os seus resultados e objetivos específicos. Este tipo de capacitação está sendo cada vez mais procurada por profissionais que buscam se destacar na carreira com alta performance.


Por ser totalmente elaborado de acordo com as características pessoais do aluno – como individualidade biológica, perfil psicológico e perfil social -, este tipo de treinamento é uma estratégia muito eficaz para aprimorar profissionais a curto prazo.


O principal objetivo dos treinamentos empresariais personalizados é fazer um mapeamento do profissional que será treinado e, a partir daí, construir processos personalizados e eficazes para o mesmo.


Uma das formas de ter um treinamento personalizado é apostar na aprendizagem móvel. Os aplicativos de educação corporativa para celular permitem a customização de inúmeros pontos: os conteúdos do treinamento, o visual do aplicativo e até o seu funcionamento.




Além disso, essa modalidade de aprendizagem oferece mais liberdade e flexibilidade para os colaboradores, já que eles podem estudar quando e onde quiserem, em seus próprios smartphones.


Os sistemas de aprendizagem são, muitas vezes, concebidos num formato rígido, que não respeita as individualidades e o ritmo de aprendizagem de cada usuário. A aprendizagem móvel, ao contrário, propõe que o usuário controle não só o que irá aprender, mas também escolha o momento e o local apropriados para o treinamento.


Conclusão


Os colaboradores representam o principal patrimônio de uma empresa. Portanto, é de suma importância que eles estejam sempre atualizados e qualificados, garantindo o diferencial competitivo da organização e, consequentemente, o sucesso do negócio.


Por meio do treinamento, os funcionários são preparados para desempenhar, de maneira excelente, as tarefas específicas de seu cargo. Além disso, é possível desenvolver competências essenciais para o relacionamento, a comunicação e o desenvolvimento profissional.


Através do treinamento corporativo, os colaboradores se tornam mais ousados, ágeis e preparados para assumir novos desafios. Dessa forma, a empresa que investe no treinamento de seus funcionários investe em si mesma e acredita no seu potencial.

Author


Avatar

Júlia Boaventura

Produtora de Conteúdo