14 de setembro de 2018

A importância da implementação de universidades corporativas dentro das empresas

As universidades corporativas são cursos especializados para que os funcionários de uma determinada empresa possam melhorar suas aptidões e crescerem profissionalmente. Esses cursos podem ser realizados pessoalmente ou à distância, variando de acordo com o objetivo de cada empresa. Alguns locais preferem o ensino à distância por ser mais prático para os colaboradores.

As empresas possuem como uma forte preocupação, realizar treinamentos que contribuam com o crescimento dos seus funcionários. O investimento na capacitação deles traz um retorno muito forte para a empresa e isso ocorre através de cursos individualizados de universidades corporativas. Com isso, o progresso no trabalho de seus colaboradores se torna visível. Os mesmos conseguem desenvolver melhor as suas capacidades, que serão importantes no cotidiano do trabalho.

Os assuntos abordados nos cursos podem ser voltados diretamente para o propósito da empresa, existe um alto controle sobre o conteúdo que é dado, os resultados individuais e coletivos são maiores e os funcionários se sentem mais aptos a realizarem o trabalho.

Não são universidades convencionais, o custo é através das empresas, para funcionários ligados diretamente a ela, o aprendizado é ligado ao aumento do conhecimento e das habilidades dos colaboradores em relação as empresas.

As organizações passaram a ver que o aprendizado dos funcionários é de importância fundamental para o sucesso da empresa e estão buscando investir cada vez mais nisso, já que os mecanismos tradicionais de capacitação não estão sendo favoráveis.

Elas passaram a notar que deveriam criar suas próprias universidades corporativas e não ter que depender das universidades tradicionais e presenciais, visando a maior qualificação dos seus funcionários e para oferecer um desenvolvimento mais completo possível.

Abaixo, seguem os tópicos que serão desenvolvidos:

o A importância de implementar universidades corporativas

o Conheça o Vale Educação e seus benefícios

o Empresas que possuem universidade corporativa no Brasil

A importância de implementar universidades corporativas

As constantes mudanças do mercado, também abriram espaço para que os funcionários procurassem ampliar seus conhecimentos para permanecerem em seus emprego.

As universidades corporativas estimulam a pró-atividade dos colaboradores, já que com conhecimento mais consolidado, é possível buscar uma solução mais ágil e fácil para um determinado problema.

Também atuam de forma a estimular o desenvolvimento de habilidades dos funcionários, através do estudo, o que gera maior confiança em realizar atividades. Além disso, auxiliam no engajamento dos funcionários, pela satisfação que gera a medida em que vai atingindo resultados expressivos. Isso traz um maior senso de responsabilidade no colaborador.

Esses benefícios trazem pontos positivos para a empresa, já que influencia diretamente em seu resultado final. Melhor do que um treinamento intenso dos funcionários, é torná-los engajados com suas tarefas.

Conheça o Vale Educação e seus benefícios

O Vale Educação é um novo serviço da mLearn Educação Móvel, em que o objetivo é que às companhias possam beneficiar seus colaboradores ao mesmo tempo em que os qualifica, além de contribuir para a retenção de talentos e diminuição do turnover.

A partir disso, o funcionário recebe acesso ao aplicativo Qualifica, em que pode se especializar na área de sua preferência. Esse benefício seria positivo também para a diminuição de rotatividade dos funcionários, já que existem dados que confirmam que benefícios geram uma maior motivação nos colaboradores.

O Vale Educação consta com mais de 40 cursos de áreas diversificadas, como de finanças pessoais e curso de idiomas. Esse serviço pode ser obtido por empresas que buscam disponibilizar um benefício exclusivo para os funcionários e famílias, por meio de um programa que qualifica a pessoa no âmbito pessoal e profissional. Essa é uma estratégia de sucesso para a capacitação dos colaborações e permanência de grandes talentos da empresa.

Empresas que possuem universidade corporativa no Brasil

A AmBev foi uma das primeiras a aderir a universidade corporativa. Em 1995, criou a Universidade Corporativa AmBev, onde são oferecidos cursos para os funcionários.

A Universidade Corporativa da Caixa Econômica Federal chegou a receber, em 2017, um prêmio internacional, através do GlobalCCU Awards.

A Universidade Corporativa do Banco do Brasil foi também um exemplo de caso de sucesso, já que focou também na consolidação da imagem da instituição, além de melhorar o treinamento dos seus colaboradores.

Atualmente, já são mais de 150 exemplos de universidade corporativa no país. Essas universidades auxiliam no treinamento em áreas como atendimento ao cliente, equipes de venda, área comercial, para dirigentes, entre outros.

A ideia é que esse número permaneça crescendo ao longo dos próximos anos, já que a busca pelo crescimento de novas universidades está aumentando.

Related Post

Av. dos Bandeirantes, 330
Sion, Belo Horizonte - MG

+55 31 3303 1299
contato@mlearn.com.br